Jessica e Inês Monteiro partem como favoritas
Jessica e Inês Monteiro partem como favoritas
Jessica Augusto e Inês Monteiro, que no ano passado, em Bruxelas, foram 2.ª e 3.ª, apenas batidas pela agora ausente Hilda Kibet, holandesa de origem queniana, são as principais favoritas no Europeu de Corta-Mato que amanhã se realiza em Dublin.
Campeãs juniores em 1999 (Inês) e 2000 (Jessica), as duas atletas portuguesas apresentam-se em boas condições para voltarem ao pódio e, agora, nos lugares mais altos. Esta época, as duas treinaram-se juntas em altitude, mas apenas se defrontaram uma vez, no Cross de Oeiras. Ganhou Jessica Augusto, mas Inês Monteiro, com um crosse em Espanha no dia seguinte, limitou-se a assegurar o 2.º lugar sem grande esforço.
A principal adversária das portuguesas poderá ser a irlandesa Mary Cullen, 4.ª classificada há um ano, a 10 segundos de Jessica e a 2 de Inês. Terceira nos 3.000 m do Europeu de pista coberta de março passado (a 29 centésimos de Sara Moreira, 2.ª), Cullen defrontou Inês Monteiro há um mês, em Burgos, no primeiro crosse da época, sendo 4.ª, a um só segundo da portuguesa. E amanhã corre em casa. A espanhola Rosa Morató (5.ª em 2008) perdeu duas vezes com Inês recentemente e por boa margem: 6 segundos em Llódio e 33 em Sória. E a holandesa Adrienne Herzog (6.ª em 2008) ficou a meio minuto de Inês em Burgos e a 19 segundos de Dulce Félix em Tilburg. Esta, vencedora em Torres Vedras e, depois, de dois crosses no estrangeiro, poderá aspirar também a uma excelente classificação, bem perto do pódio.
record