Pedro Proença anuncia final de carreira: «Atingi um patamar único»
Pedro Proença anuncia final de carreira: «Atingi um patamar único»
Pedro Proença anunciou esta quinta-feira, na sede da Federação Portuguesa de Futebol, o final da carreira como árbitro de futebol.
«Foi uma decisão refletida e ponderada», explicou o agora ex-árbitro, de 44 anos, perante uma plateia que reuniu diversas figuras do futebol nacional, tais como Luís Filipe Vieira, Bruno de Carvalho e Antero Henrique, em representação do FC Porto, e o presidente da Liga, Luís Duque, entre outros.
«A presença de representantes dos clubes maiores em Portugal é sinal do reconhecimento que as possíveis falhas jamais colocaram em causa a postura de seriedade e caráter com que sempre tentei pautar a minha conduta dentro de campo», realçou.
«Fecha-se um ciclo enquanto árbitro, estando certo que atingi um patamar único, que muito me orgulha, e ciente que contribuí, de forma humilde, para uma projeção da arbitragem portuguesa além-fronteiras. Acredito que delego às novas gerações uma herança de peso, de um percurso que sempre foi pautado pela máxima dedicação e entrega a esta causa decidi abraçar», sublinhou Pedro Proença, prosseguindo:
«Deixo uma imagem de profissionalismo, competência e credibilidade perante todos os agentes desportivos com os quais me cruzei ao longo de todo este tempo. Mesmo reconhecendo que possa ter errado em decisões dentro do campo e sofrendo com esses mesmos erros, estou consciente que tudo fiz no sentido de aperfeiçoar as minhas capacidades e o meu desempenho, num espírito sempre de superação a cada jogo, tentando deste modo contrariar a inevitabilidade do erro humano».
Sempre disponível para ajudar
Pedro Proença orgulha-se do percurso de quase três décadas na arbitragem, tanto a nível nacional como internacional.
«Ao longo destes 26 anos tive o privilégio de apitar jogos fantásticos, quer no panorama nacional quer no plano internacional. Estive em competições extraordinárias, com os mais talentosos intervenientes, fui um privilegiado. Estar presente em várias finais únicas, com a Champions League e do Campeonato da Europa, foi o culminar de uma jornada para o qual eu e a minha equipa muito trabalhámos», assinalou.
No futuro, e quanto a um eventual regresso ao desporto-rei, frisou que estará «sempre disponível para contribuir no que for necessário em prol da arbitragem e do futebol português».
Protagonista de relação nem sempre pacífica com Vítor Pereira, presidente do Conselho de Arbitragem da FPF, Pedro Proença diz sair «a bem com toda a gente» do futebol.
«O que não significa que em determinados momentos não possamos ter ideias diferentes», ressalvou, mostrando-se otimista quanto ao futuro da arbitragem nacional:
«Temos uma geração de árbitros entusiasta e bem preparada, que certamente dará muitos motivos de regozijo à arbitragem nacional. Estou confiante que o futuro da arbitragem em Portugal está assegurado e sustentado em caráter e qualidade».
Rafa- Moderador
- Número de Mensagens : 28081
Idade : 30
Localização : Viana do Castelo
Emprego/lazer : Stunned!
Data de inscrição : 28/12/2008
» Pedro Proença eleito o 7.º melhor do Mundo
» Pedro Proença eleito presidente da Liga
» Pedro Proença agredido em centro comercial de Lisboa
» Pedro Proença de cabeça quente à saída do Bonfim