João Sousa
Página 9 de 25 • 1 ... 6 ... 8, 9, 10 ... 17 ... 25
Re: João Sousa
João Sousa, número dois português e actual 122º do ranking mundial masculino, carimbou o passaporte na manhã deste domingo para se qualificar para a sua terceira final da temporada no Trofeo Città di Como 2012, evento Challenger italiano, disputado sobre terra batida, que distribui 30 mil euros em prémios monetários e entrega 80 pontos ATP ao campeão final.
Depois de ser campeão nos Challengers de Mersin, na Turquia, e em Tampere, na Finlândia, o jovem vimaranense de 23 anos de idade, segundo cabeça-de-série da prova, conseguiu ultrapassar em duas partidas o menos cotado cazaque Evgeny Korolev, ex-top50 e 296º mundial, pelos parciais de 7-5 6-4, ao cabo de 1h40.
Sousa entrou menos bem no primeiro parcial, estando mesmo em desvantagem por 5-3 na primeira partida, para seguidamente subir o nível exibicional e alinhar quatro jogos consecutivos e selar a vitória no primeiro set. No segundo parcial, bastante mais desequilibrado, o português adiantou-se num ápice para 5-1, altura em que Korolev apelou ao seu instinto de sobrevivência e venceu os três jogos seguintes, colocando de novo João Sousa a servir para fechar o encontro. Desta feita, o jovem nacional não tremeu e confirmou o acesso à final.
No embate de discussão do título, disputado ainda hoje, Sousa terá pela frente o austríaco Andreas Haider-Maurer, terceiro cabeça-de-série e 156º ATP. Os dois jogadores já se defrontaram em uma ocasião, no Challenger de Sibiu deste ano, com o tenista luso a vencer em três partidas.
No que diz respeito ao ranking mundial, João Sousa está cada vez mais perto de entrar no top100 pela primeira vez na sua carreira, encontrando-se provisoriamente na 111ª posição. Em caso de vitória no torneio, Sousa poderá mesmo estar ainda a menos lugares do tão desejado lote dos 100 melhores do mundo.
Re: João Sousa
O português João Sousa, número dois nacional e actual 122º da classificação mundial masculina, saiu derrotado neste domingo à tarde do Trofeo Città di Como 2012, evento da categoria Challenger, jogado sobre terra batida, que distribui um total de 30 mil euros em prémios monetários. Sousa perde assim a sua primeira final da presente temporada, dado que venceu as duas finais que disputou em 2012, ambas em torneios desta categoria.
A defender o estatuto de segundo pré-designado da prova italiana, o tenista vimaranense foi superado pelo menos cotado austríaco Andreas Haider-Maurer, terceiro cabeça-de-série da competição e 156º ATP, pelos parciais de 6-3 6-4, ao cabo de 1h35. O austríaco iguala assim o confronto directo a uma vitória para cada lado, com ambos os duelos a disputarem-se em 2012.
Sousa esteve bastante frágil no capítulo do serviço, ganhando 57% de pontos quando colocou o seu primeiro saque e enfrentando 12 break points ao longo do embate, estatísticas que empurraram o austríaco à vitória no embate de decisão do título.
Principais estatísticas:
[2] João Sousa: 1 ás, 4 duplas faltas, 71% de primeiros serviços, 57% de pontos ganhos no primeiro serviço, 8/12 break points salvos, 2/3 break points convertidos.
[3] Andreas Haider-Maurer: 4 ases, 4 duplas faltas, 60% de primeiros serviços, 65% de pontos ganhos no primeiro serviço, 1/3 break points salvos, 4/12 break points convertidos.
João Sousa conquista neste evento italiano uns importantes 48 pontos ATP, que deverão colocar o jovem luso na 111ª posição, o seu melhor ranking de sempre, e ultrapassará Frederico Gil, assumindo o cargo de número um português na próxima actualização de rankings.
Re: João Sousa
DiogoAz- Moderador
- Número de Mensagens : 18706
Idade : 31
Localização : Maia, Porto
Emprego/lazer : Jornalismo & Comunicação
Data de inscrição : 27/12/2008
Re: João Sousa
João Sousa, segundo melhor praticante de ténis português e actual 122ª da classificação mundial masculina, qualificou-se ao início da tarde desta quarta-feira para a segunda eliminatória do TEAN International 2012, prova da categoria Challenger, disputada sobre a terra batida de Alphen aan den Rijn, na Holanda, que distribui 42500 euros em prémios monetários e reúne apenas um jogador do top100 mundial.
O jovem vimaranense, quarto cabeça-de-série do torneio, derrotou em três partidas o menos cotado checo Marek Michalicka, número 276 da hierarquia ATP, pelos parciais de 6-4 1-6 6-2, num encontro que contou com muitas oscilações no marcador.
O primeiro set desenrolou-se de forma equilibrada, com Sousa a conseguir concretizar mais um break do que o seu oponente, factor que se tornou muito importante para o desfecho da primeira partida (selada ao cabo de uma hora), na qual o checo teve nove oportunidades para quebrar o serviço do português, mas só aproveitou uma.
A segunda partida iniciou-se com um break para cada lado, até ao 1-1, altura em que Michalicka alinhou cinco jogos consecutivos para empurrar o embate para um terceiro parcial, que se revelou muito idêntico ao segundo set. Sousa adiantou-se rapidamente para 4-1, para seguidamente nunca mais largar o ascendente e selar o triunfo no embate, ao cabo de longas 2h08.
Na segunda ronda, o tenista português terá pela frente o holandês Thomas Schoorel, top100 ATP no ano passado e actual 241º mundial, que derrotou o compatriota Boy Westerhof, número 201 do ranking mundial, igualmente em três partidas. Sousa e Schoorel nunca mediram forças anteriormente.
Re: João Sousa
João Sousa, futuro número um português e actual 122º do ranking mundial masculino, carimbou na tarde desta quinta-feira o seu passaporte para os quartos-de-final do TEAN International 2012, evento Challenger disputado sobre terra batida holandesa, em Alphen aan den Rijn, que distribui um total de 42500 euros em prémios monetários e entrega 80 pontos ao campeão final.
O jovem vimaranense de 23 anos de idade, quarto cabeça-de-série da prova, arrasou por completo o menos cotado holandês Thomas Schoorel, ex-top100 e actual 241º ATP, pelos parciais concludentes de 6-1 6-2, ao cabo de apenas 62 minutos, num encontro em que Sousa dominou todos os capítulos estatísticos, colocando 76% de primeiros serviços e vencendo 79% dos pontos quando colocou a primeira bola. O português salvou ainda o único break point que enfrentou.
Nos quartos-de-final, João Sousa terá pela frente o belga Yannick Mertens, 221º da hierarquia mundial, que eliminou na segunda eliminatória o ucraniano Ivan Sergeyev, em três partidas. Os dois jogadores só se defrontaram uma única vez, com a vitória a sorrir ao ucraniano, que venceu em 2010 em três parciais.
Re: João Sousa
João Sousa, ainda número dois nacional e actual 122º do ranking mundial masculino, foi derrotado neste sábado à tarde nas meias-finais do TEAN International 2012, torneio Challenger disputado sobre terra batida holandesa, em Alphen aan den Rijn, que é dotado de 42500 euros em prémios monetários e que contou com apenas um jogador do top100 mundial: o espanhol Daniel Gimeno-Traver.
Sousa, quarto cabeça-de-série da prova e número um português na próxima segunda-feira (ultrapassando Frederico Gil), foi eliminado pelo tenista local Thiemo De Bakker, oitavo favorito, número 40 mundial em 2010 e actual 187º ATP, pelos parciais de 7-6(3) 6-4, ao cabo de longas 2h02, num duelo em que o holandês se revelou mais forte na fase de terminal de ambos os parciais.
Sousa apresentou estatísticas medianas no capítulo do serviço, colocando 65% de primeiros serviços e vencendo 60% de pontos ganhos após uma primeira bola, mas não conseguiu criar muita mossa a De Bakker com o seu segundo saque, ganhando apenas 45% dos pontos jogados numa segunda bola. O jogador da casa concretizou mais um break do que o português, que lutou muito para virar o rumo dos acontecimentos, selando a vitória em dois sets.
João Sousa tem já garantidos 29 pontos ATP e uma subida significativa no ranking mundial, atingindo um novo máximo na carreira, colocando-se provisoriamente pela primeira vez na sua carreira na 107ª posição da tabela do circuito profissional masculino.
Quanto a Thiemo De Bakker, o jovem holandês medirá forças no embate de discussão do título com o alemão Simon Greul, 238º ATP, que protagonizou a surpresa de maior destaque, ao superar o segundo pré-designado, o espanhol Daniel Gimeno-Traver, número 96 da classificação mundial.
Re: João Sousa
DiogoAz- Moderador
- Número de Mensagens : 18706
Idade : 31
Localização : Maia, Porto
Emprego/lazer : Jornalismo & Comunicação
Data de inscrição : 27/12/2008
Re: João Sousa
Regressado da Taça Davis, onde jogou três encontros e 11 intensos sets em apenas três dias, João Sousa, número um português e 109º colocado do ranking mundial, qualificou-se ao fim da manhã de terça-feira para a segunda eliminatória do Challenger de Trnava, evento disputado em terra batida, e que hoje já havia contado com o triunfo de Pedro Sousa.
O tenista vimaranense de 23 anos, a viver um dos melhores momentos da sua carreira, necessitou de três sets para confirmar o seu estatuto de terceiro cabeça-de-série e derrotar o austríaco Philipp Oswald, número 249 do ranking ATP, por 1-6 6-2 6-1. Sousa entrou muito mal, certamente pouco adaptado à superfície totalmente distinta da utilizada na Taça Davis, mas acabou em grande.
Na segunda ronda, o português vai defrontar o vencedor do encontro entre o italiano Simone Vagnozzi e o espanhol Ivan Navarro.
Re: João Sousa
Passo a passo, João Sousa está cada vez mais próximo de se tornar no quarto jogador português da história (quinto se contarmos com o sector feminino) a entrar no top100 mundial. O jovem vimaranense de 23 anos, actual número um português e 109º colocado da classificação ATP, garantiu na manhã desta quinta-feira a qualificação para os quartos-de-final do Arimex Challenger , evento disputado na localidade eslovaca de Trnava e que distribui 64 mil euros em prémios monetários.
No embate da segunda eliminatória, Sousa, que defende na terra batida eslovaca o estatuto de terceiro cabeça-de-série, despachou em apenas dois sets o veterano e sempre perigoso espanhol Ivan Navarro, número 220 ATP, por 6-2 6-4, num encontro com a duração de 1h33. Sousa serviu a bom nível, sofrendo apenas um break ao longo de todo o encontro, e esteve muito bem no capítulo da resposta, massacrando de forma constante o segundo serviço do espanhol.
Nos quartos-de-final, Sousa vai defrontar o francês Stéphane Robert, oriundo da fase de qualificação e actual 276º jogador mundial. Sousa e Robert já se defrontaram por duas vezes, ambas este ano, com o confronto directo a encontrar-se empatado. Estes serão os nonos (!!) quartos-de-final da temporada para João Sousa.
Uma vitória amanhã pode colocar João Sousa pela primeira vez no top100 mundial pela primeira vez na sua carreira. Na história do ténis nacional, apenas Nuno Marques, Frederico Gil, Rui Machado e Michelle Larcher de Brito alcançaram esse feito.
Re: João Sousa
João Sousa, actual número um português, poderá colocar o seu nome na história do ténis nacional nesta sexta-feira à tarde. O jovem vimaranense de 23 anos deverá escrever mais um capítulo no livro luso de Nuno Marques, Frederico Gil, Rui Machado e Michelle Larcher de Brito, que atingiram o top100 mundial nas suas carreiras. Sousa, se vencer amanhã, insere-se a partir de segunda-feira neste lote pela primeira vez no seu percurso profissional, 17 anos depois de este feito ser inédito para Portugal.
Este novo recorde poderá ser conseguido se João Sousa derrotar neste sábado Andrey Kuznetsov ou se o russo não arrecadar o título. Muito do destino do português depende das meias-finais do Arimex Challenger Trophy 2012, evento disputado em terra batida, que distribui um total de 64 mil euros em prémios monetários e que reúne apenas um jogador dos 100 primeiros da hierarquia ATP, o checo Lukas Rosol. Sousa derrotou hoje nos quartos-de-final o experiente francês Stephane Robert, 276º mundial, pelos parciais equilibrados de 6-7(3) 6-3 7-5.
O equilíbrio predominou durante todo o primeiro set do embate luso-francês, onde apenas o tiebreak, ganho confortavelmente por Robert, decidiu o rumo da partida inaugural. João Sousa, terceiro cabeça-de-série da prova, mostrou no segundo e terceiro sets o seu nível habitual de jogo, que acabou por ser fundamental, particularmente na partida decisiva, onde o jovem nacional chegou a estar a liderar por 4-1.
Nas meias-finais, diante do quinto favorito à vitória final, o russo Andrey Kuznetsov, 116º ATP, Sousa parte com desvantagem no confronto directo por 2-0, ambos os embates decorridos este ano, com a vitória a sorrir a Kuznetsov, que hoje derrotou em duas partidas o alemão Julian Reister.
No ranking mundial, João Sousa posiciona-se provisoriamente na 100ª posição e garante já uns importantes 33 pontos ATP.
Página 9 de 25 • 1 ... 6 ... 8, 9, 10 ... 17 ... 25
» João Sousa eliminado em Oviedo
» João Sousa vence promessa espanhola
» Federer alcança as 300 semanas na liderança; João Sousa ingressa no top100
» Pedro Sousa