Rumo ao trono europeu
Rumo ao trono europeu
As cidades polacas de Poznan, Gdansk, Varsóvia e Wroclaw recebem, a partir de hoje e até ao dia 20, o Eurobasket'09. São 16 seleções que procuram o título máximo europeu, o qual se encontra em poder da Rússia, vencedora da edição de 2007, em Espanha.
E é precisamente a seleção espanhola que parte na Polónia como principal favorita. Detentora do título mundial, conquistado no Japão, vice-campeã olímpica, em Pequim, e europeia, a equipa de Pau Gasol, Rudy Fernandez, Juan Carlos Navarro, Marc Gasol, Jorge Garbajosa e Ricky Rubio quer vingar o inesperado desaire em Madrid, ante a Rússia liderada pelo então MVP do Eurobasket'07, Andrei Kirilenko.
A Espanha surge algo transfigurada em relação à equipa que disputou os Jogos Olímpicos. Desde logo apresentando um novo selecionador, o italiano Sérgi Scariolo e, depois, sem três dos mais emblemáticos jogadores do país vizinho: José Manuel Calderón, Carlos Jimenez e Berni Rodriguez.
No entanto, a onda de euforia que rodeava esta seleção espanhola, fruto das 6 vitórias alcançadas em outros tantos jogos de preparação, sofreu um abalo com a derrota - sem Pau Gasol e Rudy Fernandez -, em Vilnius, ante a Lituânia (72-94), na passada 5.ª feira, um desaire que não acontecia, em jogos de preparação, desde o Europeu de Belgrado, em 2005.
Candidatos
Claro que o favoritismo só se confirma em campo e, para a Espanha chegar ao tão desejado título europeu - já disputou seis finais -, terá de ultrapassar países cuja história na modalidade fala por si [ver quadro anexo]. Rússia (descendente da antiga União Soviética), Sérvia (da ex-Jugoslávia), Lituânia, Grécia, Alemanha e a Polónia, a jogar em casa, são igualmente fortes candidatos à vitória final.
No entanto, muitas das seleções presentes na Polónia surgem desfalcadas de jogadores importantes e influentes e esse facto pode vir a definir o resultado final.
Refira-se que a 2.ª fase do Europeu decorre nas cidades de Bydgoscz, Lodz e Katowice.
Várias ausências marcam prova
O Eurobasket'09 regista um número assinalável de jogadores que não vão comparecer na Polónia. A campeã Rússia inicia a defesa do título sem a sua maior estrela, Andrei Kirilenko, assim como outro grande responsável pelo êxito em Madrid, J. R. Holden.
Na Alemanha as ausências do jovem base Per Gunther - lesionado no jogo de preparação frente à Eslovénia -, de Chris Kaman e, principalmente, da estrela dos Dallas Mavericks, Dirk Nowitzki, são factores de enfraquecimento. Uma das seleções com mais baixas registadas é a Lituânia: os bases Sarunas Jasikevicius, Rimantas Kaukenas e Arvydas Macijauskas e o extremo Ramunas Siskauskas são ausências de vulto na equipa.
A Grécia surge sem dois dos principias jogadores, Theo Papaloukas e Dimitri Diamantidis. A Sérvia está privada de jogadores que habitualmente integram a seleção: Igor Rakocevic, Darko Milicic, Duran Kecman e Zoran Erceg. A Grã-Bretanha não conta com dupla da NBA, Luol Deng e Ben Gordon, enquanto a Turquia, uma vez mais, se vê privada de Mehmet Okur.
record
» Rei Juan Carlos abdicou do trono
» Ronaldo iguala Pauleta no trono dos goleadores
» José Mourinho no trono dos mais bem pagos, Villas-Boas é sétimo
» Europeu Sub-21