Suíça
Suíça
Perfil
- Spoiler:
- Como se classificaram
A Suíça garantiu a sua vaga para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 um dia antes do término das eliminatórias. No entanto, a caminho do Mundial, o selecionado helvético precisou superar muitos obstáculos e superar vários reveses.
Depois de vitórias contra Eslovênia e Albânia no começo das eliminatórias, a equipe comandada pelo experiente técnico Ottmar Hitzfeld assumiu a liderança do grupo. Mas na partida seguintes a Suíça desperdiçou alguns pontos. Contra a Noruega, os suíços não passaram de um empate por 1 a 1, mas se recuperaram em seguida e derrotaram a Islândia por 2 a 0. Depois disso, a equipe conseguiu um empate e uma vitória contra o Chipre.
Na partida contra a Islândia, a seleção de Hitzfeld mostrou certa fragilidade ao abrir 4 a 1 de vantagem, mas ceder o empate por 4 a 4. Mas nos dois últimos jogos das eliminatórias a Suíça fez o que precisava. A vitória por 2 a 0 contra a Noruega pavimentou o caminho para a terceira classificação consecutiva do selecionado helvético, enquanto o 2 a 1 contra a Albânia na última rodada marcou o fim de um torneio classificatório muito bem-sucedido.
Participações na Copa do Mundo da FIFA
Até hoje, a Suíça participou de nove edições da Copa do Mundo da FIFA (1934, 1938, 1950, 1954, 1962, 1966, 1994, 2006 e 2010). Em três ocasiões, os suíços chegaram às quartas de final. A última delas, no entanto, aconteceu há quase 50 anos, quando jogaram o Mundial nos seus próprios domínios, em 1954.
Desde então, o melhor que a Suíça conseguiu foi chegar às oitavas de final, o que aconteceu em duas oportunidades, nos EUA 1994 e na Alemanha 2006. Na África do Sul 2010, os suíços estrearam com uma surpreendente vitória por 1 a 0 contra a Espanha, que acabaria sendo a campeã mundial. No entanto, o sucesso inicial dos helvéticos não foi suficiente para obter uma vaga na segunda fase.
Os destaques
A seleção helvética conta com nomes de qualidade desde a defesa até o ataque. Debaixo das traves, Diego Benaglio é um dos melhores do mundo da sua posição e foi campeão alemão pelo Wolfsburg em 2009. Jogadores experientes, como Tranquillo Barnetta, Gökhan Inler e Philippe Senderos estão em perfeita harmonia com os promissores talentos Xherdan Shaqiri, Fabian Schär, Granit Xhaka e Valentin Stocker. Juntos, eles querem chegar longe no Brasil 2014.
Técnico: Ottmar Hitzfeld
Melhores participações em torneios da FIFA: campeã da Copa do Mundo Sub-17 da FIFA 2009, vice-campeã da Copa do Mundo de Beach Soccer da FIFA 2009 e eliminada nas quartas de final da Copa do Mundo da FIFA Itália 1934, França 1938 e Suíça 1954
Estrelas do passado: Alexander Frei, Marco Streller, Hakan Yakin, Ciriaco Sforza, Heinz Hermann, Alain Geiger, Stéphane Chapuisat e Johann Vogel
Convocados:
Guarda-Redes: Diego Benaglio (Wolfsburg), Roman Bürki (Grasshopper) e Yann Sommer (Basel)
Defesas: Steve von Bergen (Young Boys), Johannes Djourou (Hamburgo), Michael Lang (Grasshopper), Stephan Lichsteiner (Juventus), Ricardo Rodriguez (Wolfsburg), Fabian Schär (Basel), Philippe Senderos (Valencia) e Reto Ziegler (Sassuolo)
Médios: Tranquillo Barnetta (Eintracht Frankfurt), Valon Behrami (Napoli), Blerim Dzemaili (Napoli), Gelson Fernandes (Freiburg), Gökhan Inler (Napoli), Xherdan Shaqiri (Bayern) e Valentin Stocker (Basel)
Avançados: Josip Drmic (Nuremberg), Mario Gavranovic (Zurich), Admir Mehmedi (Freiburg), Haris Seferovic (Real Sociedad) e Granit Xhaqa (Borussia Monchengladbach)
Última edição por Rafa em Dom maio 18 2014, 01:59, editado 1 vez(es)
Rafa- Moderador
- Número de Mensagens : 28081
Idade : 30
Localização : Viana do Castelo
Emprego/lazer : Stunned!
Data de inscrição : 28/12/2008
Re: Suíça
DiogoAz- Moderador
- Número de Mensagens : 18706
Idade : 31
Localização : Maia, Porto
Emprego/lazer : Jornalismo & Comunicação
Data de inscrição : 27/12/2008