Pedro Sousa
Página 3 de 7 • 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7
Re: Pedro Sousa
Pedro Sousa, que ocupa actualmente a sua melhor classificação de sempre no ranking ATP – n.º 289 – continua imparável. O jogador português obteve hoje a sua décima vitória consecutiva e já se encontra nos quartos-de-final do Seguros Bolivar Open 2012, na Colômbia. Este torneio, disputado em terra batida, está inserido no circuito Challenger e distribui 50 mil dólares e estadia pelos jogadores.
Após a sensacional vitória obtida no dia de ontem perante Diego Junqueira, o jogador luso esperava também hoje uma tarefa complicada, uma vez que pela frente tinha o britânico James Ward, actual n.º 162 do ranking mundial. Após algum equilíbrio inicial, o português conseguiu distanciar-se no 4-3 e a partir daí dominou o jogo por completo fechando o primeiro set com 6-3 e adiantando-se logo de seguida no segundo set a 4-0. Apesar da reacção do jogador britânico, o lisboeta fixou o marcador em 6-3 e 6-1.
Com este resultado, Pedro Sousa amealhou já 22 pontos para o ranking mundial, sendo que poderá ainda prosseguir a senda vitoriosa nos quartos-de-final. Nesta fase da competição Sousa encontrará o vencedor do encontro entre o italiano Simone Vagnozzi, n.º 175 da hierarquia mundial e o argentino Guido Pella, n.º 217 ATP.
Re: Pedro Sousa
Pedro Sousa, número cinco português e 289º classificado do ranking mundial, garantiu nesta sexta-feira a sua qualificação para as meias-finais do Challenger de Barranquilla, na Colômbia, evento disputado em terra batida, que distribui 50 mil dólares em prémios monetários e entrega 90 pontos ao campeão final.
Vindo da fase de qualificação, o jogadora lisboeta de 23 anos somou a sua sexta vitória em sete dias ao superar nos quartos-de-final da prova o argentino Guido Pella, número 213 ATP, por 2-6 6-0 6-3, num encontro com duas fases totalmente distintas. Depois de no primeiro set estar longe do seu melhor ténis, somando erros de todos os lados do court, Sousa foi capaz de dar a volta ao encontro fazendo dois sets quase perfeitos e disparando alguns winners de belo efeito.
Com este magnífico resultado (iguala o seu melhor em torneios Challenger), Pedro Sousa soma uns importantes 33 pontos ATP e tem garantida a entrada no top250 mundial pela primeira vez na sua prometedora carreira.
Nas meias-finais, Pedro medirá forças com o argentino Horacio Zeballos, sétimo cabeça-de-série e ex-top50 da classificação ATP. Os dois tenistas nunca se defrontaram no circuito profissional.
Re: Pedro Sousa
Ainda não foi desta que Pedro Sousa, actual n.º 289 do ranking mundial, conseguiu atingir a final de um torneio da categoria Challanger. Apesar do bom desempenho o jovem tenista português foi derrotado nas meias-finais do Seguros Bolivar Open 2012, na Colômbia.
Pedro Sousa, oriundo da fase de qualificação, tinha pela frente o argentino Horácio Zeballos, ex-nº41 do ranking ATP e actual nº 127. Embora a diferença de ranking seja notória, o equilíbrio foi a nota dominante deste encontro, acabando por cair para o argentino com os parciais de 6-7(6-8) e 4-6.
No primeiro set, o argentino foi o primeiro a conseguir o break e confirma-lo logo de seguida para fazer o 4-2, no entanto, Pedro Sousa nunca desistiu e conseguiu igualar o jogo a 4-4, mantendo-se empatado até ao tie-break. Na fase decisiva, após estar a perder por 6-2 o tenista nacional ainda conseguiu recuperar para o 6-6, porém o ex-top 50 acabaria por fazer dois pontos de seguida e fechar, desse modo, o set.
O segundo set também começou melhor para Zeballos, tendo feito o break e adiantando-se a 4-2. Apesar dos esforços, o português foi incapaz de devolver o break e acabaria por perder o segundo set por 6-4.
Por ultrapassar o qualifying e atingir as meias-finais, Pedro Sousa garante 38 pontos para o ranking ATP. Este resultado assegura-lhe o seu melhor ranking de sempre e a entrada no Top 250.
Re: Pedro Sousa
Pedro Sousa, que esta semana registou uma subida de 43 posições no ranking ATP -estabelecendo-se na posição nº 246 - foi incapaz de dar seguimento à excelente participação do Open de Barranquilla. O nº 5 nacional foi derrotado na primeira ronda do Open de Barletta, disputado em Itália e que distribui 30 mil euros e alojamento pelos participantes.
A tarefa do jogador nacional não se previa fácil uma vez que pela frente tinha o germânico Daniel Brands, ex-top 70 do ranking ATP e actual nº 130 da hierarquia. Apesar da boa réplica dada pelo português, o alemão mostrou-se mais forte e venceu com os parciais de 7-5, 3-6 e 4-6.
Pedro Sousa entrou bastante forte no primeiro set, tendo conseguido colocar 85% dos primeiros serviços e concretizado 78% dos pontos sempre que isso aconteceu. No segundo e terceiro sets, o português poderá ter-se ressentido do esforço da última semana e não conseguiu responder ao poderio de Brands, acabando assim derrotado em três sets.
Com este resultado, o lisboeta sai de Itália sem qualquer ponto amealhado para o ranking mundial.
Re: Pedro Sousa
Pedro Sousa, que actualmente ocupa a posição nº 250 do ranking ATP, conseguiu avançar para a segunda ronda do qualifying do Rai Open 2012, em Roma. Torneio jogado em terra batida que está no inserido no circuito Challenger e distribui 30 mil euros e alojamento pelos participantes.
Após ver a jornada de ontem adiada devido à chuva, o tenista luso só hoje entrou em campo para defrontar o croata Nikola Mektic, nº 347 do ranking mundial. Num jogo equilibrado, o tenista português após perder o primeiro set foi atrás do resultado e conseguiu a reviravolta, acabando por vencer com os parciais de 3-6, 6-4 e 6-3.
No primeiro set, o resultado manteve-se equilibrado até ao 3-3, altura em que o croata fez o break e confirmando-o logo de seguida. A servir para não perder o set, Pedro Sousa não conseguiu contrariar o jogo de Mektic e acabou por ceder novamente.
No segundo set, o actual nº 5 nacional entrou decidido a alterar o rumo dos acontecimentos, Sousa fez o break logo no primeiro jogo e manteve-o até ao final, apesar das tentativas de contra-break do adversário.
No set decisivo a marcha no marcador foi em quase tudo idêntica ao primeiro set, no entanto, neste set foi Pedro Sousa quem levou a melhor, acabando por carimbar a passagem para ronda seguinte.
Na segunda ronda, o lisboeta terá pela frente o francês Jonathan Eysseric, nº 339 do ranking mundial, que derrotou o italiano Filippo Leonardi por 1-6, 7-5 e 6-3.
Re: Pedro Sousa
Pedro Sousa, quinto melhor tenista português da actualidade e número 249 do ranking ATP, juntou-se na manhã desta segunda-feira a Rui Machado e João Sousa no Quadro Principal do Rai Open 2012, evento do circuito Challenger que distribui 30 mil euros em prémios monetários e entrega 80 pontos ao campeão final.
Na terceira e última ronda da fase de qualificação, o jogador lisboeta de 23 anos despachou o suíço Adrien Bossel, número 408 do ranking mundial, por 6-2 6-3, num embate com a duração de 50 minutos. Sousa alinhou quatro ases e ganhou 75% dos pontos em que colocou o primeiro serviço.
No Quadro Principal, Pedro Sousa tem ainda quatro adversários em aberto: Jan Hajek, Andrian Mannarino, Roberto Baptista-Agut e Maxime Teixeira. O sorteio dos qualifiers será feito ainda nesta segunda-feira à tarde.
Re: Pedro Sousa
Pedro Sousa, actual número 249 da hierarquia mundial, desistiu hoje na primeira ronda do Quadro Principal do Rai Open 2012, evento do circuito Challenger que distribui 30 mil euros em prémios monetários e alojamento.
Após ter ultrapassado a fase de qualificação, o jogador luso tinha pela frente o checo Jan Hajek, número 140 do ranking ATP.
Pedro Sousa apenas conseguiu estar em campo durante quatro jogos, tempo suficiente para o checo se adiantar para 1-3. A meio do quinto jogo do primeiro set, o jovem lisboeta optou por desistir devido a uma lesão no pé, contraída durante o encontro da última ronda do Qualifying.
Neste torneio, Portugal fica ainda representado por Rui Machado e João Sousa que triunfaram na primeira ronda.
Re: Pedro Sousa
O actual nº 5 nacional, Pedro Sousa (245ºATP), obteve hoje uma das melhores vitórias da carreira na segunda ronda da Tennis Napoli Cup, torneio transalpino inserido na categoria Challenger, disputado em terra-batida e que distribui 30 mil euros e alojamento aos atletas.
O jogador português tinha pela frente o cotado luxemburguês Gilles Muller, primeiro cabeça-de-série do evento e actual nº 61 do ranking mundial. Pedro Sousa conseguiu contrariar o favoritismo do luxemburguês e venceu em dois sets, com os parciais de 6-4 e 6-2.
O primeiro set esteve equilibrado até ao 4-4, com os jogadores a manterem os seus respectivos jogos de serviço com relativa segurança. No nono jogo, Pedro Sousa conseguiu fazer o break e confirmá-lo logo de seguida para fechar o set.
No segundo set, o jogador luso, motivado pela vitória no set anterior, foi sempre superior ao ex-top 50 obrigando-o a cometer inúmeros erros de fundo de court, e fechando a partida com 6-2 no marcador.
Com este resultado, Pedro Sousa garante para já 15 pontos para o ranking ATP e avança para os seus segundos quartos-de-final da temporada em torneios de nível Challenger (foi semi-finalista em Barranquilla). Pela frente terá o russo Andrey Kuznetsov, actual nº 187 da hierarquia mundial. Os dois jogadores nunca se defrontaram anteriormente.
Re: Pedro Sousa
Pedro Sousa, que esta semana ocupa o 245º posto do ranking mundial, o seu melhor de sempre, recebeu nesta quinta-feira das mãos de João Lagos o segundo wildcard para o Quadro Principal Masculino do Estoril Open 2012, que se disputa entre 28 de Abril e 6 de Maio no Complexo de Ténis do Jamor. O lisboeta junta-se a João Sousa, que também ontem recebeu convite da organização, e a Rui Machado e Frederico Gil, que entraram directamente no Quadro.
João Lagos justificou a atribuição do convite, reiterando o apoio aos melhores tenistas portugueses: «Sempre privilegiei a entrega de convites aos tenistas nacionais e, tal como sucedeu com o João Sousa, optei pela entrega de um wild card ao Pedro Sousa não só pelo que ele já mostrou no Estoril Open como também por estar num dos seus melhores momentos de sempre. Sempre fui um admirador do enorme talento que o Pedro tem e acredito nas suas qualidades tenísticas, como já acreditava quando ele era ainda júnior quando idealizei o projecto Team Lagos que o ajudou a fazer a transição para o profissionalismo entre 2006 e 2007».
À semelhança do que acontece com João Sousa, Pedro Sousa chega ao Jamor no seu melhor ranking de sempre e após ter alcançado a melhor vitória da sua carreira, diante de Gilles Muller (6-4 6-2) na segunda ronda do Challenger de Nápoles, que o fará melhor ainda mais o seu ranking desta semana, que já é o seu melhor de sempre.
Será a terceira participação do tenista português de 23 anos no Quadro Principal do Estoril Open. Perdeu na primeira ronda em 2007 (teve wildcard apenas com 18 anos) e em 2011 (chegou a liderar no 3º set diante do futuro campeão Del Potro) e cedeu na ronda final do Qualifying em 2008, 2009 e 2010. Em 2012 chegará ao torneio com mais confiança do que nunca.
Pedro Sousa é filho do antigo jogador de primeiras categorias Manuel de Sousa e desde cedo revelou um extraordinário talento, nem sempre traduzido em resultados. Derrotou o então número um mundial de juniores Donald Young a caminho dos quartos-de-final de Roland Garros sub-18 em 2006 e acabou essa a temporada como 14º melhor júnior do mundo. Estava então inserido num projeto denominado Team Lagos que incluía Rui Machado e na altura o antigo campeão nacional Bernardo Mota, um dos técnicos do grupo, referiu mesmo ser Pedro Sousa «o maior talento puro da história do ténis nacional», opinião que tem mantido publicamente ao longo dos anos.
Re: Pedro Sousa
Depois de uma brilhante vitória frente ao luxemburguês Gilles Muller na segunda ronda, Pedro Sousa, actual 245ºATP, foi hoje eliminado nos quartos-de-final da Tennis Napoli Cup, torneio da categoria Challenger disputado em Nápoles e que distribui 30 mil euros e alojamento aos jogadores.
O tenista português fez um primeiro set de bom nível, mas acabou por ceder frente ao russo Andrey Kuznetsov (187º) pelos parciais de 3-6 6-0 7-5, num embate que se prolongou por 1 hora e 55 minutos. No campo das estatísticas, de ressalvar os seis breaks sofridos pelo tenista lisboeta e o baixo aproveitamento sempre que colocou o segundo serviço (45%).
Apesar da derrota, Pedro Sousa sai de Nápoles após uma semana muito positava e na qual conseguiu amealhar importantes 15 pontos para o ranking mundial. O pupilo de Gonçalo Nicau regressa agora a Portugal, onde na próxima semana disputa o quadro principal do Estoril Open com recurso a um wild card oferecido pela organização.
Página 3 de 7 • 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7
» João Sousa
» Paulo Sousa apontado ao FC Porto
» Sousa e Machado ganham no Brasil
» João Sousa com triunfo demolidor