Um ponto para o amor, menos dois para a amizade
Um ponto para o amor, menos dois para a amizade
Vemos melhor quando estamos de fora: um amigo apaixona-se, começa uma relação e de repente, acabaram-se os cafés, o cinema, as saídas. A ligação que se faz entre as duas coisas é intuitiva e está espelhada em séries como “O Sexo e a Cidade”. Mas agora uma equipa de Oxford debruçou-se sobre o assunto e chegou à conclusão que por cada relação amorosa que iniciamos, perdemos dois amigos.
“As pessoas que mantêm uma relação romântica, em vez de terem um círculo de em média cinco [indivíduos próximos], só têm quatro”, explicou Robin Dubar, citado pela BBC News.
“E tendo em conta que uma destas é a pessoa que entra de novo na sua vida, quer dizer que teve que abdicar de outras duas”, explicou o professor da Universidade de Oxford, que há uns anos definiu que o número máximo de pessoas com que alguém consegue criar laços pára nos 150.
O estudo está submetido para publicação mas foi apresentado agora no Festival de Ciência Britânica, na Universidade de Aston. A equipa perguntou a 540 pessoas sobre o núcleo duro de amizades que tinha, e se grupo se alterava quando iniciavam uma relação amorosa.
Normalmente, saltam do grupo uma amizade e um membro da família. “A intimidade de uma relação – o compromisso emocional que se tem – correlaciona-se fortemente com a frequência das interacções com os outros indivíduos”, explicou o antropólogo. “Se não vemos as pessoas, o nosso compromisso emocional começa a diminuir e rapidamente.”
Segundo o investigador, que estuda as redes sociais, cada pessoa vai tendo círculos de amigos cada vez menores à medida que se tornam mais íntimos. O círculo mais próximo comporta em média seis pessoas, são os amigos ou familiares que vemos todas as semanas e a quem pedimos ajuda em momentos de crise. Depois vêm as pessoas que vemos cerca de uma vez por mês,”o grupo de simpatia”, e que se uma delas morresse, sentiríamos falta.
Quandose inicia um romance nas nossas vidas há um ajuste. “O que eu suspeito que acontece, é que a nossa atenção está tão focada no nosso companheiro que acabamos por não ver as outras pessoas que nos estão próximas. Por isso algumas dessas relações começam a deteriorar-se e caem na camada abaixo”, conclui o investigador.
Fonte: Público
Renato- Administrador
- Número de Mensagens : 29398
Idade : 29
Localização : Somewhere over the rainbow
Emprego/lazer : Estudante
Data de inscrição : 28/12/2008
Re: Um ponto para o amor, menos dois para a amizade
DiogoAz- Moderador
- Número de Mensagens : 18706
Idade : 31
Localização : Maia, Porto
Emprego/lazer : Jornalismo & Comunicação
Data de inscrição : 27/12/2008
Re: Um ponto para o amor, menos dois para a amizade
.Aimar- Japanese Legend
- Número de Mensagens : 16222
Idade : 31
Localização : Vila Nova de Gaia, Porto
Emprego/lazer : Jogador profissional de Haxball
Data de inscrição : 10/01/2009
Re: Um ponto para o amor, menos dois para a amizade
rDmT93- FPW Hall Of Famer
- Número de Mensagens : 21165
Idade : 31
Localização : Almada
Emprego/lazer : Greve
Data de inscrição : 17/04/2009
Re: Um ponto para o amor, menos dois para a amizade
rDmT93 escreveu:Se essa gente se peocupasse em fazer estudos noutras áreas bem mais interessantes e necessárias, isso é que era de valor.
Considerando que este estudo muito provavelmente vai dar origem a outros estudos dentro da área e estes por sua vez irão dar origem a que alguém faça dinheiro com eles, ya, isto é de valor.
Re: Um ponto para o amor, menos dois para a amizade
O que eu suspeito que acontece, é que a nossa atenção está tão focada no nosso companheiro que acabamos por não ver as outras pessoas que nos estão próximas.
Este estudo deve ter algum valor, visto que concordo com praticamente com o que diz e principalmente com esta parte
Jekod-san- TNA World Champion
- Número de Mensagens : 13122
Idade : 33
Localização : Salão de festas aka DragãoCaixa
Data de inscrição : 15/02/2009
Re: Um ponto para o amor, menos dois para a amizade
MCZE- WWE Intercontinental Champion
- Número de Mensagens : 22594
Idade : 32
Localização : Aqui
Emprego/lazer : Lazer
Data de inscrição : 27/12/2008
» Dois planos para o WWE TLC - Seth Rollins e Orton para seguir...
» Dois ex-ECW confirmados para o Hard Justice
» Dois possíveis combates para o PPV Battleground
» Dois combates confirmados para a próxima Smackdown