[Ténis] Diogo Azeredo @ Competição 2012/2013
Página 10 de 12 • 1, 2, 3 ... 9, 10, 11, 12
Re: [Ténis] Diogo Azeredo @ Competição 2012/2013
Acima, como explícito está no título da tabela, encontra-se as provas da FPT acessíveis ao meu escalão. Como hoje não tenciono ir a Famalicão, com apenas um treino nas pernas, o "Open de Verão" é para riscar. Dos restantes, aqueles em que tenho mais probabilidade de participar serão o "Torneio de Outuno" da CS Nuno'Àlvares e a "Taça Sistelmar" na Estrela VS. Também poderei ponderar se me inscrevo nos da ANA Gondomar mas dependerá da minha forma na altura. Pelo menos no "Torneio de Monte Castro", já no próximo fim-de-semana, duvido muito que participe.
De resto, hoje às 15h00 tenho novo treino. Vou também procurar pelo Prof. Nuno Carvalho que está responsável pela organização dos torneios internos para saber quando é que começa o próximo e onde posso aceder ao ranking interno, visto que o friendlytennis.tk, o blog onde eram depositadas todas estas informações, aparentemente foi apagado.
DiogoAz- Moderador
- Número de Mensagens : 18706
Emprego/lazer : Jornalismo & Comunicação
07/09 Treino:
- Aquecimento
- Jogo de Singulares: Diogo Azeredo vs. Rodrigo Magalhães, 2/6 3/6
- Corrida
Overall: Razoável
- Treino "orientado" pelo Prof. João Maio.
- Aquecimento muito curto porque o meu adversário estava cheio de pressa.
- O encontro, foi o segundo frente ao Rodrigo numa semana. Desta vez perdi em dois sets mas o nível de ténis apresentado da minha parte foi muito superior ao da última vez. Mais winners, mais primeiros serviços e até uns quantos ases. Demoramos quase 1h30 a disputar dois sets o que reflete bem o equilíbrio da contenda. Esta melhoria foi o motivo que me levou a classificar o treino de razoável apesar da derrota.
- Não encontrei o Prof. Nuno Carvalho pelo que terei ainda que voltar a procurar por ele noutro dia para recolher informações sobre o próximo torneio interno. Vi afixado, juntamente com os quadros do último, um papel com o link "torneiosoficiais.webnode.pt.", onde, supostamente, poderia encontrar essas informações. Contudo, no mesmo estão apenas os quadros das categorias abaixo dos sub18.
- Próximo treino será, em princípio, segunda-feira às 10h00.
DiogoAz- Moderador
- Aquecimento
- Jogo de Singulares: Diogo Azeredo vs. Iban Antruejo, 6/2 6/0
- Exercício de "Passing Shots"
- Pontos livres c/ primeiro serviço 1 metro dentro do court: Diogo Azeredo/Ana Cristina vs. Iban Antruejo/Igor Antruejo, 3/0
- Corrida
Overall: Muito Bom
- Treino, mais uma vez, "orientado" pelo Prof. João Maio.
- O Iban é bom rapaz mas não teve grandes hipóteses. Já lhe tinha vencido facilmente há uns tempos, antes das férias, e era daqueles jogos que sabia que, mais tarde ou mais cedo, iria voltar a ganhar. Ao início até começou a vencer dois zero porque ainda não estava bem aquecido mas depois conquistei doze jogos seguidos. Desbundei ases e winners, principalmente uns de esquerda cruzada bem ninos. Apesar de não ser um adversário muito complicado, deu para ver que elevei muito o meu nível comparando aos treinos anteriores.
- Depois de o despachar em menos de quarenta minutos, houve exercício de "passing shots", os meus preferidos, mas aí voltou a notar-se ainda alguma da minha ferrugem. Não fiz tantos quanto gostaria.
- Os pontos livres também correram bem e deu para divertir um bocado, mais descontraído, e com alguns sorrisos à mistura.
DiogoAz- Moderador
Treino finalmente orientado pelo meu treinador Vítor Ferreira.TREINO
Sexta-feira, 14 de Setembro de 2012, 15h00 | ET Maia, Courts 6/7
1. Aquecimento
2. Exercício "Céu, Terra, Inferno": Diogo Azeredo vs. Anastácia Weber x2/ Maria João x2/Teresa Magalhães, 4V 1D
3. Jogo de Singulares: Diogo Azeredo vs. Vasco Ramos, 6/6 (incompleto)
Overall: Bom
Aquecimento correu bem até, foi mais longo que ultimamente pelo menos. Aqueci com a Anastácia Weber, uma rapariga filha de um pai alemão e mãe ucraniana mas que vive em Portugal desde os 2 anos.
O exercício "Céu, Terra, Inferno" é um exercício que consiste em troca de bolas um a um, com o corte dividido a meio, valendo o corredor de pares. O primeiro a conquistar 7 pontos vence e gira para a sua direita, trocando com quem perdeu na outra metade do court e por aí fora. O objetivo é chegar ao céu, que hoje foi o court ao lado, onde a troca de bolas era feita a todo o court, com bola colocada por baixo. Dos 5 jogos que realizei, venci 4, perdendo apenas uma vez no céu com a Teresa Magalhães, que é só a segunda melhor tenista no ranking interno da escola de ténis. Acabei o exercício no céu, depois de vencer por 7/2 a Anastácia no mesmo.
Seguiu-se um jogo de singulares com o Vasco Ramos, um moço super temperamental, que reclama com ele próprio a cada ponto falhado, atira a raquete ao chão, e que falha muito, principalmente de esquerda (que, simplesmente, não tem, não saber fazer). A única coisa que se safa no ténis dele são as direitas chapadas, têm uma aceleração e força brutal muito difícil de contrariar. Ou seja, era daqueles jogos para vencer fácil como já lhe venci no passado. Bastava colocar primeiros serviços, porque ele é péssimo na resposta, e insistir na esquerda dele. Contudo, não sei se foi por causa do vento forte que se fez sentir, se foi cansaço meu por causa do calor forte que se fez sentir, sei que, como se diz na gíria, hoje não dei uma para a caixa. Comecei a perder 3-1, dei a volta ao marcador, cheguei a estar vencer 5-4 mas não consegui estar devidamente concentrado no jogo e, pior ainda, cometi tanta mas tanta dupla falta, tanta mas tanta, parecia que tinha desaprendido a treinar. O set não terminou porque as duas horas de treino expiraram e, apesar do Vítor ter permitido que fôssemos a tiebreak, o Vasco não pareceu muito para aí virado e quis ficar por ali.
Próximo treino, em princípio, será quarta-feira, às 10h00. Entretanto, já amanhã, ao meio dia, disputarei um jogo treino de singulares com a Anastácia. Vai ser engraçado porque ela evoluiu imenso no último ano, aliás, a ambição dela é tornar-se jogadora profissional, e está com um jogo muito consistente e agradável. Portanto:
JOGO TREINO DE SINGULARES MISTOS
Sábado, 15 de Setembro de 2012, 12h00 | ET Maia, Court 2
Diogo Azeredo vs. Anastácia Weber
DiogoAz- Moderador
Segunda vez que defronto a Anastácia, segundo bloqueio mental contra ela. É verdade que ela evoluiu muito o seu jogo desde a última vez mas é injustificável esta derrota. Ainda no treino de ontem a venci fácil mas, por algum motivo, não consigo transpor para os jogos o nível que tenho exibido nos treinos. É verdade que odeio jogar de manhã e com altas temperaturas como as de hoje mas eis, assim de repente, os principais erros cometidos da minha parte:JOGO TREINO DE SINGULARES MISTOS
Sábado, 15 de Setembro de 2012, 12h00 | ET Maia, Court 2
Diogo Azeredo vs. Anastácia Weber, 3/6
Overall: Mau
1. Aquecimento pouco produtivo devido à falta de tempo. Apenas alugamos o court para uma hora e foi muito despachado.
2. Talvez por isso, voltei a falhar imenso no serviço. Ando com uns tiques estranhos que não deixa o movimento fluir com naturalidade. Percentagem de primeiros muito baixa, apenas um ás e muitas duplas.
3. Ando a insistir demasiado em responder bola em esquerda a uma mão nos momentos defensivos enquanto que o meu movimento natural de esquerda é a duas.
4. Dificuldades na resposta devido à minha insistência em responder em slice. Foram todos eles, regra geral, demasiado curtos.
5. O jogo de rede, que é muitas vezes o meu ponto mais forte (adoro fazer serviço/vólei, começo muitos encontros assim), anda muito tremido. Tanto faço stop voléis bonitos, como falho vóleis fáceis. Talvez seja porque ainda não existiram exercícios nos treinos para desenvolver devidamente o jogo de rede, desde que retomei os mesmos, no início deste mês.
6. A Anastácia joga muito em balão, principalmente a defender, e a minha finalização de pontos está longe de ser eficaz. Sinto sempre dificuldades contra adversários com menos ténis mas que se limitam a passar bola porque,
7. Por fim, a minha condição física ainda não é a ideal e isso hoje foi evidente. Estou lento a subir à rede mas, principalmente, estou lento no jogo de pés, que é o mais importante quando se joga ténis.
A verdade é que tenho como objetivo chegar aos quartos-de-final do Masters Interno que começa lá para dia 21 deste mês e, por isso, tenho de melhorar de rendimento na próxima semana. Ando também a repensar inscrição no Torneio de Outuno da Nuno'Álvares porque um torneio da federação não é um torneio interno, é de um nível muitíssimo superior.
DiogoAz- Moderador
1. Vou treinar na mesma quarta-feira mas às 17h00 nos courts merdosos com uma turma merdosa que o prof. não vai estar minimamente interessado em treinar porque já está a acabar o dia e ele quer é ir para casa.
2. Não vou treinar na quarta-feira, aproveito para estar com a minha namorada e/ou amigos e vou treinar apenas sexta-feira às 15h00. Problema com isto? Se o fizer, esta semana terei apenas um treino e esqueço a inscrição no "Torneio de Outono" da Nun'Álvares porque não estarei minimamente preparado.
Tenho mais um dia para decidir portanto, vou dormir sob o assunto.
DiogoAz- Moderador
Bem, fui pela opção 1, por motivos de força maior diga-se. O treino foi novamente orientado pelo João Maio porque, diz-se, que o Vítor foi de férias.TREINO
Quarta-feira, 19 de Setembro de 2012, 17h00 | ET Maia, Court 3
1. Aquecimento
2. Frente-a-frente, meio court: Diogo Azeredo vs Pedro Monforte/Iban Antruejo/Maria Fernandes, 2V 1D
3. Exercício de "Passing Shots": Diogo Azeredo vs Iban Antruejo/Gonçalo Vale, 16 vs 11/8
4. Pontos Livres c/serviço por equipas: Diogo Azeredo/Maria Fernandes/Sara Varga vs. Iban Antruejo/Pedro Monforte/Gonçalo Vale, 3/0
Overall: Bom
Apesar de detestar treinar a esta hora, até que nem foi mau de todo, pelo menos não tão pouco produtivo como costuma ser. A turma era fraquinha, tinha como obrigação mostrar que tinha mais ténis e argumentos que qualquer um deles, e acho que o fiz. Venci em todos os exercícios em que participei, com a excepção de um frente-a-frente, a meio court, por equipas, em que eu e o Pedro Monforte perdemos frente ao Iban Antruejo e à Sara Varga por 15/13.
Por fim, já falei com o Prof. Nuno Carvalho sobre o início do Masters Interno e confirma-se: é já este fim-de-semana e os quadros, quando estiverem disponíveis, serão enviados para o meu e-mail e posteriormente reencaminhados para este tópico. Continuo-o com o meu objetivo de chegar aos quartos-de-final.
O próximo treino é sexta-feira, às 15h00.
DiogoAz- Moderador
Em relação ao sorteio, o meu adversário será Álvaro Tomás, oitavo cabeça-de-série do torneio, 56º do ranking interno, um perfeito desconhecido para mim que nunca o vi jogar. Apesar de teoricamente não ser um adversário fácil, mantenho o meu objetivo de alcançar os quartos-de-final da prova. O encontro será este Domingo, dia 23, às 17h00.
No meu "vasto" currículo em torneios internos, será o quarto adversário com melhor ranking que já defrontei. Já somei derrotas com Nuno Viriato Ramos, 7º do ranking, Paulo Manuel Silva, 40º, ambos no Inter-Desportivos, e com o Fábio Oliveira, 68º, no Torneio de Verão. Por outro lado, venci facilmente o Rui Meireles, 85º, no último interno, e, a grande vitória da minha carreira até ao momento, o Pedro Neves, 12º do ranking interno, e que na altura do Inter-Desportivos era inclusive Top 10.
Outros links interessantes para consulta:TORNEIO MASTERS INTERNO 2012
Domingo, 23 de Setembro de 2012, 17h00 | Escola de Ténis da Maia
Álvaro Tomás [8] vs. Diogo Azeredo
- Quadro Principal completo: http://friendlytennis.co.cc/upload/3/quadro principal Master nível 3.pdf
- Ranking Interno masculino (desactualizado): http://friendlytennis.co.cc/upload/1/rankm-12.pdf
DiogoAz- Moderador
TREINO
Sexta-feira, 21 de Setembro de 2012, 15h00 | ET Maia, Court 2/3
1. Aquecimento
2. Controlo frente-a-frente, direita com direita, esquerda com esquerda: Diogo Azeredo vs. João Francisco Rocha, 9/15 15/13 9/15
3. Exercício de "Passing Shots": Diogo Azeredo vs. João Francisco Rocha, 33 vs 20
4. Exercício de "Smashes"
5. Pontos Livres c/serviço por equipas: Diogo Azeredo/João Francisco Rocha vs. Maria João Lopes/Carolina Cardoso/Rita Silva, 0/3
Overall: Razoável
Reencontrei um colega meu de treinos com quem já não treinava há muitos anos, o João Francisco Rocha. Quando comecei a treinar com o Vítor, ele, juntamente com o Brusaca e o Teixeira, eram os meus colegas de treino mas, há dois anos para cá, passaram a treinar de manhã ou desistiram mesmo da modalidade. Atualmente, apenas o João treina e é aluno do João Maio.
Treino razoávelzito para não dizer mesmo fraco. Odeio fazer controlos, não consigo simplesmente fazer nada de jeito, senti fortes dificuldades e apenas venci nas direitas com direitas.
O que safou o treino e impediu que ele, no global, não tivesse tido uma classificação ainda pior, foi mesmo o exercício de "passing shots". Fiz uns impressionantes 33 em para aí 50 bolas, se tantas - incluindo uma série de quatro passings consecutivos - contra os 20 do João.
Depois dos "passings", veio um exercício de "smashes", que é como quem diz, depois da bonança, veio a tempestade. Não, não me enganei. Depois do meu exercício predilecto, um dos que menos gosto. Ainda assim, safei-me surpreendentemente bem para quem não fazia exercícios de smashes há já uns bons tempos.
O pior estava contudo reservado para o fim. O prof. João Maio propõe uma brincadeira de rapazes vs raparigas que acabou de forma vergonhosa para nós. Sabia que tinha muito mais ténis que qualquer uma das três, nomeadamente em potência e agilidade, apesar de menos controlo de bola, mas sabia também que o meu colega de equipa tem a pior técnica de serviço que eu jamais vi alguém fazer com tantos anos de ténis. Aliás, o rapaz não dá o salto para outro nível por isso mesmo. Ele tem um valente trauma com o serviço. Má técnica e muito mau lançamento de bola.
Assim sendo, sabia que perderíamos muitos pontos com duplas dele... não estava à espera era que perdêssemos tantos com duplas faltas minhas. Comecei a servir muito bem, tanto ao corpo como colocado, fiz inclusive um ás madrugador, mas quando o primeiro serviço não entrava - e com o avançar do exercício começou a entrar cada vez menos - o segundo, simplesmente, não existiu.
Penso que foi o Bernardo Mota ou o Pedro Keul que, num dos seus comentários durante o US Open deste ano no EuroSport, disse que um jogador é tão bom quanto o seu segundo serviço. Portanto, ou este domingo ele está mil vezes melhor, ou o Masters é para esquecer.
DiogoAz- Moderador
O ranking interno da Escola de Ténis da Maia foi ontem, finalmente, atualizado com os resultados do Torneio de Verão, o primeiro interno que disputei e que culminou com uma derrota minha na primeira ronda do quadro principal e nos oitavos-de-final do quadro de consolação. Somei 6 pontos, menos cinco do esperaria admito mas quiçá tenha lido mal o regulamento das pontuações, o que se traduz na 119º posição.
Esta é a primeira vez que tenho ranking seja do que for pelo que é mais uma pequena grande conquista pessoal. Agora é melhorar a prestação no próximo torneio, o Masters Interno 2012 que já anteriormente promovi, e terminar o último ano na melhor posição possível. Estou bastante ansioso também que as pontuações reiniciem para zero para que o meu ranking, esta temporada, seja mais significativo e representativo do meu real valor.
O ranking completo pode ser consultado em: http://friendlytennis.co.cc/upload/1/rankm12 master.pdf?x=71126Ranking Interno (Setembro 2012)
1. Luís Pinto, 380pts
2. Paulo Pinto, 370pts
3. Miguel Cruz, 365pts
4. Daniel Machado, 330pts
5. Nuno Viriato Ramos, 319pts
6. André Parodi, 305pts
7. Rui Costa, 303pts
8. Paulo Renato, 265pts
9. Hêrnani Ribeiro, 255pts
10. Augusto Campos, 255pts
(…)
100. Alberto Alves, 15pts