República da Coreia
República da Coreia
Perfil
- Spoiler:
- Campanha nas eliminatórias
Antes de confirmar a sua oitava participação consecutiva na Copa do Mundo da FIFA, a Coreia do Sul chegou a ter a classificação seriamente ameaçada em duas ocasiões. Diferentemente do Japão, que manteve uma escalação fixa, e da Austrália, que contava com jogadores experientes no elenco, os sul-coreanos sofreram ao longo de todo o torneio para encontrar uma formação confiável.
Enfraquecidos pelas constantes mudanças na equipe, os Guerreiros Taeguk perderam para o Líbano por 2 a 1 na penúltima rodada da terceira fase e ficaram a um passo da eliminação. A derrota custou o cargo ao técnico Cho Kwangrae, mas, já sob o comando de Choi Kanghee, eles fizeram 2 a 0 na decisiva partida contra o Kuwait e avançaram.
Na fase final, o roteiro foi praticamente o mesmo, com a Coreia do Sul preocupando os torcedores após empatar com Uzbequistão e Líbano e perder para o Irã. Com a vitória em casa sobre os uzbeques por 1 a 0 no penúltimo jogo, a seleção deu uma guinada na competição, mas, após a derrota pelo mesmo placar diante do Irã, os sul-coreanos tiveram que esperar o fim da goleada do Uzbequistão sobre o Catar por 5 a 1 para confirmarem a classificação direta, graças a um saldo de gols melhor que o dos centro-asiáticos.
Participações na Copa do Mundo da FIFA
Apesar de ser o representante asiático com o maior número de participações, a Coreia do Sul nunca havia vencido uma partida sequer até sediar a competição em 2002, ao lado do Japão. O triunfo veio logo na estreia, contra a Polônia, e foi seguido de um empate com os EUA e vitória sobre Portugal, o que garantiu ao país a sua primeira classificação para a segunda fase do torneio. Em seguida, os sul-coreanos passaram por Itália e Espanha e chegaram às semifinais, quando perderam da Alemanha. Já em 2010, o selecionado fez história ao passar da fase de grupos pela primeira vez em solo estrangeiro, mas acabou eliminado pelo Uruguai já nas oitavas de final.
Os destaques
Com a mudança de comando no meio das eliminatórias, o novo técnico Hong Muungbo apostou em uma renovação, que acabou se provando a boa decisão. Um deles foram os jovens Son Heungmin e Koo Jacheol que veêm atuando em alto nível na Alemanha. A braçadeira de capitão também tem novo dono, com Lee Chungyong, do Bolton, liderando a equipe, e com Kim Shinwook e Lee Keunho tendo a função de marcar os gols.
Técnico: Hong Myungbo
Melhor participação em torneios da FIFA: quarto lugar na Copa do Mundo da FIFA 2002
Estrelas do passado: Cha Bum-Kun, Hong Myung-Bo e Park Ji-Sung
Convocados:
Guarda-Redes: Jung Sung-ryong (Suwon Bluewings), Lee Bum-young (Busan IPark), Kim Seung-gyu (Ulsan Hyundai).
Defesas: Hwang Seokho (Hiroshima Sanfrecce/Jap), Hong Jeongho (Augsburgo/Ale), Lee Yong (Ulsan Hyundai), Yun Sukyoung (QPR/Ing), Kim Changsoo (Kashiwa Raysol/Jap), Kim Jin-Su (Albirex Niigata/Jap), Kim Younggwon (Guangzhou Evergrande/Chn), Kwak Taehwi (Al Hilal/Ara).
Médios: Han Kookyoung (Kashiwa Reysol/Jap), Ha Daesung (Beijing Guoan/Chn), Ji Dongwon (Augsburgo/Ale), Lee Chungyong (Bolton Wanderers/Ing), Son Heungmin (Bayer Leverkusen/Ale), Park Jongwoo (Guangzhou Ramp/Chn), Ki Sungyueng (Sunderland/Ing), Kim Bokyung (Cardiff City/Ing).
Avançados: Park Chu-Young (Watford/Ing), Lee Keunho (Sangju Sangmu), Kim Shinwook (Ulsan Hyundai) e Koo Ja-cheol (FSV Mainz 05/Ale).
Rafa- Moderador
- Número de Mensagens : 28081
Idade : 30
Localização : Viana do Castelo
Emprego/lazer : Stunned!
Data de inscrição : 28/12/2008
» [2ª Jornada] Argélia 4 - 2 Coreia do Sul
» [3ª Jornada] Bélgica 1 - 0 Coreia do Sul
» 2ª Jornada @ Argentina vs Rep. Coreia
» 3ª Jornada @ Nigéria vs Rep. Coreia