Chile
Chile
Perfil
- Spoiler:
- Como se classificaram
Após vencer Bolívia e Venezuela fora de casa e conquistar 12 dos primeiros 18 pontos disputados nas eliminatórias, o Chile sofreu três derrotas consecutivas, duas delas como anfitrião, diante de Colômbia e Argentina, e decidiu se desfazer do técnico Claudio Borghi. No seu lugar assumiu o também argentino Jorge Sampaoli, que estreou perdendo para o Peru como visitante, mas depois conduziu a equipe à maior sequência invicta da sua história na competição. Foram cinco vitórias e um empate, que ajudaram o país a se classificar pela primeira vez para uma segunda Copa do Mundo da FIFA consecutiva.
Fiel ao estilo do seu treinador, a Roja passou a jogar totalmente voltada para o ataque, a ponto de ter registrado o segundo melhor ataque das eliminatórias (29 gols), mas também a defesa mais vazada entre as seleções que alcançaram a vaga direta (25). Além disso, o Chile empatou apenas um dos 16 jogos que disputou no torneio classificatório.
Participações na Copa do Mundo da FIFA
Com oito participações, o Chile divide com o Paraguai a honra de ser o quarto país sul-americano com maior experiência na competição máxima do futebol mundial. Os chilenos tiveram o melhor desempenho em 1962, quando jogaram em casa e levaram a medalha de bronze. Assim como nas duas participações anteriores, voltaram a não passar da fase de grupos em 1966, 1974 e 1982. Na França 1998 e na África do Sul 2010, chegaram às oitavas de final, em ambos os casos sendo eliminados pelo Brasil.
Os destaques
Os atacantes Alexis Sánchez e Eduardo Vargas, além dos meias-atacantes Matías Fernández e Arturo Vidal, são as principais figuras de um plantel cheio de talento e opções em cada posição. A eles podemos somar os experientes Claudio Bravo, Gary Medel e o palmeirense Jorge Valdivia, bem como jovens de qualidade tais como Marcelo Díaz e Jean Beausejour.
Técnico: Jorge Sampaoli
Melhores participações em torneios da FIFA: medalhas de bronze na Copa do Mundo da FIFA (1962), Copa do Mundo Sub-17 da FIFA (1993), Torneio Olímpico de Futebol (2000) e Copa do Mundo Sub-20 da FIFA (2007)
Estrelas do passado: Leonel Sánchez, Elías Figueroa, Carlos Caszely, Iván Zamorano e Marcelo Salas
Convocados (23 jogadores)
Guarda-redes: Claudio Bravo (Real Sociedad), Johnny Herrera (Universidad do Chile) e Cristopher Toselli (Universidad Catolica)
Defesas: Gary Medel (Cardiff), Gonzalo Jara (Nottingham Forest), Jose Rojas (Universidad do Chile), Eugenio Mena (Santos), Mauricio Isla (Juventus)
Médios: Jorge Valdivia (Palmeiras), Felipe Gutierrez (Twente), Jose Pedro Fuenzalida (Colo Colo), Francisco Silva (Osasuna), Arturo Vidal (Juventus), Charles Aranguiz (Internacional), Marcelo Diaz (Basileia), Carlos Carmona (Atalanta) e Miiko Albornoz (Malmö)
Avançados: Alexis Sánchez (Barcelona), Esteban Paredes (Colo Colo), Eduardo Vargas (Valencia), Jean Beausejour (Wigan), Maurício Pinilla (Cagliari) e Fabian Orellana (Celta)
Rafa- Moderador
- Número de Mensagens : 28081
Idade : 30
Localização : Viana do Castelo
Emprego/lazer : Stunned!
Data de inscrição : 28/12/2008
Re: Chile
MCZE- WWE Intercontinental Champion
- Número de Mensagens : 22594
Idade : 32
Localização : Aqui
Emprego/lazer : Lazer
Data de inscrição : 27/12/2008
» [2ª Jornada] Espanha 0 - 2 Chile
» [3ª Jornada] Chile 0 - 2 Holanda
» 2ª Jornada @ Chile vs Suiça
» 1ª Jornada @ Honduras vs Chile