FPW: Fórum de Pro Wrestling



O FPW, Fórum de Pro Wrestling, é uma comunidade com mais de sete anos constituída por centenas de users cujo o assunto que os liga é o wrestling! Temos os últimos shows, PPV's, passatempos, debates, votações, e ainda uma vasta zona multimédia. Para teres acesso a tudo isto, só necessitas de te registar! Junta-te a nós.

Booking for Dummies (AKA: Conselhos para Booking)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Booking for Dummies (AKA: Conselhos para Booking)

Mensagem por Fundertaker em Seg Mar 02 2009, 20:58

Vindo do original que fiz num outro fórum. Escusam de agradecer.



"Antes que perguntem o porquê disto, eu digo-vos. Eu vejo aqui muitos bookings, alguns deles que demonstram potencial, mas cuja execução peca por uma coisa ou outra (seja por falta de motivação do escritor, demasiado foque no grafismo e nada de booking propriamente dito, whatever). Assim sendo, resolvi escrever este pequeno guia, inspirado nos concelhos que li quando comecei a fazer os meus e que me permitem desfrutar do que escrevo. Assim sendo…


O novato:

Então queres escrever um booking, hein? Queres dar vida aos teus sonhos no mundo de wrestling na forma escrita que o booking te permite? Então isto é mesmo para ti. Mas aqui coloca-se a pergunta: o que se faz agora? Pois bem é para isso que eu escrevi isto. Para te ajudar com essas dúvidas. Então cá vai:

1-Ideia/federação a escolher – Este é o primeiro passo de todos. Tens uma fantástica ideia para tornar o CM Punk campeão da WWE na Wrestlemania? Queres fazer o maior roubo da história e bookar o Cena na TNA? Este é talvez o passo mais simples: escolher a federação dependendo da ideia que tiveste. Claro que se quiseres fazer do Rhino campeão da WWE não faz muito sentido fazeres um booking sobre a CHIKARA, pois não?

2-Plantel – Muitos podem dizer que esta ideia vem colada à anterior, mas isso não é verdade. Dependendo das vossas “necessidades” podem ajustar o plantel da federação que escolheram. Por exemplo, na WWE, têm três brands diferentes para escolher. São três planteis distintos logo aí. A ROH, por exemplo, tem um plantel bastante vasto, mas a maioria são freelancers que percorrem o circuito indy, pelo que podem ser facilmente afastados e reintregados.

3-Começar o diário – Já vi por aí muitos diários que começam simplesmente por “federação tal, os wrestlers são x, y e z, temos certos e determinados títulos com alguém a campeão, temos programa na tv/determinado show e patrocínio XPTO - booking”. Concelho de amigo: isto é autêntica 2ª classe. Se quiserem mesmo fazer este post, façam-no no 2º post. O primeiro tem de ser aproveitado de alguma maneira para começar desde logo a envolver os leitores. Um bocado de backstory, com a situação da companhia até aquela altura, ou como chegaram à posição de booking, ou começar com uma pequena história que servirá de rampa de lançamento ao que vocês realmente querem do booking.

4-Aparência/grafismo – Os nossos olhos gostam muito de coisas coloridas, de muitas imagens e de movimento. Mas isso não implica que devem encher o vosso booking de cores a parecer um arco-íris, de imagens a parecer um álbum de fotografias ou de vídeos qual Youtube. Usem aquilo que acharem que realmente precisam para passar a mensagem: algum negrito e itálico, uma ou duas imagens no máximo por post (não, não é preciso toda a gente ter imagem no roster, para os que fazem. É um bom pormenor ter, mas tudo menos essencial), um video aqui e ali também faz bem (para aqueles que gostam de pôr titantrons, ponham como link. A sério, chega. Quase ninguém vê os vídeos, na realidade).

5-A escrita – Bem, chegamos ao segundo ponto fulcral (para não dizerem que os segundos vêm sempre depois dos primeiros). Bem, aqui já é mais contigo (escritor) do que comigo. No entanto deixo uns concelhos: arranja um estilo de escrita que aches que seja pormenorizado o suficiente e que não te canse (não é necessária a descrição exaustiva de combates e promos para um bom booking), podendo ser reports, play-by-play, review do espectáculo, perspectiva de um dos wrestlers, o que seja; O que quer que escrevas, verifica sempre se tem erros ou omissões e se tens a pontuação certa no devido lugar (eu sei que isto é um bocado básico, mas é sempre bom recordar isto); Lembra-te que é através do que escreves que nós vamos saber da tua ideia, do teu booking, pelo que tens de fazer com que nós sintamos as emoções, as personagens, os combates… através do que escreves.

6-O booking propriamente dito – Primeiro ponto fulcral. Aqui é o vai ou racha de tudo. Novamente aquilo que posso dar são alguns concelhos, pelo aqui vai: escreve e planeia sempre à frente, assim já tens as ideias organizadas e a escrita é mais fácil; a imaginação é SEMPRE recompensada (sobretudo se a ideia e execução forem boas); sê lógico mas não deixes a lógica e a realidade limitar-te (o que significa que no teu booking todos podem ser main-eventers, dependendo do teu booking, e que a WWE ainda não pode despedir e contratar quem quiser e muito bem lhe apetecer de um dia para o outro); tenta variar as personagens (ou seja, não faças um Carlito actuar da mesma maneira de um Triple H ou coisa assim do género).

7-Paciência – “O” ponto. Sem paciência nada se consegue num booking




O experiente:

Então já sabes os básicos sobre o booking, hein? Que tal algo de mais especifico agora? Aqui ficam alguns concelhos/desafios para ti:

- Sobre as federações a escolher, tenta escolher apenas aquelas que conheces. Se escolhes alguma que não conheces corres o risco de ver alguém que conheça se sentir um pouco ofendido com aquilo que escreveste. Para evitar isso, ou escolhes uma que conheces ou crias a tua própria. Claro que para a segunda tens de ter algum cuidado para não caíres na tentação dos…
- … All-Star Rosters. Vocês sabem. Aqueles compostos por main-eventers e upper-midcarders a torto e a direito de toda e qualquer federação existente numa miscelânea que ninguém perceberia a posição de quem no meio daquilo tudo. Isto também é válido para bookings de WWE’s, TNA’s e ROH’s que surripiam o talento de toda a gente abaixo deles (tipo a WWE + 2/3 do plantel da TNA e uns quantos da ROH é algo que muita gente faz).
- Reescrever história. Muita gente gosta de fazer booking do presente para o futuro, visto não termos muitas amarras. Mas um bom desafio é pegar numa federação no passado e reescrever a história. Que tal uma WWF em plena Attitude Era em 99? E uma WCW de 2000 sem Vince Russo? Ou uma TNA pré ringue de 6 lados? Ou uma ECW em plena revolução em 96? E ir mais longe e termos uma WWF na Golden Era? WCW no inicio dos anos 90 com Vader, Sting, Flair e Ron Simmons? Ou mais longe ainda: uma NWA dos anos 80 com todos os clássicos. Ou ainda a AWA antes de deixar de prestar… Acreditem, é muita a ideia. É certo que em muitos casos pode contradizer com a primeira ideia, mas ninguém disse que a pesquisa não era parte do trabalho…
- As storylines são o que vão fazer os leitores ficarem agarrados aos bookings. É isso que, no fundo, os vai distinguir. Por isso, storylines, angles e personagens originais e de boa qualidade são o must de cada booking.
- Estabeleçam as vossas ideias como verdadeiros desafios. Do género: Stevie Richards, o melhor campeão da WWE de sempre. Vocês assim SÓ têm de o tornar um campeão legitimo, primeiro, e depois torná-lo mais espantoso que qualquer um antes dele. Ou algo mais simples como: Colin Delaney o giant-killer. Quando vocês chegam a uma parte do booking e lêem tudo o que fizeram antes e sentem que alcançaram o que queriam, sem dúvida que a sensação é recompensante.
- Qualidade de updates sobre quantidade. SEMPRE!
- Sempre que fizerem uma feud entre dois wrestlers, lembrem-se sempre de a fazer, em termos de longevidade, numa perspectiva de mark. Um exemplo prático seria, por exemplo, uma feud entre o Big Show e o Kevin Nash. Podem bookar pelo tempo que quiserem, mas uma pessoa normal não aguentaria mais de 1 mês com os dois numa feud. Agora, um Kurt Angle contra Chris Jericho teria potencial para durar alguns meses não se tornando muito maçador no processo. Também é preciso não sobre ou sub estender a duração da feud, para esta não acabar demasiado cedo ou tarde.
- Lembrem-se sempre que uma feud tem de ter uma razão (kayfabe) e um propósito (booking) para acontecer, senão não vale a pena o esforço.
- Feedback. Se vocês gostam do vosso trabalho, não é preciso nenhum feedback. Neste caso o feedback deve significar que as pessoas apreciam do trabalho que está a ser feito, mas também criticas e sugestões. O facto de não haver feedback no vosso booking não significa nada. Os leitores podem simplesmente não dar a conhecer a sua opinião, nada mais. Lembrem-se, o feedback não é o mais importante, apenas um pequeno prémio pelo vosso trabalho.




E o conselho mais importante de todos: DIVIRTAM-SE!!!"
avatar
Fundertaker
FPW Hall Of Famer
FPW Hall Of Famer

Masculino Número de Mensagens : 12224
Idade : 29
Localização : Oliveira S. Mateus/Lisboa/Tokyo Dome
Emprego/lazer : Gajo que cenas
Data de inscrição : 23/12/2008

http://bookerx.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum