Turquia abate caça russo na fronteira com a Síria
Turquia abate caça russo na fronteira com a Síria
A Turquia anunciou que abateu um avião militar estrangeiro, perto da fronteira com a Síria, que estaria a violar o seu espaço aéreo. A Rússia diz que o avião abatido é um dos seus caças SU-24 que nunca saiu do espaço aéreo da Síria.
O Ministério da Defesa russo avançou, na rede social Twitter, que o avião abatido é um caça SU-24. Esta informação está também a ser avançada pelas agências Reuters e AFP, que citam fontes não identificadas da Presidência turca.
"Um avião russo SU-24 foi abatido de acordo com as regras de combate depois de ter violado o espaço aéreo turco, apesar dos avisos", disseram à agência AFP fontes da Presidência da Turquia.
Mas a Rússia tem uma interpretação diferente: "Hoje, sobre território sírio, na sequência de tiros disparados provavelmente a partir do solo, caiu um avião SU-24 da Força Aérea russa em combate na Síria", avança um comunicado do Ministério da Defesa russo. O ministério russo garante que o caça nunca saiu do espaço aéreo sírio.
Dmitri Peskov, porta-voz do Presidente russo, Vladimir Putin, disse que o abate do caça SU-24 é "um incidente muito grave", mas salientou que é muito cedo para tomar decisões. "É simplesmente impossível dizer alguma coisa sem ter toda a informação", disse Peskov.
De acordo com as autoridades turcas, o piloto do caça estrangeiro foi avisado de que estava a violar o espaço aéreo turco pelo menos dez vezes durante cinco minutos. O Governo turco pediu uma "reunião extraordinária" com os restantes membros da NATO para dar conta do que aconteceu. A reunião está marcada para as 17h de Bruxelas (16h em Portugal continental), mas segundo o jornalista da Sky News Alistair Bunkall, especialista em questões relacionadas com a Defesa, a Turquia não invocou o Artigo 4 (que prevê a convocação de reuniões quando a integridade territorial de um dos membros estiver em perigo).
Várias estações turcas estão a transmitir um vídeo em que se vê um avião a despenhar-se na zona de Yamadi, na província síria de Latakia.
Testemunhas disseram que os dois ocupantes do caça conseguiram ejectar-se. A estação Haberturk TV partilhou um vídeo na rede social Vine e uma fotografia que diz serem do momento em que os pilotos estão a descer de pára-quedas. A agência turca Dogan noticiou que os pilotos estão a ser procurados por helicópteros russos. O canal CNN Turquia avança que um deles foi capturado por rebeldes sírios, mas não há qualquer informação oficial da parte de Moscovo.
Charles Lister, analista da Brookings Institution em Doha, pôs a circular no Twitter um vídeo que mostraria um dos pilotos russos que se ejectaram do SU-24 abatido por F-16 turcos. No vídeo via-se um piloto, "quase de certeza russo, a julgar pelo uniforme e pelo equipamento", mas Lister removeu o vídeo pouco depois, dizendo que afinal as imagens tinham sido captadas em 2013.
Apesar de ter removido o link para o vídeo, o mesmo analista mantém que pelo menos um dos pilotos morreu e que o seu corpo foi recolhido pelo grupo rebelde anti-Assad Alwiya Al-'Ashar, que integra o chamado Exército Livre da Síria – e que terá também capturado o outro piloto.
primeiro-ministro turco, Ahmet Davutoglu, falou esta terça-feira com o seu ministro dos Negócios Estrangeiros para avaliar a situação na fronteira com a Síria, mas o comunicado final não faz referência a este incidente. Entretanto foi avançado que as autoridades turcas estão já em contacto com a NATO para falar sobre o abate de um caça na fronteira com a Síria – a Turquia é membro da NATO desde 1952.
Várias zonas da Síria estão a ser bombardeadas pela Rússia e por uma coligação liderada pelos Estados Unidos.
Ribeiro- WWE Tag Team Champion
- Número de Mensagens : 21976
Idade : 99
Localização : Mordor
Emprego/lazer : Hater
Data de inscrição : 27/12/2013
Re: Turquia abate caça russo na fronteira com a Síria
Convidado- Convidado
Re: Turquia abate caça russo na fronteira com a Síria
Ribeiro- WWE Tag Team Champion
- Número de Mensagens : 21976
Idade : 99
Localização : Mordor
Emprego/lazer : Hater
Data de inscrição : 27/12/2013
» Caça a JR com novo aliado
» Guerra Civil na Síria
» Mais de dez mil contra o abate do cão que atacou criança em Beja
» José Mourinho rejeita formalmente proposta da Síria