FPF aumenta apoio para contratação de jogadores portugueses
FPF aumenta apoio para contratação de jogadores portugueses
Os clubes portugueses têm agora mais facilidade em contratar jogadores portugueses que atuem no estrangeiro, contando para isso com o apoio da Federação Portuguesa de Futebol, que decidiu introduzir mecanismos que facilitem essas transferências.
O sindicato de jogadores informou que, a partir de agora, à transferência internacional de jogadores formados localmente é atribuído pela Federação Portuguesa de Futebol um subsídio que corresponde à diferença entre o valor de uma transferência internacional e o valor de uma transferência nacional.
Assim, por exemplo, se o custo da transferência de um jogador português de um clube estrangeiro da Primeira Liga para um clube nacional for de 3975 euros, o clube luso irá pagar 425 euros, sendo que a Federação Portuguesa de Futebol irá, através do subsídio, pagar a diferença, que é de 3550 euros.
Perante esta medida, Joaquim Evangelista mostrou-se agradado com a mesma, uma vez que irá permitir o regresso de jogadores portugueses ao futebol luso.
«Em boa hora a Federação foi sensível ao apelo do sindicato, jogadores e clubes. Na verdade, muitos jogadores que procuram no exterior a sua oportunidade e não obtiveram sucesso, aquando do seu regresso a Portugal deparavam-se com este obstáculo que era simultaneamente uma restrição do direito ao trabalho e uma limitação à constituição de plantéis por parte dos clubes. Com esta medida a Federação promove o regresso de jogadores nacionais ao nosso país e diminui os encargos aos clubes nacionais», comentou.
» Ranking UEFA: Portugal aumenta distância para França
» Quatro portugueses nomeados para a equipa do ano da UEFA
» «Benfica não tem dinheiro para jogadores do Santos»
» Governo corta apoio às Seleções Nacionais