Maria João Koehler
Página 9 de 11 • 1, 2, 3 ... 8, 9, 10, 11
Re: Maria João Koehler
Faltou pouco para a jovem portuense Maria João Koehler, número dois portuguesa e actual 128ª da hierarquia mundial feminina, arrecadar o seu quarto título da carreira. A portuguesa ainda ganhou o primeiro set, mas cedeu nos dois parciais seguintes para sair de Joué-lès-Tours, em França, com o troféu de finalista do 8ème Open GDF Suez de Touraine 2012, evento ITF disputado em piso rápido coberto, que distribui um total de 50 mil dólares em prémios monetários.
A disputar a sua terceira final em 2012 (segunda numa prova ITF dotada de 50 mil dólares) e a defender o estatuto de quinta pré-designada, Koehler não resistiu à tenista oriunda de Porto Rico, Monica Puig, número 168 da classificação WTA e que já havia eliminado a primeira cabeça-de-série da prova na ronda inaugural, sendo derrotada pelos parciais de 3-6 6-4 6-1, num duelo em que a jovem lusa não sofreu qualquer break até ao 4-5 da segunda partida, altura em que o rumo dos acontecimentos se inverteu claramente.
Em busca do seu quarto título da carreira profissional, Maria João, que a partir do décimo jogo da segunda partida não ganhou nenhum jogo de serviço, sai de terras francesas com uns importantes 50 pontos WTA, que a colocam cada vez mais perto do top 100 mundial.
Re: Maria João Koehler
Maria João Koehler, número dois portuguesa e actual 127ª da classificação mundial do circuito WTA, entrou a ganhar e alcançou uma vitória concludente para se qualificar para a segunda eliminatória do AEGON GB Pro-Series Barnstaple 2012, torneio da categoria ITF, disputado sobre pisos rápidos ingleses e cobertos, que é dotado de 75 mil dólares em prémios monetários e que conta com a presença de duas jogadoras do top 100 mundial (Romina Oprandi e Nina Bratchikova).
Koehler, sétima cabeça-de-série do evento, eliminou em dois sets directos a dinamarquesa Karen Barbat, número dois do seu país e 644ª do ranking mundial, pelos parciais de 6-2 6-2. Este foi o primeiro duelo entre ambas, pelo que a portuguesa lidera agora o confronto directo por 1-0.
Na segunda eliminatória, Koehler terá de enfrentar a mais cotada checa Eva Birnerova, número 125 da classificação WTA, que na jornada de hoje afastou a wildcard local Amanda Elliott, em três partidas. Na variante de pares, a portuense de 20 anos de idade joga ao lado de Marta Sirotkina e defende o estatuto de terceira cabeça-de-série da prova. A dupla luso-russa defronta na primeira ronda a letã Diana Marcinkevica e a bielorrussa Aliaksandra Sasnovich.
Re: Maria João Koehler
A segunda melhor tenista portuguesa classificada do ranking mundial, Maria João Koehler, número 126 da hierarquia WTA, carimbou uma vitória em sets directos para garantir a sua qualificação para a segunda eliminatória do Open Féminin 50, prova ITF realizada sobre piso rápido coberto, em Equeurdreville, dotada de um total de 25 mil dólares em prémios monetários.
No regresso a competições francesas, a jovem tenista portuense de 20 anos de idade, a defender o estatuto de quinta favorita à vitória final, superou com relativa facilidade a jogadora local Irina Ramialison, convidada pela organização do torneio e 602ª da classificação feminina, pelos parciais de 6-4 6-2.
Na segunda ronda, a portuguesa terá pela frente a vencedora do embate entre a britânica Naomi Broady, número 277 mundial, e a eslovaca Kristina Kucova, 287ª classificada. Koehler nunca defrontou a britânica, mas já foi derrotada pela eslovaca, na temporada de 2009, em La Palma, cedendo em dois parciais.
Re: Maria João Koehler
A representante portuguesa presente em Equeurdreville, em França, continua a acumular vitórias. Maria João Koehler, número dois nacional e 126ª da hierarquia mundial feminina, qualificou-se sem grandes problemas para os quartos-de-final do Open Féminin 50, evento ITF disputado sobre piso rápido coberto, que é dotado de um total de 25 mil dólares em prémios monetários.
A defender o estatuto de quinta cabeça-de-série da prova francesa, a jovem portuense de 20 anos de idade eliminou a eslovaca Kristina Kucova, 287ª tenista mundial, pelos parciais de 6-0 7-5, qualificando-se assim para os seus primeiros quartos-de-final em provas dotadas de 25 mil dólares desde finais de Maio. Koehler iguala também o confronto directo diante de Kucova a um triunfo para cada lado, uma vez que a menos cotada das jogadoras venceu em La Palma, na temporada de 2009.
Nos quartos-de-final, a tenista portuense terá que enfrentar a francesa Severine Beltrame, número 252 da classificação mundial, que na jornada desta quinta-feira venceu igualmente em sets directos. Maria João já derrotou a francesa na época transacta, em Monzon, em dois parciais.
Re: Maria João Koehler
As rondas vão avançando e Maria João Koehler, número dois portuguesa e actual 126ª da classificação mundial feminina, vai triunfando sem grandes problemas. A jovem portuense alcançou mais uma vitória concludente nesta sexta-feira e carimbou o passaporte para as meias-finais do Open Féminin 50, prova ITF realizada em courts de piso rápido cobertos de Equeurdreville, em França, que distribui 25 mil dólares em prémios monetários.
Esta é a quinta vez que Koehler marca presença no lote das quatro melhores de um evento ITF na presente temporada, sendo que a última das ocasiões aconteceu no mês passado, em Joué-lès-Tours, em França. No que diz respeito a torneios dotados de 25 mil dólares, a portuguesa está ausente desta elite final desde finais de Maio.
No embate da jornada de hoje, referente aos quartos-de-final, Maria João, quinta cabeça-de-série, afastou da competição a francesa Severine Beltrame, número 252 da hierarquia mundial WTA, pelos parciais de 6-4 6-2. Com este triunfo, a portuguesa amplia a vantagem no confronto directo para 2-0, uma vez que Koehler já derrotou a francesa em duas partidas na época transacta, em Monzon.
Nas meias-finais, a tenista portuense encara a vencedora do duelo entre a lucky loser belga Elyne Boeykens, número 588 do ranking mundial, e a sua compatriota Alison Van Uytvanck, 220ª jogadora mundial. Maria João nunca defrontou nenhuma das duas tenistas em encontros do circuito profissional feminino.
Re: Maria João Koehler
Terminou com uma derrota a boa semana protagonizada por Maria João Koehler, actual número dois portuguesa e 126ª do ranking mundial WTA. A jovem portuense de apenas 20 anos de idade não resistiu no seu embate deste sábado e foi eliminada nas meias-finais do Open Féminin 50, evento da categoria ITF, disputado em Equeurdreville, no país francês, sobre piso rápido coberto, que distribui 25 mil dólares em prémios monetários.
Koehler, a defender o estatuto de quinta pré-designada da prova, sucumbiu diante da belga Alison Van Uytvanck, número 220 da classificação mundial, pelos parciais de 6-4 6-0. O encontro contou com muito equilíbrio na maioria dos jogos de serviço de ambas as jogadoras, mas a belga conseguiu aproveitar melhor os break points, concretizando-os sobretudo nas fases mais importantes do embate.
Na final, Alison medirá forças com a vencedora do confronto entre a primeira cabeça-de-série, a checa Petra Cetkovska, ex-top 25 mundial e actual 55ª WTA, e a francesa Julie Coin, oitava favorita à vitória final e número 221 da hierarquia.
Koehler perde assim a oportunidade de se qualificar para a sua quarta final da temporada e de se apurar para o seu primeiro embate de discussão do título de 2012 em eventos dotados de 25 mil dólares. Apesar de tudo, Koehler garante para o seu ranking mundial uns importantes 24 pontos WTA.
Re: Maria João Koehler
Depois de Michelle Larcher de Brito ter brilhado nos courts de Melbourne Park, a portuguesa Maria João Koehler, número um nacional e 128ª da classificação mundial feminina, prolongou o momento positivo e alcançou uma vitória concludente para se qualificar para a segunda ronda da Fase de Qualificação para o Quadro Principal do Australian Open 2013, no qual está apenas presente o vimaranense João Sousa na competição masculina.
No primeiro encontro entre ambas, Koehler, que está pela segunda ocasião consecutiva a disputar o Qualifying em Melbourne, derrotou sem grandes problemas a menos cotada norte-americana Chiara Scholl, número 172 do ranking mundial, pelos parciais de 6-3 6-1, ao cabo de apenas 58 minutos.
A jovem portuguesa de 20 anos de idade, 13ª pré-designada, não conseguiu obter uma percentagem positiva de primeiros serviços (48%), mas compensou com 86% de pontos ganhos sempre que colocou a primeira bola, conseguindo ainda converter 5 dos 11 break points que dispôs ao longo do duelo.
Na segunda eliminatória do Qualifying australiano, Maria João terá pela frente a tenista australiana Tammi Patterson, 575ª da hierarquia mundial WTA, que superou a checa Zuzana Ondraskova, por 6-3 6-0.
Re: Maria João Koehler
Maria João Koehler está muito próxima de se qualificar pelo segundo ano consecutivo para o Quadro Principal do Australian Open. Depois do sucesso de 2012, onde só foi travada pela campeoníssima Kim Clijsters em plena Rod Laver Arena, a jovem portuense de 20 anos garantiu nesta sexta-feira a sua qualificação para a terceira e última ronda do Qualifying do primeiro Grand Slam do ano.
Com uma exibição sólida, em que disparou 18 winners, Koehler quase nunca teve o controlo do jogo ameaçado e derrotou a wildcard australiana Tammi Patterson, número 575 WTA, em dois sets por 6-3 6-4, ao cabo de apenas 66 minutos. Destaque para o serviço da pupila de Nuno Marques, que voltou a produzir excelentes estatísticas. A portuense ganhou 81% dos pontos quando colocou a primeira bola e salvou os únicos dois pontos de break que teve de enfrentar.
Na ronda de acesso ao Quadro Principal, que se joga no sábado, Maria João medirá forças com a australiana (ex-russa e ex-residente em Portugal) Arina Rodionova, actual 248ªWTA. As duas jogadoras já se enfrentaram por uma vez, em 2009, no ITF de Vila Real de Santo António, com vitória para Rodionova em dois sets.
Re: Maria João Koehler
Vitória mais sofrida do que o primeiro fazia prever. Notou-se alguma ansiedade da MJ, algum nervosismo como ela própria admitiu na entrevista pós-jogo, mas uma vitória é uma vitória. 2ª vez que ela está no quadro principal do AO e é para festejar. Agora a ver vamos se a Larchier também consegue o feito para termos três tugas num dos maiores e melhores torneios de ténis do mundo.
PS: A Radionova é capaz de ter a pior postura e atitude em court que eu jamais me recordo de ver. Que drama queen.
DiogoAz- Moderador
- Número de Mensagens : 18706
Idade : 31
Localização : Maia, Porto
Emprego/lazer : Jornalismo & Comunicação
Data de inscrição : 27/12/2008
Re: Maria João Koehler
Dia histórico para o ténis feminino português em Melbourne. Poucos minutos depois de Michelle Larcher de Brito, Maria João Koehler, número um portuguesa e duas posições à frente da sua amiga no ranking WTA (128), também conseguiu carimbar o seu passaporte para o Quadro Principal do Australian Open. Koehler repete a presença de 2012, em que acabou derrotada na estreia pela belga Kim Clijsters.
No encontro referente à terceira e última ronda do Qualifying, em pleno Show Court 3 do Melbourne Park (o quinto maior do complexo e o maior utilizado na semana de qualificação), Koehler derrotou em três sets a australiana (ex-russa que já treinou em Portugal) Arina Rodionova, número 248 WTA, por 6-2 4-6 6-1, ao cabo de 1h42 de embate.
Koehler entrou de forma completamente arrasadora e jogou um primeiro set praticamente perfeito, não dando qualquer hipótese à jogadora local. Rodionova variou um pouco mais os efeitos no segundo set e Maria perdeu um pouco a intensidade e o ritmo tanto do seu serviço como da sua direita, situação que acabou por originar a perda do set. O terceiro trouxe ao court uma portuense mais madura e que foi tentando controlar as emoções e jogar de forma agressiva mas segura, mais do que suficiente para derrotar uma oponente que pareceu quase sempre com menos argumentos do que a nossa número um portuguesa.
No final, Maria admitiu na entrevista em court que não jogou o seu melhor ténis em algumas partes do encontro, mas mostrou-se muito contente por este importante triunfo: "Eu não joguei muito bem hoje, estava um pouco nervosa... Será a segunda vez que vou jogar o Quadro Principal, outra vez depois de passar o qualifying, portanto obviamente que estou muito contente! Desde já agradeço imenso o apoio do público, gostei muito de jogar apesar do vento. Contactei de imediato os meus pais, que certamente me viram em directo em Portugal, onde já são quase seis da manhã".
Maria João defende os 60 pontos conquistados em 2012 e soma 27 mil dólares pela presença no Quadro Principal. Tal como Michelle, ficará a conhecer a sua sorte durante a manhã de sábado.
Página 9 de 11 • 1, 2, 3 ... 8, 9, 10, 11
» Gonçalo e Koehler campeões nacionais
» Maria - New and Hot
» Maria
» Di Maria mantem-se.