Sócrates a comentar na RTP gera guerra de petições online
Sócrates a comentar na RTP gera guerra de petições online
Um grupo de cidadãos está a promover na Internet uma petição a favor da presença do ex-primeiro-ministro José Sócrates como comentador político na RTP, iniciativa que surge como resposta a uma petição contra o ex-líder socialista.
A petição online a favor de José Sócrates é dirigida ao Parlamento e começou a circular a partir das 13.30 horas, depois de a petição contra o ex-primeiro-ministro ter atingido dezenas de milhares de assinaturas.
"Somos um grupo de cidadãos que constatam que as reações em relação à presença do engenheiro José Sócrates como comentador da RTP demonstram que ele marcou a vida política portuguesa dos últimos anos. O balanço da sua governação, positivo ou negativo, depende da avaliação de cada um e do que valoriza em cada prato da balança, houve atitude, obra feita, houve erros mas também muitos benefícios", sustentam os peticionários a favor do ex-primeiro-ministro, que eram cerca de 150 pelas 14.45 horas.
Os peticionários a favor da presença de Sócrates na RTP alegam ainda que Portugal é um Estado democrático e de Direito com um princípio fundamental basilar desse mesmo Estado: O princípio do contraditório, o princípio da defesa quer do bom nome, quer das opções tomadas".
"Acreditamos que vivemos num Estado Democrático, cujos valores devem ser defendidos e praticados, e em verdadeira democracia e liberdade a afirmação de Voltaire é mais atual que nunca: 'Posso não concordar com uma só palavra sua, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-la'. Por tudo isto nós somos a favor da presença de Sócrates na RTP", sustentam os defensores do ex-primeiro-ministro.
De acordo com a lei, qualquer petição online com pelo menos 4 mil assinaturas tem de ser apreciada em plenário da Assembleia da República.
» Cavaco e Sócrates condecorados pelo Papa
» Motivo de Jim Ross a comentar o NXT
» Sócrates e as memórias de Eusébio
» José Sócrates foi hoje detido