Gritos de Sharapova prejudicam as adversárias
FPW: Fórum de Pro Wrestling :: Arquivo :: Ténis :: Noticias
Gritos de Sharapova prejudicam as adversárias
___________________________________________________________________________________________
"Silêncio, por favor". O tradicional pedido do árbitro aos torcedores em um jogo de tênis ainda não inibe uma arma importante dos tenistas: ganhar um ponto no grito.Seja com o número 1 do mundo entre os homens, Rafael Nadal, ou com a musa russa Maria Sharapova, 18ª do ranking feminino, os gemidos estão, literalmente, em alta nas quadras.
E para transformar a teoria em prática, pesquisadores concluíram um estudo que mostra desvantagem para quem enfrenta o forte grunhido dos rivais na hora de rebater uma bola.
"As descobertas sugerem que o gemido, de fato, ajuda o oponente a tirar o foco e a atenção do rival. Portanto, estudar os gemidos no tênis foi a oportunidade perfeita de levar a discussão teórica para descobertas em laboratório", explica à Folha o pesquisador Scott Sinnett, da Universidade do Havaí (EUA), que conduziu o estudo ao lado de Alan Kingstone, da Universidade de Columbia Britânica (CAN
No estudo, publicado no início deste mês, os pesquisadores colocaram 33 estudantes de graduação em um laboratório no qual foram medidas as reações diante de jogadas no tênis.Foram exibidos 384 vídeos, com e sem gemidos, em rebatidas de várias formas, e os estudantes precisavam reagir escolhendo o lado que consideravam que a bola iria.O som utilizado nos vídeos foi de 60 decibéis (db), sendo que algumas tenistas, como Sharapova, chegam a gritar acima dos 100 db.
Entre jogadas fáceis e difíceis, quando existia o som que reproduzia o gemido houve aumento entre 3% e 4% de escolhas erradas _segundo o estudo, é o suficiente para interferir em um lance a cada game da partida.Além deste fato, houve uma demora de 33 milisegundos no tempo de reação _lentidão que para um tenista significa dar um ou dois passos para o lado errado.
"Este é o primeiro estudo sobre este assunto. E feito com não-tenistas, por isso o próximo passo é fazê-lo com profissionais, para saber se persistem o aumento de erros e a lentidão nas respostas quando há gemidos", revela Sinnett, que é professor de psicologia e pratica tênis.
Como o estudo usou um ruído uniforme, sem distinguir agudos ou graves para comparar com homens ou mulheres do circuito profissional, não há conclusão de qual atrapalha mais os rivais.O pesquisador, porém, afirma que gemidos mais longos são mais prejudiciais à reação adversária."Uma das hipóteses é que o gemido mascara o som da batida [da raquete] na bola, uma informação importante para o oponente [saber a força empregada na rebatida]", diz o pesquisador.Outro fator levado em consideração no estudo é a possibilidade de tirar a atenção do rival. A comparação feita no estudo é com um motorista que fala ao celular no trânsito e tem desviada parte de sua concentração em frações de segundo.
Contudo, após anos de reclamações no circuito, a nova geração de tenista agora tem um argumento científico para se preocupar com os gemidos de Nadal a Sharapova.
DiogoAz- Moderador
- Número de Mensagens : 18706
Idade : 31
Localização : Maia, Porto
Emprego/lazer : Jornalismo & Comunicação
Data de inscrição : 27/12/2008
Re: Gritos de Sharapova prejudicam as adversárias
Nano Neutel- ROH Tag Team Champion
- Número de Mensagens : 1856
Idade : 38
Localização : Peniche
Emprego/lazer : Recepcionista de Hotel
Data de inscrição : 20/09/2010
Re: Gritos de Sharapova prejudicam as adversárias
Muito frequentemente, da mesma forma que ensinam os gestos técnicos e tácticos, são transmitidos pequenos pormenores para ajudarem na parte mental, e gritar é um deles. Ajuda os tenistas a libertarem a sua frustação e energia nas bolas e também dão a sensação ao mesmo de se encontrarem numa situação de domínio do ponto.
No entanto, existem ocasiões que esses grunhidos feitos são consequências naturais da respiração acelerada e da pressão exercida na caixa toráxica, que faz os nossos pulmões expulsarem carradas de ar, de forma completamente inconsciente, a quando de movimentos mais bruscos. Isto, por exemplo, explica o porquê de o Nadal parecer um cão com falta de ar à medida que o jogo avança
Mas sim, acredito que existe pessoal que também o faz unica e exclusivamente para tirar vantagem da situação ao incomodar o adversário. Creio que foi num RG (se não foi, foi em França ou frente a uma tenista francesa) que a Larcher de Brito recebeu um «warning» da árbitra de cadeira e a sua oponente recusou a continuar o jogo enquanto ela não parasse.
DiogoAz- Moderador
- Número de Mensagens : 18706
Idade : 31
Localização : Maia, Porto
Emprego/lazer : Jornalismo & Comunicação
Data de inscrição : 27/12/2008
Re: Gritos de Sharapova prejudicam as adversárias
MCZE- WWE Intercontinental Champion
- Número de Mensagens : 22594
Idade : 32
Localização : Aqui
Emprego/lazer : Lazer
Data de inscrição : 27/12/2008
Re: Gritos de Sharapova prejudicam as adversárias
Arts- WWE Tag Team Champion
- Número de Mensagens : 20718
Idade : 879
Localização : Zimbábue de baixo
Data de inscrição : 07/01/2009
Re: Gritos de Sharapova prejudicam as adversárias
Arts escreveu:Ah, meninos. Quem se concentra no que faz, tá bem concentrado e não é um grunhido ou um grito que desconcentra.
É claro.
Num jogo colectivo (Futebol, Basquetebol, Andebol,...) existe um imenso barulho à volta que pode desconcentrar. Alguém se queixa? Não.
Kio- IWGP Intercontinental Champion
- Número de Mensagens : 3364
Idade : 29
Localização : Figueira da Foz
Emprego/lazer : Faço de conta que jogo FIFA no Sporting
Data de inscrição : 27/12/2008
FPW: Fórum de Pro Wrestling :: Arquivo :: Ténis :: Noticias