Obama vence Prémio Nobel da Paz
Obama vence Prémio Nobel da Paz
@Sol
Tal como todo o mundo, também Barack Obama ficou «surpreendido» pela escolha da Academia Sueca. O Prémio Nobel da Paz foi atribuido esta sexta-feira ao Presidente dos Estados Unidos, eleito há menos de um ano.
«Não sinto que mereça estar na companhia de tantas figuras transformadoras que foram honradas por este prémio», declarou esta sexta-feira na Casa Branca, em Washington.
Obama considerou que o Nobel não foi atribuido pela curta obra do Presidente norte-americano, mas pelos princípios e objectivos da missão que o chefe de Estado atribuiu ao próprio país.
«O mundo enfrenta desafios que não podem ser respondidos apenas por uma pessoa ou por uma nação», afirmou.
«Vou aceitar este prémio como um apelo à acção, um apelo para todas as nações enfrentarem os desafios comuns do século XXI», sublinhou.
Surpresa escandinava
Segundo o Comité Norueguês do Nobel, Obama recebeu o prémio «pelos seus extraordinários esforços de reforço da diplomacia internacional e cooperação entre povos».
«Só raramente uma pessoa consegue, como fez Obama, capturar a atenção de todo o mundo e dar ao seu povo esperança para um futuro melhor», disse o Comité no seu anúncio.
«A sua diplomacia é fundada no conceito de que os que lideram o mundo devem fazê-lo com base nos valores partilhados pela maioria da população mundial».
O Comité afirmou ainda que atribui especial importância ao esforço de Obama em trabalhar por um mundo sem armas nucleares.
«Obama criou, enquanto presidente, um novo clima na política internacional. A diplomacia multilateral recuperou uma posição de destaque, com ênfase no papel das Nações Unidas e de outras entidades internacionais».
Além disso, devido à sua influência, «o diálogo e as negociações são preferidas como instrumentos para a resolução mesmo dos mais difíceis conflitos internacionais», sendo que «a visão de um mundo livre de armas nucleares estimulou poderosamente e as negociações de controlo de armas».
Graças à iniciativa de Obama, «os EUA estão agora a desempenhar um papel mais construtivo na abordagem dos grandes desafios das alterações climáticas que o mundo enfrenta» e «a democracia e os direitos humanos serão reforçados».
«Só muito raramente uma pessoa capturou como Obama a atenção do mundo e deu esperança ao seu povo num futuro melhor», lê-se ainda na citação.
«A sua diplomacia baseia-se no conceito de que quem dirige o mundo o deve fazer na base de valores e atitudes partilhadas pela maioria da população mundial».
A concluir, o Comité sublinha esforçar-se «há 108 anos por estimular precisamente essa política internacional e essas atitudes das quais Obama é o principal porta-voz no mundo».
É por isso que o comité afirma subscrever o apelo de Obama de que «chegou o momento de todos partilharmos a responsabilidade de uma resposta global aos desafios globais».
O prémio será entregue em Oslo a 10 de Dezembro, data do aniversário da morte do seu fundador, o industrial e filantropo sueco Alfred Nobel, e consiste numa medalha, um diploma e um cheque de 10 milhões de coroas (cerca de 980 mil euros).
DiogoAz- Moderador
- Número de Mensagens : 18706
Idade : 31
Localização : Maia, Porto
Emprego/lazer : Jornalismo & Comunicação
Data de inscrição : 27/12/2008
Re: Obama vence Prémio Nobel da Paz
Chó- FPW Hall Of Famer
- Número de Mensagens : 37579
Localização : Eu moro em Portugal
Emprego/lazer : Com a crise é impossível ter emprego --'
Data de inscrição : 24/05/2009
» Putin pede Prémio Nobel para Joseph Blatter
» Internet proposta como candidata ao Nobel da Paz
» Morre aos 87 anos Saramago, Nobel da Literatura em 1998
» O novo Homem-Aranha para a "geração Obama