FPW: Fórum de Pro Wrestling

O FPW, Fórum de Pro Wrestling, é uma comunidade com mais de oito anos constituída por centenas de users cujo o assunto que os liga é o wrestling! Temos os últimos shows, PPV's, passatempos, debates, votações, e ainda uma vasta zona multimédia. Para teres acesso a tudo isto, só necessitas de te registar! Junta-te a nós.

[Liga NOS] 3ª Jornada: FC Porto 3-0 Moreirense

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: [Liga NOS] 3ª Jornada: FC Porto 3-0 Moreirense

Mensagem por Mithrandir em Seg Ago 21 2017, 16:19

Posso estar enganado, mas parece-me que estar a indicar que a Liga deveria impor limitações aos clubes.
Mithrandir
Japanese Legend

Masculino Número de Mensagens : 17287
Emprego/lazer : Hater

Mensagem por Rafa em Seg Ago 21 2017, 16:20

Limitações em relação a quê?
Rafa
Moderador
Moderador

Masculino Número de Mensagens : 27339
Emprego/lazer : Stunned!

Mensagem por rDmT93 em Seg Ago 21 2017, 16:24

Rafa escreveu:
rDmT93 escreveu:Mas ele por acaso disse algo que toda a gente já não saiba?

Todas as equipas sofrem do mesmo, mas nem todas são constantemente enrabadas pelos grandes como são as equipas do Manuel Machado, sendo que o gajo está sempre a usar a cartada dos orçamentos para tapar a mediocridade em que se tornou como treinador e que teve como expoente máximo a proeza que fez a época passada.

Toda gente sabe mas são poucos aqueles que põem o dedo na ferida, entre os responsáveis do futebol. Acho bom que passem estas mensagens, seja por que motivo for.

De qualquer das formas, nem sempre precisa de jogar com grandes para criticar o futebol cá do burgo: http://www.zerozero.pt/news.php?id=201955

Quando é um discurso genuíno e sem demagogia, ya, é de saudar, o que o MM faz é outra coisa.

O que ele diz aí nessa CI é mais uma vez resguardar o seu eventual fracasso com o discurso dos grandes serem donos disto tudo. Não vejo diferença.

Última edição por rDmT93 em Seg Ago 21 2017, 16:29, editado 1 vez(es)
rDmT93
FPW Hall Of Famer
FPW Hall Of Famer

Masculino Número de Mensagens : 20828
Emprego/lazer : Greve

Mensagem por Mithrandir em Seg Ago 21 2017, 16:29

Rafa escreveu:Limitações em relação a quê?

vou partir do principio que já estás a gozar com a minha cara. Vou responder na mesma, orçamentos de transferências, ter de se dividir atenção em termos de atenção e publicidade, etc..

Mithrandir
Japanese Legend

Mensagem por Rafa em Seg Ago 21 2017, 17:08

Não estava a gozar. Não estava mesmo a compreender de que limitações estavas a falar.

Para mim, o foco central tem de passar pela centralização dos direitos televisivos. Deixo um post elaborado por outra pessoa noutro fórum que resume a minha opinião.

Poeira escreveu:Aumentando absurdamente a quantidade de dinheiro que 15 clubes recebem, e mantendo ou até reduzindo ligeiramente as somas pagas aos 3 grandes. Em termos básicos, é isto. É também por isso que nunca vai acontecer.

A título de exemplo, e há não muito tempo, o Sporting defendia a centralização dos direitos televisivos através do modelo italiano. 40% do bolo repartido igualmente por todos os clubes, 30% pelo número de adeptos e os restantes 30% pela classificação na temporada anterior, no global das cinco temporadas anteriores e no global da história do clube na competição. Não seria o modelo ideal, mas já seria um passo de gigante.

Imaginemos que vendíamos o bolo todo por 1500M€ em 3 temporadas (e no mercado actual, até devo estar a fazer a conta por baixo, mas é um valor meramente especulativo), 500M€ por temporada. Dividindo esse valor por 18 equipas, dá algo acima dos 27,5M€ por equipa (fiz de cabeça, não me matem). 40% disso, que corresponderia a cerca de 11M€ por época, seria certo para qualquer equipa do campeonato. Isto são valores que, actualmente, são completamente inimagináveis para 3/4 das equipas da liga em apenas uma época. E a esses 11M€, ainda acresceria os montantes relativos aos outros 60%, calculados através daqueles factores que referi. Eu odeio números, mas acho que não falhei por muito nos cálculos.

Digamos que a pior das equipas receberia 20M€ por época, só de direitos televisivos. Fora todos os outros tipos de receita. Actualmente, só há 4 equipas em Portugal com um orçamento anual desta magnitude. Os 3 grandes e o Braga. E nem sei bem se o Braga atingirá esses valores. A diferença de poderio financeiro, que por sua vez permitiria que qualquer equipa da liga evoluísse substancialmente as suas condições desportivas (infra-estruturas, condições de treino, qualidade e quantidade de todo o staff do clube e do futebol, qualidade e condições de treino e trabalho da formação, etc), seria colossal. Consequentemente, qualquer equipa da liga teria todas as condições e mais algumas para construir um projecto desportivo com 10x mais qualidade e poderio do que aquele que possuem actualmente.

Agora, falta a parte que impossibilita tudo isto. Os 3 grandes nunca na vida permitiriam que, mantendo aquilo que recebem actualmente, todos os outros clubes passassem a receber o suficiente para construírem equipas do nível do Braga (ou até melhores). Para Porto, Sporting e Benfica, isso seria o caos, porque não mais existiriam jogos ganhos à partida, para "cumprir calendário". Cada jornada teria um adversário duro de roer, e a dificuldade (e o nível qualitativo, mas esta parte não interessa a quem está regularmente no topo) da competição aumentaria imenso. Acabariam as contratações ao preço da chuva a nível interno, porque os "pequenos" já não precisariam do dinheiro dos grandes para "meter pão na mesa". Cada Marega, Mattheus Oliveira ou Krovinovic passaria a custar de 10M€ para cima, em vez de 3/4/5M€. Muito provavelmente, com os bolsos cheios, os "pequenos" também começariam a bater o pé aos 3 estarolas nos mais diversos assuntos, e a balança de poder começaria, lentamente, a ficar equilibrada. Os 3 grandes deixariam de ter tanta facilidade em meterem quem querem na Liga, na FPF e em todo o lado, basicamente. A competência teria, sobretudo entre eles, de aumentar imenso, porque teriam de passar a construir um projecto que conseguisse apresentar maior qualidade do que actualmente, de forma a responder minimamente ao aumento brutal de competitividade interna, mantendo ainda as condições necessárias para conseguir uma boa prestação europeia. O treinador teria de ser ainda mais competente, e os plantéis necessitariam de maior qualidade e profundidade. Tudo isto com o mesmo dinheiro que possuem hoje em dia.

Long story short, isto não vai acontecer. Mas a centralização dos direitos televisivos é o Santo Graal do futebol português. É aquilo que podia mudar quase tudo, por cá, desde que bem feito e de forma extremamente rigorosa e objectiva.

Claro que isto agora é inviável. O Benfica decidiu avançar sozinho e os outros foram atrás. Além disso, falta uma maior solidariedade entre os clubes pequenos, e uma visão a longo prazo dos dirigentes que, por isso, são subservientes dos grandes. Falta cultura desportiva entre os adeptos, etc. Mas a principal medida a ser tomada para diminuir o fosso e aumentar a competitividade passa por aqui.

Depois, há outras coisas que deviam ser feitas como a limitação do número de jogadores sob contrato para evitar os Agras da vida, ou mudar algo em relação aos empréstimos de jogadores, mas isso vem por acréscimo.
Rafa
Moderador
Moderador

Mensagem por Mithrandir em Seg Ago 21 2017, 17:37

Gostava que tal fosse possível, mas parece-me demasiado utópico - tendo em conta as fanbases de clubes menores. Pelo menos, teria de ser algo pensado com muito mais rigor como ele próprio reconhece. Mesmo assim, com esse modelo, parece-me que os grandes dificilmente conseguiriam manter aquilo que recebem actualmente e seria um pouco injusto ver clubes que não são capazes de obter audiências dos três principais clubes da Liga.
Mithrandir
Japanese Legend

Mensagem por Rafa em Seg Ago 21 2017, 17:45

Um passo atrás para dar dois à frente. Os três estarolas até poderiam receber menos, residualmente, numa primeira fase mas a liga tornar-se-ia, na teoria, mais competitiva. Mais competividade -> maior interesse -> mais soundbytes lá fora -> melhores jogadores -> mais interesse pelos clubes pequenos -> mais público nas bancadas -> mais dinheiro.

É normal que os clubes mais pequenos continuem sem gerar interesse. Não são tomadas medidas para promover o contrário.
Rafa
Moderador
Moderador

Mensagem por Mithrandir em Seg Ago 21 2017, 17:53

Rafa escreveu:Um passo atrás para dar dois à frente. Os três estarolas até poderiam receber menos, residualmente, numa primeira fase mas a liga tornar-se-ia, na teoria, mais competitiva. Mais competividade -> maior interesse -> mais soundbytes lá fora -> melhores jogadores -> mais interesse pelos clubes pequenos -> mais público nas bancadas -> mais dinheiro.

É normal que os clubes mais pequenos continuem sem gerar interesse. Não são tomadas medidas para promover o contrário.

Não sei se isso será totalmente verdade. Se olharmos para a população, não somos a Espanha, nem a França, nem a Itália, nem a Inglaterra. E mesmo que se mudasse, jamais poderias competir com orçamentos estrangeiros. Acredito que uma Liga mais competitiva resultasse num maior interesse, mas nada de significativo. Para além do mais, como referiste anteriormente falta cultura desportiva em Portugal - há demasiados cachecóis traçados e falta de apoio pelos clubes locais.

Até acho que levaria um enfraquecimento dos principais clubes portugueses ( mas que se fosse a troco de uma Liga mais equilibrada, não me oponho totalmente).

Posso estar a ser demasiado pessimista.
Mithrandir
Japanese Legend

Mensagem por Rafa em Seg Ago 21 2017, 18:10

Nós não podemos competir com os orçamentos desses países, com centralização ou não.

Pensar se os três grandes enfraqueciam ou não é uma visão que só tem em conta esses clubes e isso é que está errado. Por que é que eles têm de ter a fatia que têm? Por terem mais adeptos? Então que se faça um campeonato a três. Os grandes não jogam sozinhos. Precisam dos clubes pequenos. Não querem enfraquecer, que tenham uma estrutura mais rigorosa. Mas isso não dá jeito. Os pequenos é que têm de se desenrascar com as migalhas.
Rafa
Moderador
Moderador

Mensagem por Mithrandir em Seg Ago 21 2017, 19:27

Rafa escreveu:

Pensar se os três grandes enfraqueciam ou não é uma visão que só tem em conta esses clubes e isso é que está errado. Por que é que eles têm de ter a fatia que têm? Por terem mais adeptos? Então que se faça um campeonato a três. Os grandes não jogam sozinhos. Precisam dos clubes pequenos. Não querem enfraquecer, que tenham uma estrutura mais rigorosa. Mas isso não dá jeito. Os pequenos é que têm de se desenrascar com as migalhas.

Porque a maior parte das receitas e do interesse que o nosso campeonato têm actualmente vêm da parte dos 3 grandes. E sim, obviamente que é irrealista fazer um campeonato a três e que os grandes precisam dos clubes pequenos - mas o contrário também se verifica, talvez até com maior força.

Imo, retirares uma parte considerável das receitas vindas dos direitos televisivos não te garantirá que a Liga tornar-se-à mais atractiva no estrangeiro. Estás a enfraquecer clubes que até ao momento, mal ou bem têm carregado a Liga e o Futebol Português, sem garantia nenhuma que ao redistribuir receitas terás pelo menos o mesmo resultado.

Pode parecer que estou só interessado em ver uma luta a 3 que acaba por tornar-se mais fácil, mas não é o caso. Ficaria muito feliz, por saber que a maior parte dos clubes começa em pé de igualdade e que cada jogo é imprevisível. Até porque seria engraçado ver um Braga ou um Guimarães tornar-se campeão antes do SCP

Acho é que deve ser prioritário pensar seriamente numa solução viável capaz de tornar a liga mais equilibrada, mas também é importante não deixar ninguém fragilizado especialmente quando clubes fragilizados são aqueles que mantêm algum interesse no tugão.
Mithrandir
Japanese Legend

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: