Está confirmado. Souza assinou por cinco épocas com o FCPorto, constituindo-se como a segunda contratação dos azuis e brancos para a nova temporada, depois do defesa-central Sereno (ex-Valladolid). O facto de a SAD portista não ter revelado os termos do negócio, nem tão-pouco os haver divulgado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), impede que se tenha uma noção exata dos valores envolvidos na transferência, embora no Brasil se tivesse anunciado que o FC Porto adquiriu 75 por cento do passe do jogador por 3,5 milhões de euros.
Com a aquisição do médio brasileiro, os dragões garantem um concorrente para Fernando, que há muito procura alguém capaz de rivalizar consigo pelo lugar à frente da defesa. Bolatti, Pelé e Prediger, ou mesmo Andrés Madrid, nunca foram capazes de colocar em sentido o poderoso trinco dos azuis e brancos. Tomás Costa foi uma opção de recurso enquanto o Polvo esteve lesionado, mas os resultados da equipa ficaram muito aquém do esperado. Desta forma, a contratação de um médio-defensivo era uma das prioridades da SAD para a nova temporada.
Adaptação
Souza é muito apreciado no seu país, tendo-se sagrado vice-campeão mundial de Sub-20, pelo Brasil, no ano passado, depois de ser batido na final pelo Gana de David Addy. O médio de 21 anos é elogiado pela sua cultura tática, bom posicionamento defensivo, mas também sabe sair a jogar. Na Europa vai começar por enfrentar as dificuldades próprias de alguém que está habituado a um tipo de futebol diferente, mais lento, sem marcações rígidas, mas esse é um desafio para André Villas-Boas.
O novo técnico dos dragões gosta de trincos encostados aos centrais nas missões defensivas. Depois vai exigir que, nas saídas para o ataque, a bola passe sempre por Fernando ou Souza. Era assim que trabalhava a equipa da Académica. Adivinha-se que no Dragão o processo ofensivo seja semelhante. Villas-Boas privilegia a posse de bola como fator determinante para o controlo e domínio de jogo.
Além de desempenhar as funções de trinco, Souza poderá alinhar mais à frente, tal a facilidade com que sai a jogar. Um valor no qual a SAD portista deposita muitas
esperanças, tendo em vista o início de uma nova era no Dragão.[/center]