Boavista regressa ao principal escalão na próxima temporada
Página 1 de 2 • 1, 2
Boavista regressa ao principal escalão na próxima temporada
O Boavista vai disputar a I Liga em 2014/15 e, com a reintegração dos axadrezados, o campeonato vai ser alargado a 18 clubes, anunciou esta terça-feira a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), em comunicado.
"Considerando a apresentação pelo Boavista Futebol Clube, Futebol, SAD, de toda a documentação no âmbito do processo de candidatura divulgado através do comunicado oficial n.º 320, de 24 de março e a obtenção do parecer favorável da Comissão Técnica de Estudos e Auditoria, em reunião realizada na presente data [31 de março de 2014], informa-se que a Comissão Executiva deliberou aprovar a candidatura da Boavista Futebol Clube, Futebol, SAD à participação na I Liga, na época 2014/15", pode ler-se no comunicado oficial da LPFP.
A reintegração do Boavista, atualmente a disputar o Campeonato Nacional de Seniores, vai obrigar a que o principal campeonato português seja alargado de 16 para 18 clubes, tal como estipulado no protocolo assinado em 29 de junho de 2013, entre LPFP e Federação Portuguesa de Futebol (FPF). No âmbito deste alargamento, apenas o último classificado da I Liga vai descer diretamente à II Liga, enquanto o 15.º vai disputar a permanência frente ao terceiro do segundo escalão que possa subir de divisão - uma luta que exclui as cinco equipas B -, numa "liguilha" a duas mãos cujos jogos estão agendados para 13 ou 14 e 17 ou 20 de maio.
Após ter conquistado o título de campeão nacional em 2000/01, o Boavista foi despromovido à então designada Liga de Honra no final da época 2007/08, na sequência do processo "Apito Final", mas o clube acabou por ser relegado para a II Divisão por não ter cumprido os requisitos financeiros para as competições profissionais. Em fevereiro de 2013, na sequência de uma decisão judicial, o Conselho de Justiça da FPF decidiu dar provimento ao recurso do Boavista, com fundamento na prescrição do procedimento disciplinar que ditou a descida de divisão do clube, sem analisar o mérito dos procedimentos disciplinares aplicados.
Re: Boavista regressa ao principal escalão na próxima temporada
Isto é que acho uma treta.
Chó- FPW Hall Of Famer
- Número de Mensagens : 37579
Emprego/lazer : Com a crise é impossível ter emprego --'
De resto, não desgosto do alargamento até ver. E que sirva para acabar com a fantochada da Taça da Liga, já agora.
Rafa- Moderador
- Número de Mensagens : 28081
Emprego/lazer : Stunned!
.Aimar- Japanese Legend
- Número de Mensagens : 16222
Emprego/lazer : Jogador profissional de Haxball
Arts- WWE Tag Team Champion
- Número de Mensagens : 20718
A meu ver, não é por ter 16 ou 18 clubes na 1ª liga que os clubes vão ou não deixar de ser cumpridores. Aliás, há uns anos saiu uma notícia a dizer que 80% dos clubes da 1ª e 2ª liga não cumpriam com as suas obrigações. Não me parece que ter um campeonato a 6 ou 8 equipas fosse resolver o problema, muito pelo contrário, iria criar uma maior divisão de elites.
A 1ª liga dá maiores receitas do que a 2ª, como é óbvio. Não só pelas transmissões televisivas, mas também pelos jogos com os grandes, que são um bom "alimento" para os pequenos. O alargamento iria dar azo a mais jogos e também uma maior divisão de receitas. Já agora, podia aproveitar-se e diminuir o número de clubes na 2ª, que me parece abusado.
No que toca à competitividade, também não acho que seja por aí que vá haver um aumento ou diminuição do que quer que seja, mas not sure.
Mas diz o que achas Aimar que a minha opinião acerca deste assunto anda sempre a saltitar
EDIT: Foi o que falei acima Arts. Isso só iria criar uma divisão elitista que em nada ia ajudar os clubes e o futebol português. Iria ser cavado um fosso ainda maior entre os clubes de elite e os outros. Tem é de haver uma regulação apertada, porque não é pelo número de clubes na 1ª liga que os salários vão ou não estar em dia.
Rafa- Moderador
MCZE- WWE Intercontinental Champion
- Número de Mensagens : 22594
Emprego/lazer : Lazer
Em relação às receitas, tenho certas dúvidas de que se os clubes ganhem muito mais por estar na 1ª liga, especialmente pelo peso que as receitas televisivas têm para os clubes mais pequenos, e em relação a este ponto a Olivedesportos tem isto de tal forma controlado que já obrigou a destituição do presidente da Liga de clubes, simplesmente porque não é uma marionete como os seus antecedores foram, pelo que os clubes nunca terão maiores proveitos do que os que a Olivedesportos esteja disposta a dar.
.Aimar- Japanese Legend
- Número de Mensagens : 16222
Emprego/lazer : Jogador profissional de Haxball
Aumentar a lista na minha óptica é querer que os clubes vivam ainda mais acima das suas possibilidades.
E não ache que aumente a competitividade porque os que ficam em primeiro de primeiro não vão sair ganham mais 4 jogos de encher chouriços (pelo menos por enquanto), e as debaixo da tabela vão ter jogos em que podem perder pontos ou seja, a diferença pontual entre a ultima e a primeira cada vez será maior e esse fosso abrirá.
Para o país que temos é incrível como temos 16/18 equipas só para a primeira competição de futebol estamos a par das outras ligas num país bem mais pequeno, e num país com bem menos possibilidades (o que afecta, pessoas não podem ir aos estádios, banca não pode emprestar, etc.)
Tudo isto faz-me pensar que alargamento não é a melhor ideia, e que se calhar até temos demasiadas equipas, o problema da competitividade podia-se resolver como se tem resolvido nos outros desportos, play-off, o que considero que possa ser mal recebido mas é a única forma de competição que trás realmente mais competitividade até um certo ponto.
Arts- WWE Tag Team Champion
- Número de Mensagens : 20718
Não é a reduzir o número de equipas na 1ª liga que os clubes vão deixar de viver acima das suas possibilidades, de certeza absoluta. Reduzindo o número de clubes e passando para um PO, então era uma maravilha. Era mesmo promover o elitismo e aumentar as diferenças existentes entre os clubes. Eu sei que era giro ter muitos Benfica vs Porto durante o ano, mas as consequências que isso iria trazer aos outros clubes é óbvio.
Resumindo, o problema disso não está no número de equipas, mas sim da falta de aperto que se faz aos clubes. Cada um faz o que quer e ninguém liga puto. Se só deixassem cada um gastar o que pode, não se estaria a falar disso.
Aceito que não queiram o alargamento por uma razão ou outra, agora querer reduzir ainda mais era só absurdo pelo que referi neste post e no anterior.
Rafa- Moderador
Página 1 de 2 • 1, 2
» Liverpool pondera Jiménez para a próxima temporada
» Chelsea pensa em Simeone para próxima temporada
» Manchester United quer Maurício para a próxima temporada
» Michael Owen regressa na próxima época