Estudo revela: Jovens da era digital não sabem pesquisar
Estudo revela: Jovens da era digital não sabem pesquisar
… devido ao Google!
A Internet trouxe muitas coisas boas, nomeadamente a possibilidade do acesso à informação de uma forma rápida e simples. O Google é um serviço que nos facilitou a procura dessa mesma informação e também nos proporcionou novas maneiras de pesquisar. Mesmo nas escolas, para os trabalhos das várias disciplinas, os alunos tendem a ir buscar a informação não aos livros, mas sim à Internet. No entanto, tudo indica que essa nova forma mais fácil, tornou os jovens em pessoas que não sabem pesquisar correctamente.
No meu tempo de escola, quando nos era pedido um trabalho para uma determinada disciplina, a pesquisa era realizada nos livros tando da escola como noutros que nos pudessem prover a informação necessária para apresentarmos um bom trabalho. No entanto, com a evolução e inovação das tecnologias, surgiram também novas formas de pesquisar, e ferramentas como o Google, mostraram que a pesquisa pode ser ser um processo bem mais simples e rápido.
No entanto, esta modernidade pode assumir-se como uma desvantagem nas capacidades dos jovens, nomeadamente no que respeita ao saber pesquisar correctamente, uma vez que pesquisar em livros e pesquisar na internet são duas formas completamente diferentes.
E foi o que pretendeu saber um estudo americano, realizado pela Universidade de Charleston. E ao que os resultados indicaram,os alunos da geração “digital” não sabem pesquisar de forma correcta, e o principal factor é a comodidade que a Internet oferece.
Para o estudo, foi pedido a um grupo de universitários que respondesse a um questionário, utilizando a Internet como meio de pesquisa. de forma a testar as capacidades de pesquisa dos alunos, foram colocadas intencionalmente informações erradas nos primeiros resultados que iam surgindo. Como previsto, os testados besearam-se nos primeiros links, para responderem às questões que, assim erraram.
Assim, os resultados revelaram que:
Serviços como o Google tornam os estudantes menos preocupados com a credibilidade de uma fonte de informação;
Os estudantes contentam-se com informações rápidas sem se importarem com fundamento e credibilidade.
Ainda outro estudo americano que corrobora com estes resultados, foi realizado pela Universidade de Northwestern, onde se pediu a 102 adolescentes que pesquisassem o significado de vários conceitos na Internet. Apesar do sucesso nas respostas, nenhum aluno soube informar quais os sites utilizados.
Segundo José Moran, antigo professor de Novas Tecnologias da Universidade de São Paulo e director de Educação à Distância na Universidade de Anhanguera, este cenário deve-se a uma geração que cresceu com computadores e que está acostumada com informações com 140 caracteres, e não se limita a crianças e adolescentes “A Internet deixou as pessoas em, geral mal acostumadas. Os adultos também cometem erros ao fazerem pesquisas online”. Moran indica também que “os jovens confiam demais na Internet” e que um dos papéis da escola devia ser o de ensinar metodologias de pesquisa desde cedo .
@pplware.sapo.pt
PM Rock- IWGP Intercontinental Champion
- Número de Mensagens : 3368
Idade : 28
Localização : Porto
Emprego/lazer : Estudante
Data de inscrição : 28/03/2010
» Digital Foundry - The Case for PS Move!
» Estudo: Canhotos pensam mais rápido que os destros
» Record faz um estudo sobre a evolução dos peitorais de Cristiano Ronaldo
» Estudo confirma Benfica como o clube com mais sócios, FC Porto no top-10