"Referendo" na Turquia dá vitoria a Erdogan
"Referendo" na Turquia dá vitoria a Erdogan
Público escreveu:A televisão pública turca anunciou que o "sim" venceu o referendo constitucional da Turquia, obtendo 51,3%, com mais de 97% dos votos contados. É uma descida em relação aos valores parciais apresentados antes - com metade dos votos contados, o "sim" chegou a estar em 63,8% e foi sempre descendo desde então -, e mais perto do que previam as sondagens, que anteviam uma vitória do "sim" por uma pequena margem.
Segundo as primeiras informações parece ainda que nas três grandes cidades turcas - Ancara, a capital, Istambul, e Esmirna - o "não" teve uma maioria. O Presidente Recep Tayyip Erdogan vence com uma margem mínima, e um mandato muito estreito tendo em conta a magnitude da mudança. A oposição, que dneunciou irregularidade, já anunciou que vai contestar o resultado.
Como despertará a Turquia amanhã?
O boletim de voto do referendo não tinha pergunta: estava dividido em duas metades, uma branca e uma castanha. Na primeira, do lado esquerdo, está o “sim” (“evet”) e à direita o “não (“hayir”). O eleitor levava um carimbo com a palavra “escolha” (“tercih”) e carimbava-a no lado do seu voto.
O que está em causa é uma mudança da Constituição para transformar a Turquia num sistema presidencialista, e um pouco mais: esvazia a maioria dos poderes do Parlamento e permite ainda – teoricamente – que o Presidente Erdogan possa manter-se no cargo até 2029.
Os defensores do “sim” argumentam que a Turquia precisa de se desfazer do poder do Exército, que levou a cabo vários golpes de Estado (com sucesso ou falhados). Alguns eleitores repetem o argumento de Erdogan: de que a Europa não quer que vença o “sim” porque não quer ver uma Turquia forte. O referendo, resume o jornalista da BBC Mark Lowen, é sobre Erdogan e a Turquia que este moldou à sua imagem, conservadora e nacionalista.
A votação desenrolou-se num país ainda sob estado de emergência após o golpe falhado de 15 de Julho de 2016 em que morreram 265 pessoas e centenas ficaram feridas – um golpe que levou o Governo a grandes purgas não só de apoiantes do golpe mas também a opositores de Erdogan em geral – não só no Exército, polícia e justiça, mas também, por exemplo, nos media e educação.
Os críticos da proposta no referendo dizem que este só vai servir para concentrar o poder de Erdogan, que foi eleito Presidente depois de ter sido primeiro-ministro entre 2003 e 2014.
Ribeiro- WWE Tag Team Champion
- Número de Mensagens : 21976
Idade : 99
Localização : Mordor
Emprego/lazer : Hater
Data de inscrição : 27/12/2013
Re: "Referendo" na Turquia dá vitoria a Erdogan
Ribeiro- WWE Tag Team Champion
- Número de Mensagens : 21976
Idade : 99
Localização : Mordor
Emprego/lazer : Hater
Data de inscrição : 27/12/2013
» Vuvuzelas proibidas na Turquia
» Sismo na Turquia faz centenas de mortos
» Tentativa de Golpe Militar na Turquia
» Turquia abate caça russo na fronteira com a Síria