FPW: Fórum de Pro Wrestling
Verdade ou Mito #14 Novo


O FPW, Fórum de Pro Wrestling, é uma comunidade com mais de oito anos constituída por centenas de users cujo o assunto que os liga é o wrestling! Temos os últimos shows, PPV's, passatempos, debates, votações, e ainda uma vasta zona multimédia. Para teres acesso a tudo isto, só necessitas de te registar! Junta-te a nós.
Verdade ou Mito #14 Arrow_54_512
FPW: Fórum de Pro Wrestling
Verdade ou Mito #14 Novo


O FPW, Fórum de Pro Wrestling, é uma comunidade com mais de oito anos constituída por centenas de users cujo o assunto que os liga é o wrestling! Temos os últimos shows, PPV's, passatempos, debates, votações, e ainda uma vasta zona multimédia. Para teres acesso a tudo isto, só necessitas de te registar! Junta-te a nós.
Verdade ou Mito #14 Arrow_54_512

Verdade ou Mito #14

5 participantes

Ir para baixo

Verdade ou Mito #14 Empty Verdade ou Mito #14

Mensagem por Renato Sáb Out 18 2014, 19:23

Verdade ou Mito #14 1Xp3Oo5

Sejam bem-vindos à 14ª edição do Verdade ou Mito! Esta é uma edição especial por várias razões. Em primeiro lugar, é a primeira vez que temos como participantes dois FPW Hall of Famers e também ex-membros do staff que dispensam apresentações para todos vós: Chó e Fundertaker.

Esta semana também decidi deixar a atualidade do Wrestling de parte. A propósito da recente série da WWE Network sobre as Monday Night Wars, muita tinta tem corrido sobre esta época da história, inclusive no nosso Fórum. Assim, esta semana todas as questões são dedicadas a esta temática, a pedido de muitas famílias.

Também pela primeira vez, as questões não foram elaboradas por mim, mas pelo André Teixeira, muito mais conhecedor do assunto do que eu. Mais uma vez obrigado pela disponibilidade.

Introduções à parte, vamos às perguntas e respostas.

1. A Divisão de Cruiserweights não foi importante para o domínio da WCW.

Verdade ou Mito #14 19990117_kidman_rey_juvi_pyschosis

Chó: MITO - Esta divisão revelou-se importante nos primeiros tempos, muito por culpa de ser algo novo para o público em questão que não estava tão habituado a fast paced matches com muitos moves nunca antes vistos e wrestlers mais leves/rápidos do que o habitual. Contudo e, com o "reinado" do Bischoff, creio que esta divisão perdeu muito do seu fulgor inicial, os cruserweights começaram a ser vistos como sendo menos importantes e muitas vezes era uma espécie de fuga da "seriedade" das personagens interpretadas pelos heavyweights. Mesmo com este final, é de admirar muitos dos nomes que apareceram nesta divisão como Jushin "Thunder" Liger, Brian Pillman, Chris Jericho, Dean Malenko, entre outros.

Fundertaker: VERDADE - Já que o que se fala aqui é de domínio, não a divisão de Cruiserweights não foi importante. Ela era importante para outras coisas (nomeadamente entreter o público até à altura das estrelas que eles pagaram para ver entrarem em cena e satisfazer a necessidade de ver algo diferente do habitual num espetáculo de wrestling norte-americano da altura), mas não era o que chamava o pessoal a ver programação da WCW. Digamos que o rácio t-shirts dos nWo para máscaras do Rey Mysterio tendia claramente para os bad guys, se me faço entender.


2. A ECW foi a maior impulsionadora da Attitude Era.

Verdade ou Mito #14 20120508_ecw_logo

Chó: MITO - A maior impulsionadora da Attitude Era foi a WCW. Enquanto que a WWF continuava a apostar num produto mais familiar, o estilo mais edgy da WCW foi fulcral para fazer despoletar uma mudança naquilo que a companhia do Vince vinha apresentando. No entanto, a ECW podia ser considerada uma boa alternativa às duas federações mainstream e o maior legado que deixou às duas tomou a forma do Hardcore Title e de todos os spots que foram inventados e reinventados em combates por esse título (principalmente).

Fundertaker: VERDADE E MITO - Acho que é inquestionável que a WWF foi buscar muita inspiração à ECW em muito do que fizeram na chamada Attitude Era. Mas no entanto não é propriamente um caminho novo. A própria ECW bebeu muito da FMW (Japão) e de algumas promoções do tempo dos territórios em toda a sua abordagem. Também a se ter em consideração é que a própria WWF já tinha arriscado bastante na sua programação pré escândalo de esteróides, mesmo com as personagens cartoonescas. Aliás, se substituirem as personagens, a WWF de inicio de 92 não é a assim tão diferente da de 97/98.

3. Os D-Generation X nunca foram tão populares como a New World Order.

Verdade ou Mito #14 Maxresdefault

Chó: VERDADE - Não há como negar, bastava comparar o número de t-shirts e cartazes no público das duas stables em cada show. Ainda assim e, apesar de serem duas anti-establishment stables, as duas diferiam nas funções que tinham: DX apresentavam-se de forma mais cómica, NWO tinham o take-over da companhia como objectivo.

Fundertaker: VERDADE - Ya, os DX são divertidos e são uns crowd pleasers. Mas a nWo SEMPRE esteve vários furos acima. Uma imagem distinta, uma atitude própria, egos a serem libertados para fazerem o que quiserem sem consequências. Basicamente, a nWo era tudo aquilo que o pessoal queria ser e a maior parte dos fãs de wrestling (especialmente os mais casuais que entraram na altura) revia-se nisso. A apoiar a minha opinião, o facto de a nWo ter dominado durante o periodo de dominio da WCW enquanto que os DX foram sempre background players para o Steve Austin, Mr. McMahon, The Rock ou o Undertaker durante todo aquele periodo.

4. O Fingerpoke of Doom (Hogan vs. Nash, Mankind vs. Rock, Spoilers do Raw) foi a derrota da WCW e a consequente vitória da WWF.

Verdade ou Mito #14 Wcw_doom

Chó: VERDADE - A derrota da WCW já vinha deste o tempo em que a companhia deixou de ser a World Championship Wrestling e passou a ser o espaço da New World Order. Não é que a ideia fosse má, aliás os primeiros tempos da stable foram excelentes, algo nunca antes visto, muito potencial e um starpower imenso para uma companhia que em meia dúzia de anos conseguiu dar luta a uma WWF já estabelecida no plano nacional, chegando mesmo a ultrapassar a federação de Vince McMahon. Contudo, a insistência em continuar com a storyline da NWO e o não aproveitamento do momentum de superstars recém-chegadas como Bret Hart e Randy Savage começaram a demonstrar a pouca visão que writers e produtores tinham para a WCW. Quanto a esse Fingerpoke of Doom, o Mankind Incident, até a derrota do Goldberg uma semana antes no Starrcade foram a gota de água para muita gente e, a constante melhoria no produto da WWF tornaram a queda ainda maior até em 2001 a WCW abrir falência.

Fundertaker: MITO - Embora seja verdade que o "that'll put butts in the seats" fez com que a RAW conseguisse a sua primeira "vitória" em anos nos ratings face à Nitro, a verdade é que só aos poucos é que a RAW conseguiu ser constantemente número 1, o que não aconteceria durante algum tempo. E mesmo a ideia por trás do o FoD não era de todo má (reconstruir a nWo no seu mais forte para o Goldberg os destruir mais tarde). Os problemas são que o público já estava a ficar cansado da nWo ficar no topo sempre, de não haver um face que simplesmente os eliminasse de vez, uma data de egos a colidir e os "fatos" da Turner Broadcasting a cortar as pernas a inúmeras coisas que a WCW podia fazer para continuar no topo. Estava destinado a acontecer, mas este incidente foi apenas um ponto na cronologia ao qual se poderiam mencionar muitos outros.

5. O Wrestling nunca mais chegará à popularidade que teve entre 1996 e 2001.

Verdade ou Mito #14 F1875e8bc0c9de390f56b1ef07df2da4

Chó: VERDADE/MITO - A curto prazo isto é bem verdade mas nunca digam nunca, se bem que é completamente impensável ver alguma companhia a tentar tirar o monopólio do wrestling à actual WWE.

Fundertaker: VERDADE E MITO - É verdade que, no que toca à América do Norte, o wrestling terá uma extrema dificuldade em voltar a ser tão popular como era durante esse periodo, nomeadamente em captar e fidelizar fãs casuais que vêm as suas necessidades televisivas satisfeitas com 1001 outros programas de cariz semelhante. No entanto, fora da América do Norte o wrestling tem condições para crescer durante décadas. Basta ver o surto no inicio da década de 2000 no Reino Unido e Austrália (no RU continua até hoje), a bolha que foi a Europa do Sul a meio da década e a recente aposta com sucesso na América do Sul. Prevejo que quando conseguirem penetrar nos grandes mercados asiáticos (especialmente China, Índia e Coreia, embora no Japão haja um renascimento da popularidade do wrestling profissional que deve ser tido em conta) vão ter aí vários anos de sucesso. Com um possivelmente emergente mercado africano no horizonte o que não faltam são oportunidades de aumentar a popularidade do wrestling profissional. O que é preciso é que este não se fique pela América do Norte a percorrer os mesmos caminhos de sempre e a espremer onde já não há sumo e perder estas oportunidades.



É altura de darem também a vossa opinião. Qual o teu ponto de vista em relação a cada questão? Com qual dos participantes mais concordam?
Renato
Renato
Administrador
Administrador

Masculino Número de Mensagens : 29398
Idade : 28
Localização : Somewhere over the rainbow
Emprego/lazer : Estudante
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Verdade ou Mito #14 Empty Re: Verdade ou Mito #14

Mensagem por Ribeiro Sáb Out 18 2014, 19:37

Gostei deste Verdade ou Mito, principalmente por ser diferente do habitual. Bem fixe.

1. Concordo com o gajo do Yu-Gi-OH!

2. É inegável a influência da ECW nas WCW e na WWF, e não me limito a falar no estilo mais hardcore, mas também no que toca a storylines e personagens. Mas não foram propriamente aquilo que impulsionou a Atittude Era.

3. Recuso-me a responder.

4. Chó

5. Dunno
Ribeiro
Ribeiro
WWE Tag Team Champion

Masculino Número de Mensagens : 21976
Idade : 99
Localização : Mordor
Emprego/lazer : Hater
Data de inscrição : 27/12/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Verdade ou Mito #14 Empty Re: Verdade ou Mito #14

Mensagem por Moore Sáb Out 18 2014, 20:10

Gostei desta edição. Deixou de lado a WWE atual, que, ao fim de 13 semanas seguidas já fartava um pouco.

Num geral concordo com as respostas, sobretudo do Fundertaker, sem que tenha muito a dizer. Apenas discordo na 3ª quando é dito que a nWo "SEMPRE" teve acima dos DX... vá lá... ao início e no seu pico eram claramente melhor que os DX no seu pico... mas o circo em que se tornaram foi doloroso.
Moore
Moore
NXT Champion

Masculino Número de Mensagens : 6463
Idade : 26
Localização : Montemor-o-Novo
Data de inscrição : 16/11/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Verdade ou Mito #14 Empty Re: Verdade ou Mito #14

Mensagem por Jack Laree Dom Out 19 2014, 03:03

Grande edição, acho que não existe melhor dupla que essa. Verdade ou Mito #14 395731

Concordo com quase tudo que o Chó disse tirando apenas a ultima questão onde o Setinho me fez ter um novo ponto de vista.
Jack Laree
Jack Laree
TNA World Champion

Masculino Número de Mensagens : 10572
Idade : 27
Localização : Terra de Vera cruz
Emprego/lazer : Patrulheiro Espacial
Data de inscrição : 27/11/2010

https://www.linkedin.com/in/vittodias/

Ir para o topo Ir para baixo

Verdade ou Mito #14 Empty Re: Verdade ou Mito #14

Mensagem por Colt Dom Out 26 2014, 21:57

Melhor edição de sempre~!

1. Verdade - A divisão de Cruiserweights sempre foi muito gira mais não servia para vender bilhetes nem dar ratings. Serviam para encher o undercard até os bad boys chegarem. Chó, já agora, o Bischoff introduziu os Cruiserweights de forma a chegar mais facilmente a mercados internacionais. Em 98, tinham praticamente 2 horas de NITRO só para a divisão de Cruiserweights e uma parte do Thunder, o que não era nada mau.

2. Verdade e Mito - Concordo com o Seto, já agora, fizeste-me lembrar aquele blade job do Ric Flair no combate com o Savage, na WM. Melhor só o mestre dos Blade Jobs, Captain Lou Albano.

3. Verdade - Mais uma vez, vou com a resposta do Seto, os DX nunca foram nada mais que Midcarders (tirando o Triple H, que chegou talvez ao Upper Midcard), na altura que tiveram uma posição mais alta no card foi na altura inicial do Shawn Michaels a líder.

4. Mito - Não concordo com nenhum. Esse dia é na minha opinião, o mais controverso na história do Ressling. Primeiro, o NITRO já andava a perder para o Raw, desde do incidente do Halloween Havoc, onde não mostraram o fim do combate entre o Warrior e o Hogan e o combate todo entre o DDP e o Goldberg a quem comprou o PPV. Decidiram passar o Goldberg vs DDP, no dia seguinte no NITRO. Tiveram um rating todo awesome, e conseguiram a última vitória na guerra das segundas. Não foi cá no dia 4 de Janeiro de 99, nem nada disso.

O Fingerpooke of Doom, não foi problema nenhum, achei o angle extremamente interessante e inovador, e deu como o Seto disse, fortaleceu a nWo e deu uma mão cheia de top heels para o Goldberg derrotar até chegar ao Hogan, de novo. Acredito que os planos se tivessem mantido, a Monday Night War tivesse continuado durante mais algum tempo, apesar do fim estar próximo devido aos motivos ditos pelo Seto.

5. Nem uma nem outra, não tenho nenhuma opinião concreta sobre este assunto.

Concordo com o Seto em todas as respostas, parece que tem uma visão mais ampla e não fala das coisas genéricas que a WWE e a maioria das pessoas diz, com o único objectivo de enterrar a WCW.
Colt
Colt
NXT Champion

Masculino Número de Mensagens : 6083
Idade : 110
Localização : SUPLEX CITY. BITCH!
Emprego/lazer : #nWo4Life
Data de inscrição : 30/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Verdade ou Mito #14 Empty Re: Verdade ou Mito #14

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos