João Sousa
Página 10 de 25 • 1 ... 6 ... 9, 10, 11 ... 17 ... 25
Re: João Sousa
João Sousa, melhor tenista português classificado no ranking mundial e 109º ATP, saiu pela porta pequena ao início da tarde deste sábado e foi eliminado nas meias-finais do Arimex Challenger Trophy 2012, evento que é dotado de 64 mil euros em prémios monetários e é disputado na terra batida da cidade de Trnava, na Eslováquia.
À procura de pertencer ao top100 pela primeira vez na sua carreira, o jovem vimaranense de 23 anos, a defender o estatuto de terceiro cabeça-de-série da prova, não conseguiu superar o russo Andrey Kuznetsov, número 116 da hierarquia mundial, cedendo pelos parciais concludentes de 6-3 6-0, ao cabo de apenas 59 minutos, num duelo em que Kuznetsov mostrou-se muito forte durante todo o encontro.
Com esta derrota, a entrada do português no lote dos 100 primeiros do ranking mundial fica assim adiada e Sousa espera agora que o russo saia derrotado na grande final eslovaca.
No embate de discussão do título, Kuznetsov medirá forças com o segundo pré-designado, o romeno Adrian Ungur, 105º ATP, que derrotou nas meias-finais o italiano Matteo Viola, 155º tenista mundial, em dois sets.
Re: João Sousa
Depois de assistirmos ao triunfo de Pedro Sousa em três partidas no dia de ontem na capital espanhola, João Sousa, número um português e 102º da hierarquia mundial masculina, não seguiu os passos do seu compatriota e foi derrotado na primeira eliminatória do II Torneo Omnia Tenis Ciudad de Madrid 2012, torneio da categoria Challenger, disputado em terra batida, que é dotado de 42500 euros em prémios monetários e entrega 80 pontos ao campeão final.
A defender o estatuto de quinto pré-designado da prova e ainda à procura de atingir o top100 mundial pela primeira vez na sua carreira, o jovem vimaranense não confirmou o seu favoritismo e foi afastado da competição pelo menos cotado tenista local Sergio Gutierrez-Ferrol, 192º da classificação, pelos parciais de 6-2 6-4, em apenas 68 minutos de duelo. O espanhol amplia assim a sua vantagem no confronto directo, liderando agora por 4-2.
Nos campos estatísticos, Gutierrez-Ferrol colocou apenas 44% de primeiros serviços, mas ganhou 82% dos pontos quando colocou o primeiro saque, ao passo que o português venceu 50% dos pontos após uma primeira bola e só dispôs de dois break points ao longo do embate.
Na segunda eliminatória, Sergio terá pela frente o vencedor do confronto entre o argentino Facundo Arguello e o francês Jonathan Dasnieres de Veigy. João fica pelo caminho na variante de singulares, mas irá entrar novamente em court para disputar a primeira ronda da competição de pares, ao lado do espanhol Arnau Brugues-Davi. A dupla ibérica encara os jogadores da casa e terceiros favoritos Daniel Munoz-De La Nava e Ruben Ramirez Hidalgo.
No ranking mundial, Sousa está cada vez mais perto do tão desejado top100. O vimaranense encontra-se neste momento, provisoriamente, na 101ª posição.
Re: João Sousa
A jogar o seu primeiro encontro como top 100 ATP, João Sousa, número um português e 99º classificado do ranking mundial, garantiu nesta segunda-feira à noite a sua qualificação para a segunda ronda da Peugeot Tennis Cup 2012, evento do circuito Challenger, disputado no Rio de Janeiro, que distribui 50 mil dólares em prémios monetários.
Sousa, a defender o estatuto de segundo cabeça-de-série, derrotou com facilidade o wildcard brasileiro Tiago Lopes, número 526 do ranking ATP, por 6-3 6-2, ao cabo de 1h27 de encontro. O vimaranense serviu a bom nível e ultrapassou quase sempre em potência o seu menos cotado adversário, que poucos argumentos mostrou para combater o ténis do português.
Na segunda ronda, Sousa vai medir forças com o brasileiro Guilherme Clezar, de 19 anos, actual número 222 do ranking mundial. Os dois tenistas nunca se defrontaram.
Re: João Sousa
João Sousa continua a mostrar no Rio de Janeiro que a sua estreia no top100 ATP não é obra do acaso. O jogador vimaranense de 23 anos, actual número um português e 99º classificado do ranking mundial, garantiu nesta quarta-feira a qualificação para os quartos-de-final da Peugeot Tennis Cup 2012, evento do circuito Challenger, que distribui 50 mil dólares em prémios monetários.
Com uma exibição de luxo, Sousa derrotou com enorme facilidade o promissor brasileiro Guilherme Clezar, de 19 anos e actual número 222 ATP, por 6-0 6-2, ao cabo de apenas 68 minutos. João serviu a grande nível e impôs o peso das suas pancadas de fundo do court, especialmente da sua direita, e não deu qualquer chances ao seu oponente.
No embate de acesso às meias-finais, que se disputará na próxima sexta-feira, João Sousa vai medir forças com o vencedor do encontro entre o brasileiro Thiago Alves, quinto cabeça-de-série e número 129 mundial, e o holandês Thiemo De Bakker, 132ª colocada ATP. Sousa nunca defrontou Alves e perdeu o único encontro jogado com De Bakker.
Frederico Gil e Gastão Elias defrontam-se amanhã por um lugar nos quartos-de-final, pelo que teremos dois portugueses nos quartos-de-final no Rio de Janeiro.
Re: João Sousa
João Sousa, número um português e actual 99º da classificação mundial masculina, sublinhou nesta sexta-feira à tarde a razão pela qual está inserido no top 100 mundial. O jovem vimaranense apelou à sua enorme garra para sair vencedor e garantir o seu acesso às meias-finais da Peugeot Tennis Cup 2012, evento Challenger disputado em terra batida do Rio de Janeiro, que distribui um total de 50 mil dólares em prémios monetários.
Sousa, segundo cabeça-de-série da prova brasileira, sobreviveu a um intenso duelo frente ao holandês Thiemo De Bakker, número 132 da hierarquia ATP, derrotando-o pelos duríssimos parciais de 7-5 3-6 7-6(4), ao cabo de longas 2h43, num encontro em que os jogadores nunca conseguiram actuar ao seu melhor nível em simultâneo e que contou com muitos altos e baixos nas prestações de ambos.
O jovem vimaranense iniciou o duelo a apresentar um bom ténis, mas, à medida que o embate foi avançando, o seu ténis e, nomeadamente, a sua direita foram claudicando e os erros directos foram atraiçoando a performance do português, enquanto o holandês ia entrando no marcador e a tornar-se mais consistente, principalmente no segundo parcial. O terceiro set revelou-se uma enorme batalha, na qual o jovem nacional arrecadou a vitória no tiebreak decisivo para se qualificar para as suas oitavas meias-finais em 2012.
O vencedor do confronto entre Gastão Elias, 174º mundial, e o tenista local Andre Ghem, número 305 do ranking ATP, será o próximo oponente de João Sousa. Sousa e Gastão Elias poderão reeditar o embate da primeira ronda realizado na semana passada, em San Juan, e deverão também desempatar o confronto directo, que se encontra empatado (2-2). João já derrotou também o brasileiro, na temporada transacta, em três sets.
Na variante de pares, Sousa e Elias estão já nas meias-finais do torneio, depois de afastarem da competição a dupla composta pelos brasileiros Marcelo Demoliner e João Souza, por 6-7(8) 6-4 [16-14]. Frederico Gil e Pedro Sousa estão igualmente nesta fase da competição.
Re: João Sousa
Tarefa facilitada para João Sousa, número um português e 99º da hierarquia mundial masculina, no seu encontro de estreia desta terça-feira. O jovem vimaranense de 23 anos de idade não precisou de terminar o seu embate referente à primeira ronda com um tradicional match point e transitou para a segunda eliminatória do Uruguay Open 2012, evento da categoria Challenger, disputado sobre terra batida, que distribui 50 mil dólares em prémios monetários e que conta também com Gastão Elias na competição.
A defender o estatuto de primeiro cabeça-de-série da prova, Sousa esteve apenas 1h13 no court para disputar apenas um set, ganho pelo parcial equilibrado de 7-6(1), e beneficiar da desistência do qualifier argentino Diego Junqueira, ex-top 70 e actual 251º do ranking mundial, neste que foi o primeiro duelo entre ambos.
Na primeira partida realizada, o português ganhou quase 85% de pontos jogados após o seu primeiro serviço e poderia ter concluído o set mais facilmente, dado que dispôs de nove oportunidades para quebrar o serviço do argentino, mas só aproveitou uma delas.
Na segunda ronda, João Sousa terá de encarar o alemão Julian Reister, top 100 na época transacta e actual 387º da classificação ATP, que afastou da competição o argentino Facundo Arguello, em dois parciais. Sousa e Reister nunca mediram forças no circuito profissional masculino e irão encontrar-se na próxima quinta-feira.
Na variante de pares, João, a fazer dupla com o amigo e compatriota Gastão Elias, terá pela frente na eliminatória inaugural a dupla holandesa constituída Boy Westerhof e Thiemo de Bakker.
Re: João Sousa
Segundo encontro, segunda vitória do dia para João Sousa. O actual número um português e 101º colocado do ranking ATP garantiu neste sábado o seu apuramento para a terceira e última ronda da fase de qualificação do Apia International, evento da categoria ATP 250, disputado no Complexo Olímpico de Sidney.
O jovem tenista de Guimarães, de 23 anos, que já havia ganho facilmente o seu encontro de estreia, precisou desta feita de três sets para derrotar na segunda ronda do Qualifying o australiano Adam Feeney, número 321 do ranking ATP, por 6-4 3-6 6-2, ao cabo de 1h45, num embate em que o serviço do português voltou a funcionar quase na perfeição.
João Sousa joga a ronda final da fase de qualificação neste domingo, por volta das 2h da manhã, diante do australiano John-Patrick Smith, 244º colocado ATP.
Re: João Sousa
João Sousa (POR) vs John Patrick Smith (AUS) - 6/2, 3/6, 6/2
DiogoAz- Moderador
- Número de Mensagens : 18706
Idade : 31
Localização : Maia, Porto
Emprego/lazer : Jornalismo & Comunicação
Data de inscrição : 27/12/2008
Re: João Sousa
João Sousa, número um português e actual 101º da classificação mundial masculina, continua a somar triunfos. O vimaranense qualificou-se na madrugada deste domingo para o Quadro Principal do Apia International Sydney 2013, prova da categoria ATP World Tour 250, disputada sobre piso rápido, que distribui cerca de 436 mil dólares em prémios monetários. Esta é apenas a segunda vez desde Julho da época transacta que Sousa está presente na fase principal de um torneio desta categoria.
No primeiro duelo entre ambos, o jovem vimaranense de 23 anos de idade, que foi derrotado na primeira eliminatória em Chennai na passada semana, superou em três partidas o menos cotado australiano John-Patrick Smith, número 244 da hierarquia mundial, pelos equilibrados parciais de 6-2 3-6 6-2, ao cabo de 1h33.
Nos campos estatísticos, Sousa teve um aproveitamento de 61% dos pontos sempre que colocou o primeiro serviço e salvou quase todos os break points que sofreu ao longo do embate, quebrando igualmente em seis ocasiões o serviço do adversário.
Na ronda inaugural do Quadro Principal, o vimaranense terá pela frente o alemão Florian Mayer, quinto cabeça-de-série do evento australiano e 28º do ranking ATP, com quem nunca mediu forças anteriormente.
Re: João Sousa
Depois de uma muito positiva passagem pelo qualifying, onde averbou três vitórias que lhe garantiram o acesso ao quadro principal, João Sousa caiu de forma rápida diante do alemão Florian Mayer, actual 28º do raniking ATP.
Em apenas 50 minutos, João Sousa foi arredado da prova de preparação para o Open da Austrália pelos parciais de 6-1 e 6-2. Com apenas 58% de primeiros serviços e 14% de pontos ganhos no serviço de Mayer, João Sousa acusou bastante a fadiga após ser forçado a jogar quatro encontros em apenas três dias.
A despedida de Sidney está assim consumada com 12 pontos na bagagem referentes ao apuramento da fase de qualificação. Segue-se a viagem para Melbourne, onde se irá estrear no quadro principal do Open da Austrália.
Página 10 de 25 • 1 ... 6 ... 9, 10, 11 ... 17 ... 25
» João Sousa eliminado em Oviedo
» João Sousa vence promessa espanhola
» Federer alcança as 300 semanas na liderança; João Sousa ingressa no top100
» Pedro Sousa