[FM 2015] Rumo ao insucesso
[FM 2015] Rumo ao insucesso
Fundado em 1908, o Panathinaikos é um dos maiores e mais históricos clubes do futebol grego sendo o segundo clube com mais campeonatos ganhos. Contudo, o clube atravessa uma seca de conquistas e, apesar de ter vencido a taça helénica na época transacta (2013-2014), não vence o campeonato desde 2010 sendo a competição dominada pelo seu maior rival, o Olympiakos.
Com demasiados problemas financeiros nos últimos anos e com o domínio cada vez mais acentuado do seu rival, torna-se difícil fazer uma projecção sobre o futuro do clube. Nas competições europeias, onde o Panathinaikos, poderia ganhar ajudas monetárias importantes, não há resultados relevantes. A última vez que o Panathinaikos esteve na fase de grupos da Liga dos Campeões foi em 2010/2011 e na época passada nem sequer esteve presente nas competições europeias.
Assim, o Panathinaikos tem um percurso longo e difícil para voltar a ser respeitado, tanto pelo seu maior rival, como na Europa.
Decidi escolher este clube porque me pareceu um desafio aliciante. Quero, tal como disse na introdução, voltar a colocar o Panathinaikos na rota dos títulos nacionais e dar-lhe, ao mesmo tempo, tranquilidade financeira.
Para esta época, a direcção dá-me apenas 100 mil euros para transferências e quer que andemos próximos do título. Não me parece muito realista acreditar que podemos fazer frente ao Olympiakos já esta época, tendo em conta a diferença de orçamento e do plantel, mas acredito que um 2º lugar já deixará a direcção satisfeita.
Seria importante chegar à fase de grupos da Liga dos Campeões, principalmente pelo aspecto financeiro mas será uma árdua tarefa. Vamos lá ver.
Rafa- Moderador
- Número de Mensagens : 28081
Idade : 30
Localização : Viana do Castelo
Emprego/lazer : Stunned!
Data de inscrição : 28/12/2008
Re: [FM 2015] Rumo ao insucesso
.Aimar- Japanese Legend
- Número de Mensagens : 16222
Idade : 31
Localização : Vila Nova de Gaia, Porto
Emprego/lazer : Jogador profissional de Haxball
Data de inscrição : 10/01/2009
Re: [FM 2015] Rumo ao insucesso
DiogoAz- Moderador
- Número de Mensagens : 18706
Idade : 31
Localização : Maia, Porto
Emprego/lazer : Jornalismo & Comunicação
Data de inscrição : 27/12/2008
Re: [FM 2015] Rumo ao insucesso
Não tivemos a oportunidade de fazer uma pré-época muito longa. Cheguei no início de Julho e ainda este mês tinha jogos a contar para a Liga dos Campeões. Foi preparar dois esquemas tácticos e fazer quatro jogos, subindo progressivamente de nível.
Empatamos os quatro jogos, sem fazer exibições de encher o olho. A equipa ainda não estava adaptada às minhas ideias, o que era natural mas também preocupante, tendo em conta o desafio que aí vinha.
O sorteio da 3ª pré-eliminatória ditou que os nossos primeiros jogos oficiais da época seriam frente ao Besiktas. Não éramos favoritos mas tinha a confiança que poderia seguir em frente.
Na primeira mão, perante os nossos adeptos, tivemos uma excelente entrada. Pranjic inaugurou o marcador logo aos 5 minutos e Bourbos ampliou a vantagem, ainda no primeiro tempo. Na segunda parte, os turcos cresceram e acabaram por reduzir aos 79 minutos, chegando ao empate pouco depois através da marcação de uma grande penalidade. Empate justo. Estávamos obrigados a vencer na Turquia.
Na casa do Besiktas, sabia que tinha de correr riscos e, por isso, continuei a adoptar uma estratégia ofensiva. Aos 33 minutos, chegou o nosso golo e passávamos a estar à frente da eliminatória. A partir daí, o Besiktas dominou o encontro e correu atrás do prejuízo mas tivemos uma maturidade impressionante e, mesmo nos últimos minutos de sufoco, conseguimos aguentar bem a pressão e seguir em frente.
Segue-se, no playoff, o Bayer Leverkusen. Será uma tarefa, teoricamente, ainda mais complicada do que a que tivemos frente ao Besiktas mas vamos dar o nosso melhor para fazer uma gracinha e chegarmos à Champions.
Estas foram as transferências realizadas até ao momento e duvido que haja mais alguma entrada. Não gastamos dinheiro mas aumentamos a pauta salarial com estes empréstimos, sendo que apenas o salário de Bernarderschi será partilhado com a Fiorentina e os restantes vão ser pagos totalmente por nós.
Estes quatro jogadores vêm cobrir lacunas que identifiquei mal cheguei ao clube e todos eles deverão ser peças fundamentais no nosso onze.
Mais tarde, faço uma apresentação completa do nosso plantel.
Rafa- Moderador
- Número de Mensagens : 28081
Idade : 30
Localização : Viana do Castelo
Emprego/lazer : Stunned!
Data de inscrição : 28/12/2008
Re: [FM 2015] Rumo ao insucesso
Re: [FM 2015] Rumo ao insucesso
(clicar nos nomes para ver atributos)
Guarda-Redes:
Luke Steele
Stefanos Kotsolis
Luke Steele vai cumprir a sua primeira época no Panathinaikos e, após várias épocas passadas no Barnsley, o guarda-redes inglês está cá para ser titular. Kotsolis será o seu suplente e poderá, eventualmente, jogar na taça.
Kostas Triantafyllopoulos
Gordon Schilenfeld
Stathis Tavlaridis
Jardel
Giorgos Koutroubis
Christos Bourbos
Vasilis Pliatsikas
Diamantis Chouchoumis
Nano
Decidi dar alguma experiência à defesa com a contratação de Jardel, que fará dupla com Schilenfeld, também emprestado, no eixo da defesa. Tavlaridas, Koutroubis e Triantafyllopoulos serão os seus suplentes, sendo que um deles ainda poderá sair nesta janela de mercado.
Nas laterais, Nano e o reforço Pliatsikas deverão ser titulares na esquerda e na direita, respectivamente. Chouchoumis, jovem de 20 anos, é a alternativa a Nano e Bourbos, que não deve muito à nossa contratação, será a alternativa para a direita.
Tasos Lagos
David Mendes da Silva
Danijel Pranjic
Christos Donis
Zeca
Andrea Lazzari
Sotiris Ninis
Abdul Jeleel Ajagun
Temos várias opções para o meio-campo e todas elas com características diferentes umas das outras. Para a posição 6, conto com David Mendes da Silva, um jogador que pode oferecer mais ofensivamente do que Tasos Lagos, um 6 mais clássico, ou seja, mais pauliteiro. Os dois terão bastantes oportunidades, dependendo dos desafios que tivermos.
Mais à frente, temos Pranjic, que poderá também jogar a lateral e a extremo esquerdo, que lutará por um lugar a titular com o recém-emprestado, Andrea Lazzari e com Zeca. Ninis e Donis são outras opções para o meio-campo, sendo que o nigeriano Ajagun poderá não ficar no plantel apesar de também ter qualidade.
Thanasis Ntinas
Federico Bernardeschi
Emir Bajrami
Dorian Klonaridis
Nikos Karelis
Cinco extremos para dois lugares. Para um dos lugares, não tenho grandes dúvidas, Bernardeschi é craque e será titular. Depois temos jogadores com características algo semelhantes e todos terão a oportunidade de mostrar o seu valor.
Mladen Petric
Marcus Berg
Tenho duas opções de bastante qualidade para o ataque. Marcus Berg parte à frente na luta pela titularidade mas o experiente avançado croata também promete lutar pelo lugar de goleador da equipa.
Rafa- Moderador
- Número de Mensagens : 28081
Idade : 30
Localização : Viana do Castelo
Emprego/lazer : Stunned!
Data de inscrição : 28/12/2008
Re: [FM 2015] Rumo ao insucesso
Eliminatória que se previa complicada, tendo em conta a diferença entre o nosso plantel e do Leverkusen. Ainda assim, não posso deixar de ficar descontente com o que se viu na primeira parte, em Atenas. Sofremos três golos sem resposta e a eliminatória morreu aí, praticamente. No segundo tempo, os alemães baixaram o ritmo e nós ainda tivemos algumas oportunidades para reduzir a diferença mas sem sucesso.
Na segunda mão, tudo começava a apontar para uma humilhação. Kießling destruiu-nos em 20 minutos com um hat-trick, podia estar a ser construída uma enorme goleada mas respondemos bem no segundo tempo com um golo de Bernardeschi e, mais tarde, com um golo de Petric de penalty. Perto do final, sofremos o 4-2.
Perdemos 7-2 no total da eliminatória e caímos para a Liga Europa. Ainda assim, demos uma boa réplica no jogo fora de portas e saímos de cabeça erguida.
Na Liga Europa, teremos um grupo que se prevê extremamente equilibrado. Vamos enfrentar o Porto, o Torino e o Guingamp. O Porto é favorito ao 1º lugar do grupo, devendo haver uma enorme disputa pelo 2º lugar.
Iniciamos o campeonato fora de portas, contra o OFI Creta. Tínhamos obrigação de vencer mas o jogo não foi assim tão fácil. Apesar de termos controlado o jogo, estávamos com claras dificuldades em finalizar. O nosso avançado Marcus Berg enviou duas bolas ao poste e começava a notar-se alguma frustração na equipa. Aos 66 minutos, na sequência de um livre, David Mendes da Silva apareceu à entrada da área e rematou para o fundo das redes, consumando a nossa primeira de muitas vitórias.
Num jogo completamente dominado por nós, não conseguimos bater o Atromitos. Voltamos a demonstrar fragilidades e inconsequência no último terço do terreno e não conseguimos marcar qualquer golo, mesmo com o Atromitos a jogar com menos um na segunda parte, devido a uma expulsão.
Chegava a altura do maior clássico grego. O Olympiakos não começou bem a temporada (tinha 1 empate e 1 derrota) e pretendia voltar à mó de cima, vencendo-nos.
Infelizmente para nós, o nosso rival foi o primeiro a chegar ao golo por Mitroglou. No segundo tempo, continuou a haver uma grande disputa mas conseguimos empatar a partida aos 71 minutos. Uma jogada individual de Bajrami levou-nos ao empate e, ao contrário do que seria de esperar, a partir daí, o jogo foi dominado por nós e tivemos uma ou duas boas oportunidades para vencermos o encontro mas não conseguimos.
O jogo contra o Asteras foi parecido com aquele que fizemos com o Atromitos. Nós estivemos por cima mas voltamos a ser inofensivos, não conseguimos acertar na baliza. 0-0 foi o resultado.
Seguiu-se o Kerkyra. O jogo voltou a ser dominado por nós e, já em cima do intervalo, Tavlaridis fez o nosso golo, na sequência de um canto. O resultado fixou-se em 1-0, mais um jogo em que não conseguimos fazer grande coisa lá na frente.
Estamos no 4º lugar ainda sem qualquer derrota mas com um número de empates e, principalmente, de golos marcados preocupantes. Terei de puxar mais pela minha equipa no aspecto ofensivo a ver se a coisa melhora.
Surpreendentemente, não é o Olympiakos mas sim o PAOK quem começa a cavar um fosso para a concorrência.
Na nossa estreia na Liga Europa, fomos a França, ao terreno do Guingamp. Esperava-se um jogo bastante difícil mas fomos nós a dominar o primeiro tempo com algumas oportunidades falhadas por Berg, que ainda naõ se encontrou com os golos. Saiu lesionado, dando o lugar a Petric que acabou o jogo também lesionado e vai parar durante algumas semanas, tal como Bernardeschi, também substituído por lesão.
O Guingamp acabou por ser o primeiro a marcar, já na segunda parte. Acabamos por responder aos 78 minutos com um golo de Bajrami, após receber um excelente passe de Petric.
Pouco há a dizer até ao momento. O Porto fez cumprir o seu favoritismo logo na 1ª jornada, enquanto nós conseguimos 1 ponto importante, tendo em conta que jogamos fora de portas. Em casa, teremos de mandar nós.
Na Taça da Grécia, rodei a equipa mas cumprimos com o nosso favoritismo na mesma e com um resultado expressivo. Ninis foi a estrela do jogo ao apontar dois golos.
Nesta eliminatória, a Taça da Grécia funciona num formato de fase de grupos. Vencemos esta partida mas ainda temos mais dois jogos para vencer, se queremos seguir em frente.
Rafa- Moderador
- Número de Mensagens : 28081
Idade : 30
Localização : Viana do Castelo
Emprego/lazer : Stunned!
Data de inscrição : 28/12/2008
Re: [FM 2015] Rumo ao insucesso
Para o campeonato não foi um mau início mas nota-se claramente que tens de trabalhar a finalização.
» [Dar Rumo #10] Samoa Joe
» [Dar Rumo #15] Jimmy Uso
» [FM 2011] Rumo ao bi
» Novo rumo?