Michel Platini quer Mundial com 40 seleções
Michel Platini quer Mundial com 40 seleções
Michel Platini, presidente da UEFA, quer aumentar o número de seleções presentes no Campeonato do Mundo de 32 para 40, começando já no Mundial 2018, que vai realizar-se na Rússia.
«Porque não aumentar de 32 para 40 equipas? Isso permitiria criar oito grupos com cinco seleções cada. E, de acordo com os nossos estudos, obrigaria apenas a adicionar três dias de competição ao Campeonato do Mundo», afirmou o dirigente, em declarações citadas pela AFP.
Para este número de seleções crescer teriam que entrar mais duas equipas das confederações africana, asiática e da América do Norte e Central, bem como mais uma da Oceania e da Europa.
Platini justifica esta sugestão com a possibilidade de diminuir a desvantagem das seleções destas confederações, que têm sempre menos vagas que a América do Sul e a Europa.
Estas declarações do dirigente da UEFA surgem dias depois de Joseph Blatter, o presidente da FIFA, ter alertado para o número de vagas no Mundial de que cada continente dispõe, considerando que a distribuição deveria ser mais equitativa.
«Concordo na totalidade com o sr. Blatter, que precisamos de mais seleções africanas e asiáticas. Mas em vez de tirarmos equipas europeias, temos que alargar para as 40. O futebol está a mudar. Temos 209 associações, por isso, porquê reduzir? Assim fazemos mais pessoas felizes», acrescentou o dirigente.
» Platini quer que o Euro 2020 se jogue... em toda a Europa
» Marco Paixão quer ir ao Mundial
» Marrocos quer Mundial com Portugal e Espanha
» Blatter quer acabar com empates na 1.ª fase do Mundial