Gastão Elias
Página 9 de 11 • 1, 2, 3 ... 8, 9, 10, 11
Re: Gastão Elias
Finalista do Aberto de São Paulo na primeira semana de 2012, Gastão Elias está empenhado em melhorar o feito da última temporada e esta sexta-feira carimbou a passagem às meias-finais da prova, que é disputada em piso rápido ao ar livre e integra o circuito Challenger ATP.
Actual 139º classificado no ranking mundial masculino e sexto cabeça de série do torneio, o jogador português precisou de apenas duas partidas para se vingar do brasileiro Thiago Alves (que no ano passado levou a melhor na final, depois de dois sets muitíssimo equilibrados, que apenas foram decididos no tiebreak) e selou a vitória após uma hora e vinte e cinco minutos de jogo, pelos parciais de 6-4 6-3.
Estatísticas do encontro:
Thiago Alves (4º cabeça de série): 3 ases, 4 duplas faltas, 61% de primeiros serviços colocados (61% desses pontos ganhos), 2 de 6 break points concretizados, 56 pontos ganhos.
Gastão Elias (6º cabeça de série): 13 ases, 2 duplas faltas, 49% de primeiros serviços colocados (77% desses pontos ganhos), 5 de 14 break points concretizados, 76 pontos ganhos.
Nas meias-finais, que se disputam este sábado, Gastão Elias terá pela frente o vencedor do embate que opõe os argentinos Horacio Zeballos e Guido Andreozzi, respectivamente primeiro e oitavo cabeças de série.
Re: Gastão Elias
Gastão Elias, terceiro melhor jogador português da actualidade e 141º classificado no ranking mundial masculino, carimbou na tarde desta quarta-feira o apuramento para a segunda ronda do quadro principal do Seguros Bolivar Open 2013, em Bucaramanga, na Colômbia - um torneio do circuito challenger ATP, disputado em terra batida e que distribui 35.000 dólares norte-americanos em prémios monetários.
A defender o estatuto de quinto pré-designado, o jogador português de vinte e dois anos esteve sempre por cima e, depois de salvar dois break points na fase inicial da partida, partiu para uma vitória rápida e tranquila por 6-1 6-3 sobre o qualifier uruguaio Marcel Felder, após uma hora e dezassete minutos de encontro, tendo salvo os seis break points que enfrentou e convertido quatro dos oito de que dispôs.
Estatísticas do encontro:
Marcel Felder: 1 ás, 0 duplas faltas, 74% de primeiros serviços colocados (62% desses pontos ganhos), 0 de 6 break points convertidos, 43 pontos ganhos no total.
Gastão Elias: 6 ases, 4 duplas faltas, 37% de primeiros serviços colocxados (80% desses pontos ganhos), 4 de 8 break points convertidos, 60 pontos ganhos no total.
Na segunda ronda do quadro principal, Gastão Elias medirá forças com o vencedor do encontro entre o colombiano Alejandro Gonzalez e o qualifier argentino Patrício Heras.
Re: Gastão Elias
Gastão Elias, actual número três português e 141º classificado do ranking mundial, é a mais recente ausência da equipa portuguesa da Taça Davis que vai a partir de dia 1 de Fevereiro defender as cores nacionais no CIF diante do Benim, numa eliminatória a contar para a primeira ronda do Grupo II da Zona Europa/África.
O tenista das Lourinhã, a viver em São Paulo, era um dos convocados para o duelo diante da modesta formação africana, mas pediu dispensa na última semana por razões pessoais, que se prendem com a sua programção,algo que comunicou ao seleccionador Pedro Cordeiro e posteriormente à direcção da Federação Portuguesa de ténis.
Em declarações ao bolamarela.com, Gastão confirmou que o pedido de dispensa lhe foi recusado mas que não abdicou da sua posição: "Falei com o capitão Pedro Cordeiro primeiro. Ele disse-me que entendia e respeitava minha decisão, mas pediu-me para falar directamente com a FPT. Prontamente entrei em contacto com o presidente e encaminhei um pedido de dispensa, dando as minhas justificações. Foi-me recusado”.
Sobre a possibilidade de vir a ser penalizado, Gastão não teme as eventuais consequências e deixa ao critério do seleccionador uma futura convocatória: “Tenho as minhas convicções e mantive a minha decisão [de não viajar para Portugal]. Se lutar pelos meus direitos significar ser penalizado posso viver com isso. Quanto a futuras convocatórias quem pode responder é o capitão Pedro Cordeiro".
Também em declarações ao seu site de ténis, Pedro Cordeiro confirmou que “Gastão pediu dispensa e existe alguma tristeza por não poder contar com ele. Quero contar sempre com os melhores. Eu estou ao lado de quem quer estar com a selecção” rematando que “uma eventual penalização está exclusivamente nas mãos da direcção da Federação Portuguesa de Ténis e do regulamento das selecções.”
Cordeiro diferenciou ainda esta situação daquela que ocorreu com Frederico Gil, ausente nesta convocatória por opção técnica e nada mais. Recorde-se que Frederico Gil pediu dispensa da anterior convocatória da nossa seleção.
João Sousa, Pedro Sousa, o regressado Rui Machado e o estreante André Murta formam o quarteto que procura começar a caminhada portuguesa rumo ao regresso ao Grupo I da Zona euro-africana.
Re: Gastão Elias
Depois de Portugal ter confirmado neste sábado o triunfo nacional sobre o Benim na Taça Davis, Gastão Elias, número dois português e actual 137.º da hierarquia mundial masculina, alcançou uma boa vitória em Viña del Mar para prolongar o bom momento luso. O jovem natural das Caldas da Rainha qualificou-se para a segunda eliminatória da Fase de Qualificação do VTR Open 2013, prova da categoria ATP World Tour 250, disputada em terra batida, que distribui cerca de 410 mil dólares em prémios monetários.
Num embate alusivo à ronda inaugural da Fase de Qualificação para o Quadro Principal do torneio chileno, que conta também com Frederico Gil (no Qualifying), Rafael Nadal, de regresso à competição, e João Sousa (no Quadro Principal), Elias derrotou o brasileiro Fabiano de Paula, número 251 da tabela ATP, pelos parciais de 6-3 6-3, ao cabo de 1h26, num duelo inédito entre ambos.
O equilíbro dominou o início do encontro e ambos os jogadores ganharam com relativa facilidade os seus jogos de serviço até ao décimo jogo da primeira partida, altura em que Gastão, terceiro pré-designado, iniciou a marcha no marcador para selar a vitória no set. O segundo parcial contou com contornos idênticos e Elias não teve grandes problemas para fechar o encontro ao segundo match point.
Na segunda ronda do Qualifying, o português terá pela frente o vencedor do confronto entre os argentinos Agustin Velotti, 180.º do ranking mundial, e Diego Junqueira, número 275 da classificação. Gastão já derrotou ambos os tenistas no Brasil, na época transacta. O jogador nacional Frederico Gil irá entrar em acção ainda hoje em Viña del Mar.
Re: Gastão Elias
Segundo melhor jogador português no ranking mundial masculino, num dia em que ocupa pela primeira vez na sua carreira o 132º posto, Gastão Elias foi esta tarde eliminado na terceira e última ronda da fase de qualificação do VTR Open 2013, em Viña del Mar, no Chile - um evento da categoria ATP 250, disputado em terra batida e onde Frederico Gil procura ainda hoje apurar-se para o quadro principal, onde já estão João Sousa e Rafael Nadal.
A defender o estatuto de terceiro cabeça de série do qualifying, o jogador português de vinte e dois anos entrou melhor no encontro frente a Dusan Lajovic, da Sérvia e 166º colocado na hierarquia ATP, chegando ao primeiro break da partida, mas não mais conseguiu confirmar o teórico favoritismo e acabou por sair derrotado após dois sets e uma hora e cinquenta e três minutos de jogo, pelos parciais de 3-6 6-7(7).
Estatísticas do encontro:
Gastão Elias: 2 ases, 1 dupla falta, 43% de primeiros serviços colocados (64% desses pontos ganhos), 3 de 7 break points convertidos, 69 pontos ganhos no total.
Dusan Lajovic: 4 ases, 2 duplas faltas, 62% de primeiros serviços colocados (69% desses pontos ganhos), 4 de 11 break points convertidos, 81 pontos ganhos no total.
Ainda esta tarde, Frederico Gil disputa igualmente a terceira e última ronda do qualifying, frente ao italiano Gianluca Naso.
Re: Gastão Elias
Actual 132º classificado no ranking mundial masculino (lugar onde não havia figurado até fevereiro deste ano), Gastãon Elias assegurou na tarde deste sábado a passagem à segunda ronda do quadro de qualificação do Brasil Open 2013, em São Paulo - um torneio da categoria ATP 250, disputado em terra batida. Ainda hoje, João Sousa e Frederico Gil entram em court para tentar repetir o feito do seu compatriota.
Favorito à vitória no encontro desta tarde, Gastão Elias não teve dificuldades em impôr-se perante o wildcard Bruno Sant'anna e, apesar de ter enfrentado cinco pontos de break na primeira partida, chegou facilmente à vitória no parcial. A história repetiu-se no segundo set, mas sem break points contra o jogador português, que triunfou por 6-1 6-2 após cinquenta e nove minutos de jogo.
Estatísticas do encontro:
Bruno Sant'anna: 2 ases, 8 duplas faltas, 54% de primeiros serviços colocados (56% desses pontos ganhos), 0 de 5 break points convertidos, 42 pontos ganhos no total.
Gastão Elias: 6 ases, 1 dupla falta, 53% de primeiros serviços colocados (75% desses pontos ganhos), 4 de 8 break points convertidos, 65 pontos ganhos no total.
Na segunda de três rondas do qualifying, o jogador português de vinte e dois anos (treinado pelo brasileiro Jaime Oncins) terá pela frente o vencedor do embate entre Julio Cesar Campozano, da Colômbia, e Dusan Lajovic, da Sérvia.
Re: Gastão Elias
Gastão Elias, que esta segunda-feira aparece no 136º posto do ranking mundial masculino, foi hoje derrotado na ronda inaugural da fase de qualificação do Sony Open Tennis 2013, em Miami, nos Estados Unidos da América - um torneio da categoria ATP Masters 1000, disputado em piso rápido ao ar livre e que distribui mais de quatro milhões de dólares norte-americanos em prémios monetários.
Frente a Tim Smyczek, jogador norte-americano que ocupa o 110º lugar no ranking ATP, o jogador português de vinte e dois anos não conseguiu impor o seu jogo e acabou derrotado ao cabo de sessenta minutos, pelos parciais de 0-6 4-6, num encontro em que chegou a liderar o segundo parcial por 3-1, com um break de vantagem.
Estatísticas do encontro:
Tim Smyczek: 2 ases, 0 duplas faltas, 72% de primeiros serviços colocados (87% desses pontos ganhos), 5 de 5 break points convertidos, 59 pontos ganhos no total.
Gastão Elias: 3 ases, 2 duplas faltas, 43% de primeiros serviços colocados (63% desses pontos ganhos), 1 de 2 break points convertidos, 35 pontos ganhos no total.
Com a derrota de Elias, Maria João Koehler (que disputa ainda hoje a primeira ronda do qualifying feminino) e João Sousa (que entrou pela primeira vez no quadro principal do evento) são agora os únicos representantes portugueses na Flórida.
Re: Gastão Elias
Gastão Elias, que ocupa actualmente o 133º posto no ranking mundial masculino, carimbou esta quarta-feira a passagem à segunda ronda do quadro principal de singulares masculinos do Taraii Open de Tênis 2013, em Itajaí, no Brasil - um torneio do circuito Challenger ATP, disputado em terra batida ao ar livre e que distribui 35.000 dólares norte-americanos em prémios monetários.
A defender o estatuto de terceiro cabeça de série, o atleta português de vinte e dois anos precisou de apenas dois sets e uma hora e quatro minutos de encontro para avançar para a segunda eliminatória, derrotando o brasileiro Leonardo Kirche (#227 ATP) por 6-1 6-0.
Num encontro de sentido único, que foi (como informou Rui Machado na sua página oficial do Facebook) disputado em courts cobertos, devido à chuva que se fez sentir no Brasil, Elias venceu 77% dos pontos disputados com o seu primeiro serviço e converteu 6 dos 9 break points de que dispôs, não tendo enfrentado qualquer um.
Na segunda ronda, o pupilo do brasileiro Jaime Oncins terá pela frente James Duckworth, da Austrália e 202º colocado na hierarquia individual ATP, naquele que será o primeiro duelo entre ambos.
Re: Gastão Elias
Parece que a vinda a Portugal para a Taça Davis fez bem a Gastão Elias. O actual 133º do ranking mundial levou uma série de três derrotas consecutivas para Itajaí mas já se encontra nas meias-finais do Taraii Open de Ténis 2013, depois de conquistar mais uma vitória na terra batida brasileira, onde estão em jogo 35 mil dólares em prémios monetários.
Com o espanhol Marc Giner do outro lado do court, o lourinhanense de 22 anos esteve sempre com o domínio do encontro na mão à medida que se aproximava de garantir um lugar nas meias-finais de um torneio Challenger pela segunda vez este ano, depois de São Paulo logo a abrir a temporada. Esse domínio traduziu-se nos parciais 6-2 6-0, ao longo de apenas uma hora, onde se destaca o facto de o segundo melhor português do ranking mundial ter salvo os três pontos de break que o 270º do ranking mundial teve à disposição.
Depois de se ter exibido com grande consistência e a servir a bom nível, Elias vai agora ter Rogério Dutra Silva pela frente nas meias-finais. O brasileiro, 109º da hierarquia ATP, defendeu o estatuto de primeiro cabeça-de-série com propriedade diante do argentino Guido Andreozzi, terminando o encontro com os parciais 6-2 6-2. Vai ser o segundo embate entre ambos, depois de o português ter derrotado o tenista canarinho num future brasileiro em 2011.
Re: Gastão Elias
Apesar de um mau começo, Gastão Elias (segundo melhor jogador português da actualidade no ranking mundial masculino) conseguiu recuperar a tempo e assegurar a passagem à segunda ronda do quadro principal do Campeonato Internacional de Ténis de Santos, no Brasil – um evento da categoria Challenger ATP, disputado em terra batida ao ar livre e que distribui 35.000 dólares norte-americanos em prémios monetários.
Depois de ter sido assistido e de se ter apresentado com claros problemas de movimentação, o jogador português de vinte e dois anos (que perdeu mesmo o primeiro parcial para o eslovaco Pavol Cervenak, 246º colocado no ranking mundial) conseguiu dar a volta ao encontro e seguir para a segunda eliminatória, ao vencer pelos parciais de 3-6 6-4 6-1 após uma hora e quarenta e nove minutos de encontro.
A defender o estatuto de quarto cabeça de série, fruto do 133º posto que ocupa na tabela classificativa, Elias somou cinco ases ao longo dos três sets e venceu 81% dos pontos que disputou com o seu primeiro serviço, tendo ainda convertido 5 dos 9 break points de que dispôs e salvo 1 dos 4 que enfrentou.
Na segunda eliminatória, Gastão terá pela frente o chileno Hans Podlipnik-Castillo, que figura no 247º posto do ranking. Em 2008, no único encontro que disputaram até à data, Elias levou a melhor por 7-5 6-4.
Página 9 de 11 • 1, 2, 3 ... 8, 9, 10, 11
» Elias na mira leonina
» Elias a um passo do Flamengo por empréstimo
» Corinthians prepara ataque a Elias
» Elias vendido ao Shandong Luneng