Itália
Itália
Perfil
- Spoiler:
- Como se classificaram
Acostumada a penar nas eliminatórias e deixar seu melhor futebol para a Copa do Mundo da FIFA, a Itália mudou seus hábitos desta vez e dominou amplamente o Grupo B da zona europeia. A tarefa, no entanto, se anunciava muito mais complicada quando o sorteio lhe colocou diante do caminho adversários como Dinamarca, República Tcheca e Bulgária. No final das contas, a Azzurra não sofreu nenhuma derrota e confirmou sua classificação antes mesmo da última rodada, avançando para o Mundial com a certeza de que sua revolução foi bem-sucedida.
Na nova Itália de Cesare Prandelli, não há lugar para o catenaccio. "Hoje todo mundo sabe que é impossível conquistar resultados sem jogar um belo futebol", disse o técnico ao assumir o cargo. Após levar o país ao vice-campeonato na UEFA Euro 2012 e à 14ª participação consecutiva na Copa do Mundo com um estilo de jogo incontestavelmente ofensivo, Prandelli provou seu discurso na prática.
Participações na Copa do Mundo da FIFA
Com quatro títulos conquistados (1934, 1938, 1982 e 2006) e dois vice-campeonatos (1970 e 1994), a Itália é, depois do Brasil, a seleção com o maior número de vitórias na Copa do Mundo da FIFA. Além disso, os italianos foram, ao lado dos brasileiros, os únicos a conquistarem o Mundial duas vezes consecutivas. O triunfo sobre a Alemanha, por 4 a 3, na prorrogação da semifinal do México 1970 é considerado por todos uma das partidas mais espetaculares da história do torneio.
Os destaques
Sobrevivente do elenco campeão em 2006, o capitão e goleiro Gianluigi Buffon simboliza "o último dos moicanos", tal como Andrea Pirlo. Ao longo dos últimos meses e partidas, jovens talentosos têm encontrado espaço na equipe, como o zagueiro Andrea Ranocchia e o volante Marco Verratti. É no setor ofensivo, porém, que a renovação tem dado mais frutos, com o surgimento de Stephan El Shaarawy e a nova boa fase de Giuseppe Rossi. Tão talentosos quanto temperamentais, Mario Balotelli e Pablo Osvaldo também têm desempenhado um papel importante na nova seleção.
E mais…
Técnico: Cesare Prandelli
Melhores participações em torneios da FIFA: tetracampeã da Copa do Mundo da FIFA (1934, 1938, 1982 e 2006) e vencedora do Torneio Olímpico de Futebol de 1936
Estrelas do passado: Dino Zoff, Franco Baresi, Giacinto Facchetti, Paolo Maldini, Fabio Cannavaro, Gianni Rivera, Roberto Baggio, Giuseppe Meazza, Silvio Piola, Luigi Riva e Paolo Rossi
Convocados (23 jogadores):
Guarda-redes: Gianluigi Buffon (Juventus), Salvatore Sirigu (PSG), Mattia Perin (Génova)
Defesas: Ignazio Abate (AC Milan), Andrea Barzagli (Juventus), Leonardo Bonucci (Juventus), Giorgio Chiellini (Juventus), Matteo Darmian (Torino), Mattia De Sciglio (AC Milan), Gabriel Paletta (Parma)
Médios: Alberto Aquilani (Fiorentina), Antonio Candreva (Lazio), Daniele De Rossi (Roma), Claudio Marchisio (Juventus), Thiago Motta (PSG), Marco Parolo (Parma), Andrea Pirlo (Juventus), Marco Verratti (PSG)
Avançados: Mario Balotelli (AC Milan), Antonio Cassano (Parma), Alessio Cerci (Torino), Ciro Immobile (Torino), Lorenzo Insigne (Nápoles).
Rafa- Moderador
- Número de Mensagens : 28081
Idade : 30
Localização : Viana do Castelo
Emprego/lazer : Stunned!
Data de inscrição : 28/12/2008
Re: Itália
MCZE- WWE Intercontinental Champion
- Número de Mensagens : 22594
Idade : 32
Localização : Aqui
Emprego/lazer : Lazer
Data de inscrição : 27/12/2008