Portugal vai, pela primeira vez na sua história, marcar presença na final do Campeonato do Mundo de Sub-14, depois de quinta-feira, nas meias-finais, ter superado a anfitriã República Checa, por 2-1.
Este foi o quarto compromisso da equipa portuguesa na cidade de Prostejov e, curiosamente, sempre com o mesmo desfecho: triunfo por 2-1.
Depois de bater, na "poule" de qualificação, África do Sul, Estados Unidos e Taiwan, Portugal teve agora de se desembaraçar da formação da casa que, para além de contar com essa vantagem psicológica, possui nas suas fileiras alguns dos mais promissores tenistas europeus do escalão.
Marek Routa, terceiro melhor jogador da Europa na categoria, venceu o primeiro duelo da jornada, batendo Rodolfo Pereira, em dois "sets", com esclarecedores parciais de 6-1 e 6-0. Mas, nem este desaire tão pesado provocou a descrença nos portugueses.
Frederico Silva (sexto colocado na hierarquia do Velho Continente), após dura batalha com Robin Stanek (quinto europeu), anulou a desvantagem, triunfando por equilibrados 3-6, 7-6 e 6-4. E logo de seguida, aparentemente sem acusar o esforço físico, formou dupla com Gonçalo Loureiro para, pela quarta vez consecutiva, decidir a eliminatória.
No fulcral embate de pares, o duo luso fez questão de provar porque é o melhor da Europa. Os jovens nacionais entraram "a todo o gás" e venceram de entrada por 6-3. A situação complicou-se no segundo "set", com os checos a devolveram o 6-3. A decisão passaria então pelo terceiro e último parcial, onde os portugueses - revelando boa capacidade atlética e mental - ultrapassaram todas as dificuldades e selaram mais um 6-3.
Sábado, na luta pelo título mundial, Portugal vai medir forças com a Espanha (afastou o Japão na segunda meia-final), curiosamente uma selecção conhecida dos tenistas nacionais. Nos mais recentes confrontos, incluído o Campeonato da Europa, o triunfo sorriu às cores lusas. Significa isso que sonhar com o ceptro não é, decididamente, impossível para os portugueses. Se alguém tem de estar nervoso... serão os espanhóis!