Consumo de energia perto de bater recorde
Consumo de energia perto de bater recorde
As baixas temperaturas que se têm verificado em Portugal nos últimos dias levaram a um progressivo aumento do consumo de energia, elevando-o para níveis muito próximos do recorde registado no nosso país, a 18 de Dezembro de 2007.
Fonte da Rede Eléctrica Nacional (REN) admitiu ao JN que, durante o dia e noite de ontem - em que grande parte do país registou temperaturas mínimas negativas e houve queda de neve em várias cidades da região Norte - poderia mesmo ser batido o recorde nacional de potência máxima na rede, que se situa nos 9110 megawatts (MW). Mas só hoje esses dados estarão disponíveis para consulta.
Segundo a REN, até ontem, quinta-feira foi o dia em que se registou um maior consumo de energia desde o dia histórico de 18 de Dezembro de 2007, tendo sido atingidos 9072 MW de potência máxima na rede. Ou seja, anteontem, Portugal esteve a apenas 38 MW do valor máximo de potência registado na REN, o que indicia que, dada a persistência das baixas temperaturas, poderá em breve ser batido um novo recorde de consumo.
De acordo com a mesma fonte, numa sequência de dias muito frios como a que está a ocorrer em Portugal, os consumos podem aumentar até 7 a 8% face ao normal. Mas não é um aumento imediato: verifica-se à medida que os edifícios vão esfriando e a necessidade de aquecimento é maior. Na quarta-feira, por exemplo, a REN ainda não verificava uma alteração significativa no consumo que, nos primeiros dias do ano, esteve mesmo abaixo dos valores verificados no mesmo período do ano passado.Fonte: JN
» Wrestlemania 29 irá bater recorde do Wrestling/MMA
» Possíveis localizações das próximas WrestleMania & WWE pode bater seu recorde de assistência
» Consumo de Marijuana na WWE
» Falta de energia no Battleground levou Vince McMahon à loucura