Pedro Sousa
Página 4 de 7 • 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7
Re: Pedro Sousa
Depois de, no início da jornada, Gastão Elias ter "vingado" a derrota no Estoril Open perante João Sousa, o terceiro português em prova, Pedro Sousa, conseguiu avançar para a segunda ronda da fase de qualificação do BNP Paribas Primrose Bordeaux 2012, com uma convincente vitória sobre o yankee Michael Yani por 6-3 6-4.
Actualmente na 245ª posição da hierarquia mundial masculina e quinto atleta luso mais bem cotado, Pedro Sousa entrou destemido perante um mais cotado adversário (183º do ranking ATP) e, lentamente, foi "levando a água ao seu moinho". Num primeiro parcial o lisboeta colocou 50% de primeiros saques, bastou-lhe salvar o único ponto de break que teve contra durante todo o embate (apesar das excelentes percentagens de aproveitamento de pontos com o seu saque - 71%) e aproveitou uma das cinco oportunidades que teve ao seu dispôr para fechar por 6-4.
No segundo set, com uma expectável reacção do seu opositor, Pedro pareceu perder o ritmo no seu primeiro serviço (apenas 39% de bolas colocadas), porém em 14 segundos saques, apenas perdeu um ponto, para além de outros dois com o primeiro. Mesmo com Yani a "disparar" 3 ases e 92% de aproveitamento no seu primeiro serviço, o português não permitiu ao americano uma maior dominância, aproveitando a única ocasião que dispôs para fazer o break e fechar de logo de seguida o encontro ao cabo de 56 minutos.
O próximo adversário do talentoso tenista lisboeta será o tenista da casa Axel Michon, que derrotou o sexto pré-designado do qualifying Kenny de Scheeper por duros 7-5 3-6 7-6(9) ao cabo de 170 minutos de uma intensa luta.
Re: Pedro Sousa
O jovem Pedro Sousa, número cinco luso e 245º da hierarquia mundial ATP, qualificou-se de forma concludente na manhã deste domingo para a terceira e última ronda da fase de qualificação do BNP Paribas Primrose Bordeaux 2012, evento da categoria Challenger Tour, disputado em terra batida, que distribui 85 mil euros em prémios monetários e que conta com mais um português ainda em prova no qualifying da competição francesa (Gastão Elias). Esta é a quinta vez que Sousa participa num torneio desta categoria em 2012 e a terceira em que disputa o acesso ao quadro principal (conseguiu fazê-lo em todas as ocasiões este ano).
O tenista lisboeta de 23 anos derrotou na segunda ronda do qualifying o menos cotado francês Axel Michon, 249º do ranking mundial, pelos fáceis parciais de 6-2 6-2, num encontro em que teve apenas 55 minutos em court. Michon, que havia alcançado um excelente triunfo na primeira ronda da fase de qualificação ao eliminar o sexto pré-designado e seu compatriota Kenny De Schepper, 166º ATP, não resistiu ao português, ficando assim empatado o confronto directo com uma vitória para cada lado (o francês derrotou Pedro na temporada de 2010, na Colômbia).
Nos campos estatísticos, o tenista nacional foi superior em quase todos os capítulos, alinhando quatro ases e triunfando em 74% dos pontos quando colocou um primeiro serviço. Sousa foi quebrado apenas uma vez, ao passo que Michon não conseguiu assegurar o seu saque em 6 ocasiões.
Com esta vitória, Pedro está a um triunfo do quadro principal e vai defrontar na terceira e última ronda do qualifying o vencedor do embate entre o russo Teymuraz Gabashvili, quarto cabeça-de-série e 163º da classificação ATP, e o colombiano Robert Farah, número 67 mundial. Sousa nunca mediu forças com ambos os tenistas.
Gastão Elias, igualmente presente na fase de qualificação do evento e que eliminou na primeira ronda o também português João Sousa, entrará ainda hoje em court para disputar a segunda ronda do qualifying diante do francês Romain Jouan, 233º tenista ATP. O encontro irá iniciar-se nunca antes das 15 horas portuguesas.
Re: Pedro Sousa
Pedro Sousa, quinto melhor tenista português e 245º do ranking ATP, foi esta manhã eliminado na terceira e última ronda do qualifying do BNP Paribas Primrose Bordeux, Challenger disputado em Bordéus, França, e que distribui um total de 85 mil euros em prémios monetários.
No encontro desta seguna-feira, Sousa não conseguiu dar seguimento às duas boas vitórias que conseguira nos dias anteriores e cedeu frente ao 4ºCS, o russo Teimuraz Gabashvili, actual 162º mas ex-top60, pelos parciais de 6-1 7-5. O português foi quebrado em cinco ocasiões e apenas uma vez conseguiu fazer o break no serviço de Gabashvili.
Hoje entram ainda em court Gastão Elias, que também disputa o acesso ao quadro principal, e o nº1 nacional Rui Machado, com entrada directa na principal grelha do Challenger francês. O algarvio havia solicitado à organização jogar apenas amanhã por se encontrar engripado mas terá mesmo de entrar hoje em campo frente ao wild card francês Paul Henri Mathieu.
Re: Pedro Sousa
A fazer a sua estreia em torneios do Grand Slam enquanto sênior, Pedro Sousa, quinto melhor português da actualidade e 246º classificado do ranking mundial, foi derrotado ao início da tarde desta sexta-feira na terceira e última ronda da fase de qualificação do Grand Slam parisiense, onde nos juniores chegou a atingir os quartos-de-final, em 2006.
O lisboeta de 23 anos, a fazer a melhor época da sua carreira, foi eliminado pelo austríaco Andreas Haider Maurer, número 154 ATP e ex-top70 mundial, por 6-4 6-3, num encontro que durou pouco mais de uma hora. Sousa foi penalizado pelos 24 erros não-forçados cometidos e quase nunca conseguiu incomodar o serviço de Haider Maurer, que alinhou 12 ases em 10 jogos de serviço.
Apesar da derrota, Pedro Sousa pode ainda entrar no Quadro Principal, dado que a desistência de Gael Monfils abre a um dos 16 derrotados da última ronda do Qualifying a hipótese de entrar como lucky loser no Quadro Principal. Nos eventos ITF (é o caso), a definição dos lucky losers é feita por sorteio, pelo que o lisboeta ainda tem possibilidade de jogar o Quadro Principal. Actualizado: Sorteio já realizado e o lucky loser é David Goffin, derrotado por João Sousa.
Garantidos na principal lista de tenistas, que se começa a jogar já este domingo, estão Rui Machado, que entrou directamente, e João Sousa, que garantiu nesta sexta-feira de manhã a entrada no Quadro.
Re: Pedro Sousa
Pedro Sousa, quinto melhor tenista português da actualidade e 222º classificado do ranking mundial, garantiu ao início da tarde desta terça-feira a sua qualificação para a segunda eliminatória do 25º San Marino Cepu Open, evento do circuito Challenger, disputado em terra batida e que distribui 85 mil euros em prémios monetários.
No seu encontro de estreia, o jovem português de 24 anos derrotou o italiano Gianluca Naso, 185º classificado do ranking mundial, por 6-3 1-6 6-1, ao cabo de 1h55. O encontro foi marcado por alguns altos e baixos, já típicos nos encontros do talentoso lisboeta, mas Sousa acabou por se superiorizar na parte final e triunfar em três partidas.
Na segunda ronda do torneio, Pedro Sousa vai medir forças com o vencedor do encontro entre o esloveno Blaz Kavic, segundo cabeça-de-série do torneio, e o veterano brasileiro Julio Silva. Pedro nunca defrontou o esloveno e perdeu o único encontro jogado diante do brasileiro.
Re: Pedro Sousa
Pedro Sousa, actual 222º do ranking do ATP World Tour, foi esta quinta-feira eliminado na segunda ronda do San Marino CEPU Open, prova do circuito Challenger que distribui 85 mil euros em prémios monetários e estadia aos jogadores. Sousa não conseguiu contrariar o esloveno Blaz Kavcic (67ºATP e 2ºCS) e foi afastado pelos parciais de 6-4 7-5, em 1h42 minutos.
O tenista português iniciou o encontro de forma autoritária e esteve na liderança por 4-2, mas uma súbida quebra de rendimento e a maior clarividência de Kavcic nos momentos chave acabaram por permitir ao esloveno vencer quatro jogos consecutivos para resgatar a primeira partida. No segundo set, Pedro voltou a forçar o break primeiro, colocou-se em vantagem por 2-1, mas falhou na hora de confirmar.
Daí em diante ambos os jogadores conseguiram manter o serviço, com o português a oferecer por diversas vezes jogadas de belo efeito que colocavam em evidência a sua sempre notável capacidade de aceleração. Apesar do 'show' e de algum apoio das bancadas, Sousa acabou penalizado pela pouca consistência, acabando por ceder o break quando servia para se manter no encontro.
Estatísticas do encontro:
Blaz Kavcic: 6 ases, 2 duplas-faltas, 61% primeiros serviços (76% ganhos), 4/6 em break-points salvos
Pedro Sousa: 3 ases, 4 duplas-faltas, 60% primeiros serviços (61% ganhos), 2/6 em break-points salvos
Apesar da derrota, Pedro Sousa soma 10 pontos para o ranking ATP que o deverão colocar mais perto do top200 mundial. Na próxima actualização de rankings, o tenista lisboeta actualmente treinado por Gonçalo Nicau deverá ascender à 212ª posição, o que constitui um novo máximo de carreira.
Re: Pedro Sousa
Pedro Sousa, quinto melhor tenista português no ranking mundial ATP (fruto do 226º lugar que ocupa), carimbou na tarde desta quarta-feira a passagem à segunda ronda do quadro principal de singulares do Tean International 2012, em Alphen aan den Rijn, Holanda - um torneio do circuito Challenger ATP, disputado em terra batida e que distribui 42.500 euros em prémios monetários.
Sem ser cabeça de série, o jogador português de vinte e quatro anos mostrou-se muito superior ao argentino Sebastian Decoud (2271º classificado no ranking ATP) ao longo de toda a partida inaugural e, quando já liderava por 6-1 1-0, viu o seu adversário desistir devido a uma lesão.
Estatísticas do encontro:
Sebastian Decoud: 0 ases, 2 duplas faltas, 65% de primeiros serviços colocados (40% desses pontos ganhos), 0 de 0 break points convertidos.
Pedro Sousa: 0 ases, 1 dupla falta, 55% de primeiros serviços colocados (91% desses pontos ganhos), 3 de 4 break points aproveitados.
Na segunda ronda, onde também já está o seu compatriota João Sousa (quarto pré-designado), Pedro Sousa medirá forças com o vencedor do encontro entre o wildcard holandês Antal Van Der Duim e o também holandês Thiemmo de Bakker, oitavo candidato ao título.
Re: Pedro Sousa
Pedro Sousa, número cinco nacional e actual 237º colocado do ranking mundial, garantiu na manhã desta terça-feira a sua qualificação para segunda ronda do Arimex Challenger 2012, evento do circuito Challenger, disputado na terra batida de Trnava, na Eslováquia, e que distribui 64 mil euros em prémios monetários.
O talentoso lisboeta de 24 anos, directamente vindo da eliminatória de Portugal da Taça Davis, onde não chegou a jogar, derrotou com facilidade o wildcard local Adrian Sikora, 467º colocado do ranking mundial, por 7-5 6-1, em apenas 1h15 de confronto. Sousa alinhou três ases e quebrou por seis vezes o serviço ao seu oponente.
Na segunda ronda, Pedro Sousa vai medir forças com o vencedor do encontro entre o quarto cabeça-de-série Andreas Haider Maurer e o jovem australiano James Duckworth.
Re: Pedro Sousa
O lisboeta Pedro Sousa, número cinco português e actual 232º da classificação mundial ATP, qualificou-se nesta segunda-feira à tarde para a segunda eliminatória do II Torneo Omnia Tenis Ciudad de Madrid 2012, prova da categoria Challenger Tour, disputada em terra batida espanhola, que distribui 42500 euros em prémios monetários e que conta também com João Sousa no Quadro Principal do evento.
O jovem nacional de 24 anos de idade derrotou na ronda inaugural o sétimo cabeça-de-série da prova, o croata Antonio Veic, 138º do ranking mundial, pelos parciais equilibrados 7-6(6) 3-6 6-0, ao cabo de 1h45, num duelo em que o português ganhou 67% dos pontos quando colocou o primeiro serviço e converteu 4 dos 7 break points que dispôs.
Na segunda ronda, Sousa medirá forças com o vencedor do confronto entre o tenista local Roberto Ortega-Olmedo, convidado pela organização do evento e número 587 do ranking mundial, e um jogador oriundo do Qualifying. Pedro e Roberto nunca se defrontaram anteriormente no circuito profissional masculino.
Re: Pedro Sousa
Pedro Sousa, quinto melhor tenista português da actualidade e 232º classificado do ranking ATP, ficou nesta quarta-feira à tarde pelo caminho no II Challenger Omnia 2012, evento disputado em Madrid, que distribui 42 mil e 500 euros em prémios monetários, entrega 80 pontos ao campeão final e contava com quatro jogadores do top100 no Quadro Principal.
Num ambiente mais calmo do que aquele que tem marcado os fortes protestos políticos na capital espanhola, o talentoso lisboeta de 24 anos até entrou bem, mas acabou eliminado na segunda ronda do Challenger madrileno diante do qualifier inglês Alexander Ward, número 420 do ranking mundial, por 2-6 6-4 6-1, ao cabo de 1h36.
O próximo torneio de Pedro Sousa é o Challenger do Rio de Janeiro, dentro de duas semanas.
Página 4 de 7 • 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7
» João Sousa
» Paulo Sousa apontado ao FC Porto
» Sousa e Machado ganham no Brasil
» João Sousa com triunfo demolidor