Inovação, o caminho para 2009
Inovação, o caminho para 2009
"Imaginar-Criar-Inovar" são as propostas lançadas às sociedades europeias como atitude para 2009. Este é o Ano Europeu da Criatividade e da Inovação, que será oficialmente aberto a 7 de Janeiro, por Durão Barroso, em Praga.
O lançamento da iniciativa, feito neste Dezembro, em Bruxelas, não podia ser mais expressivo acerca das intenções: foi chamada a actuar uma orquestra de Viena, cujos instrumentos são feitos de cenouras, nabos, abóboras e outros vegetais.
A mensagem que a Comissão Europeia quer vincar para 2009 refere a criatividade e a inovação como motores da prosperidade económica e do bem-estar individual e colectivo. O público a que as iniciativas se dirigem está particularmente centrado nos jovens e educadores. Mas as atitudes que favorecem a inovação serão também estimuladas junto das empresas e dos decisores políticos. O Ano Europeu da Criatividade e da Inovação, cuja programação depende em muito da dinâmica que as comissões nacionais lhe imprimam, incita a abordagens originais nos campos da cultura, educação, sociedade do conhecimento, desenvolvimento sustentável e das artes e indústrias criativas. As políticas de investigação científica constituem outros dos campos propostos para uma Europa mais criativa. Leonel Moura, artista plástico que vem fazendo intervenções com recurso a robôs-pintores, é um dos embaixadores deste ano auropeu. Na lista dos convidados de cada país consta também Erno Rubik, que ganhou notoriedade mundial com a invenção do cubo Rubik.
Fonte: JN
---------------------------------
Toca a inovar pessoal, mesmo nos fóruns.
» Belluschi tem caminho aberto para Génova
» lionMARKS #4 - Caminho para o Dome e a viagem do Léo
» Face-turn a caminho para Damien Sandow?
» Ricky Álvarez a caminho do Porto para assinar contrato