Canoagem: Teresa Portela motivada por bronze europeu
Canoagem: Teresa Portela motivada por bronze europeu
A medalha de bronze em K1 500 nos Europeus de canoagem Sub-23 motiva a olímpica Teresa Portela a aproximar-se da final dos Mundiais do Canadá, onde espera reforçar o estatuto de melhor canoista portuguesa da actualidade.
"As medalhas são sempre importantes. Tinha muitos quartos e quintos lugares, tanto em K1, como em K4, e começava já a habituar-me a essas posições. Agora foi um terceiro, sinal de que tudo é possível...", disse à Lusa a atleta, de 21 anos.
De quinta-feira a domingo, em Dartmouth, a atleta de Esposende espera andar perto da regata das medalhas, reservada Às nove melhores:
"A única referência mundial que tenho em K1 é o 14.º lugar nos Jogos Olímpicos. O objectivo é ficar perto dessa posição, pois sei que para atingir a final ainda me falta um pouco".
Em Pequim'2008 foi a mais jovem canoísta a fazer K1 e agora no Canadá quer "ganhar mais experiência e melhorar pequenos pormenores necessários para se atingir uma final A".
"Vou trabalhar para continuar a ser a melhor atleta portuguesa. Gosto de fazer o K1 e é assim que quero estar em Londres2012, esperando ainda um melhor desempenho", acrescentou a atleta, cada vez com maior concorrência no sector feminino, caso da campeã europeia e mundial júnior, Joana Vasconcelos, que no Canadá vai fazer K1 200.
Teresa Portela garante que está "bem física e psicologicamente" e ciente de que "para chegar ao topo é preciso dar uma série de pequenos passos".
"Tanto em K1 como em K4 é preciso melhorar alguns pormenores. Vou tentar evoluir um a dois segundos na próxima época e com isso espero ir à final", prometeu.
O selecionador nacional, o polaco Ryszard Hoppe, defende que Teresa Portela está "ao nível de 2008" e diz que o seu tempo actual a coloca "perto da final A", considerando que tem "capacidade para melhorar no futuro e em Londres'2012 entrar na final A".
Ainda a representar Portugal no Canadá está Joana Vasconcelos em K1 200, os K2 Leonel Correia/João Ribeiro e Helena Rodrigues/Beatriz Gomes e o K4 Helena Rodrigues/Teresa Portela/Joana Sousa/Beatriz Gomes em K4.
Os grandes ausentes do mundial são Emanuel Silva e o campeão europeu Sub-23 Fernando Pimenta.
Record
Re: Canoagem: Teresa Portela motivada por bronze europeu
MCZE- WWE Intercontinental Champion
- Número de Mensagens : 22594
Emprego/lazer : Lazer