Pedro Sousa
Página 6 de 7 • 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7
Re: Pedro Sousa
Pedro Sousa, quarto melhor jogador português da actualidade e 252º classificado no ranking mundial masculino, foi esta tarde eliminado nos quartos-de-final do Seguros Bolivar Open 2013, em Bucaramanga, Colômbia - um torneio da categoria Challenger ATP, disputado em terra batida e que distribui 35.000 dólares norte-americanos em prémios monetários.
Frente ao argentino Federico Delbonis, sexto cabeça de série e número 142 mundial, o jogador português de vinte e quatro anos não conseguiu surpreender e acabou derrotado ao fim de duas partidas e cinquenta e sete minutos de jogo, pelos parciais de 1-6 3-6.
Se Delbonis foi o primeiro a quebrar o serviço do adversário, Sousa esteve perto de retribuir o break, tendo mesmo disposto de três pontos para tal, mas acabou por não conseguir voltar à disputa do set e, minutos mais tarde, sofreu um novo break. A segunda partida foi mais equilibrada, com o jogador português a salvar dois pontos de break, mas o argentino acabaria uma vez mais por confirmar o break madrugador ao voltar a vencer o jogo de serviço de Sousa na fase final do embate.
Estatísticas do encontro:
Federico Delbonis: 4 ases, 3 duplas faltas, 64% de primeiros serviços colocados (78% desses pontos ganhos), 4 de 7 break points convertidos, 67 pontos ganhos no total.
Pedro Sousa: 2 ases, 4 duplas faltas, 77% de primeiros serviços colocados (54% desses pontos ganhos), 0 de 4 break points convertidos, 41 pontos ganhos no total.
Ainda hoje, Pedro Sousa e Gastão Elias disputam as meias-finas de pares frente a Marcelo Demoliner e Franco Skugor, os segundos pré-designados.
Re: Pedro Sousa
Pedro Sousa venceu o segundo encontro do dia da eliminatória do Grupo II da zona Europa/África da Taça Davis, garantindo o segundo ponto para Portugal, que lidera agora por 2-0 no confronto contra o Benim.
Pedro venceu Alexis Klegou pelos parcias 4-6 6-1 6-4 6-2, num encontro que se revelou mais equilibrado do que inicialmente previsto. O jovem do Benim venceu o primeiro set, e ameaçou por várias vezes os jogos de serviço do português. No quarto e último set Pedro ainda teve dois match-points no jogo de Alexis, mas apenas conseguiu concretizar no seu jogo de serviço seguinte.
Alexis Klegou explicou a diferenças entre os dois jogadores: “A diferença é a falta de jogos que tenho a este nível porque quanto mais jogos se fazem, mais experiência se ganha. Fisicamente sinto-me bem mas há aspectos técnicos que sei que não estou a fazer bem e sei que posso melhorar. Lutei até ao fim e fiz o melhor que pude. Não costumo jogar em terra batida. Nos EUA, é sempre em piso rápido e é um estilo de jogo completamente diferente.”
O Presidente da Federação de Ténis do Benin, Jean-Claude Talon, que está pela primeira vez em Portugal, mostrou-se bastante contente e satisfeito com a presença e prestação da sua equipa nesta eliminatória. Disse ainda estar muito bem impressionado com o ambiente em que foi recebido, que o ambiente vivido no CIF foi fantástico e confessou também gostar bastante do clima, das pessoas e dos Pastéis de Belém, típicos da zona em que nos encontramos.
Amanhã, pelas duas e meia da tarde, irá ocorrer uma homenagem a Rui Machado, João Cunha Silva, Emanuel Couto, e Nuno Marques, pelo seu serviço à selecção das quinas na Taça Davis. Após a homenagem aos jogadores portugueses, João e Pedro Sousa irão enfrentar o par do Benim, constituído por Alexis Klegou e Loic Didavi.
Pedro Sousa afirmou que sentiu algum nervosismo: “Foi a primera vez que estava a jogar como titular na Taça Davis e em casa e a cinco sets, e acusei um pouco no início mas felizmente consegui soltar-me. Nao estava à espera que fosse fácil, e já o tinha visto jogar durante a semana.”
Quanto ao jogo de amanhã: “Temos mais um encontro difícil, vamos preparar o melhor possível para amanha e tentar ganhar porque a eliminatoria ainda nao está ganha."
O seleccionador, Pedro Cordeiro, comentou a jornada de hoje: “Como puderam verificar, e como eu já tinha dito nao ía ser uma eliminatoria fácil ate porque o Benim subiu de eliminatória. Parece-me que o número um é um jogador mais completo até porque já viveu na europa e trabalhou com os franceses"
Re: Pedro Sousa
Pedro Sousa continua a somar triunfos na presente semana. Depois de uma vitória suada na primeira eliminatória, o lisboeta, número quatro português e 233.º da hierarquia mundial masculina, não precisou de se aplicar a fundo para seguir em frente, uma vez que beneficiou da desistência do seu oponente no quarto jogo da segunda partida, colocando-se assim nos quartos-de-final do Future de Rovinj, na Croácia, que distribui 10 mil dólares em prémios monetários.
A defender o estatuto de primeiro pré-designado da prova croata, Sousa derrotou o eslovaco Filip Horansky, número três da classificação júnior na temporada de 2011 e actual 662.º do ranking ATP, em sets directos pelos parciais de 6-4 3-0 e desistência do eslovaco, neste que foi o primeiro embate entre ambos no circuito profissional.
Nos quartos-de-final do evento, o jovem lisboeta medirá forças com o tenista local Duje Kekez, número 575 da tabela mundial, que precisou de três sets para entrar no lote dos oito finalistas. Sousa e Kekez nunca mediram forças anteriormente.
Re: Pedro Sousa
Pedro Sousa, quarto melhor tenista português da actualidade e 233º colocado do ranking ATP, garantiu ao início da tarde desta sexta-feira a sua qualificação para as meias-finais do Istarska Rivijera Open 2013, evento Future, disputado em courts de terra batida na localidade croata de Rovinj, que distribui 10 mil dólares em prémios monetários.
A defender o estatuto de primeiro cabeça-de-série do evento, o tenista lisboeta de 24 anos despachou em apenas dois sets o o croata Duje Kekez, 575º ATP, por 6-1 6-2, em cerca de uma hora de encontro. Sousa alinhou três ases e salvou todos os seis pontos de break que enfrentou durante todo o encontro.
Nos quartos-de-final, segue-se o eslovaco Miroslav Mecir, número 365 da classificação mundial e filho do ex-top5 ATP Miroslav Mecir.
Re: Pedro Sousa
A tentar alcançar a terceira final da temporada, Pedro Sousa falhou ao início desta tarde o objectivo ao ser eliminado nas meias-finais do Future de Rovinj, na Croácia. O tenista lisboeta, actual nº4 nacional e nº233 do ranking mundial masculino, foi superado pelo eslovaco Miloslav Mecir, 365ºATP, pelos parciais de 7-6(3) e 6-3.
O jogador português até iniciou o encontro da melhor maneira, ao chegar ao break no sétimo jogo, mas não conseguiu aproveitar a vantagem de 5-3. A servir para o set a 5-4, Sousa sofreu o break e acabaria por ser forçado a disputar um tie-break onde não conseguiu impor o seu ténis. Depois do desaire no set inaugural, o português não voltou a incomodar o serviço de Mecir e acabaria por ceder em dois parciais.
Na próxima semana, Pedro Sousa irá continuar por terras croatas, onde irá disputar o Future de Vrsar, prova disputa em terra-batida que oferece 10 mil dólares em prémios monetários.
Re: Pedro Sousa
Na ressaca de um fim-de-semana em que ajudou a selecção portuguesa da Taça Davis a vencer a Lituânia, Pedro Sousa, quarto melhor tenista português da actualidade e 265º classificado do ranking ATP, regressou aos Challengers com um triunfo e está na segunda ronda do Seguros Bolivar Open Barranquilha 2013, evento disputado em terra batida que distribui 50 mil dólares em prémios monetários.
O lisboeta de 24 anos derrotou o colombiano Carlos Salamanca, 211º classificado da hierarquia mundial, por 7-6(4) 1-6 6-4, num embate que teve a duração de 1h49. Pedro esteve mentalmente ausente do encontro no segundo set, mas mostrou-se superior nas fases mais apertadas do primeiro e terceiro sets, diante de um oponente de qualidade e que em tempos chegou a figurar entre os 140 melhores do mundo.
Na segunda ronda, que se disputa já nesta quinta-feira em Barranquilha, Pedro Sousa vai encontrar o chileno Jorge Aguillar, número 182 ATP e sétimo cabeça-de-série na competição colombiana. Será o primeiro encontro entre os dois no circuito.
Re: Pedro Sousa
Com uma das melhores vitórias da sua carreira, Pedro Sousa, que esta semana ocupa o 265º posto do ranking mundial, garantiu ao final da noite desta sexta-feira a qualificação para as meias-finais do Challenger de Barranquilha, evento que distribui 50 mil dólares em prémios monetários. São apenas as terceiras meias-finais do lisboeta em torneios de categoria Challenger, sendo que as últimas haviam sido precisamente neste torneio, no ano passado.
No embate dos quartos-de-final, derrotou com brilhantismo o norte-americano Wayne Odesnik, número 121 do ranking ATP e ex-top80 mundial, por 0-6 6-4 6-1, num encontro em que começou mal mas conseguiu terminar ao seu melhor nível. Depois de um primeiro set em que esteve totalmente ausente do encontro, Sousa jogou o seu melhor ténis a partir do segundo set, chegando mesmo a só perder três pontos no seu saque durante todo o terceiro e último parcial.
Para Pedro Sousa, segue-se o vencedor do encontro entre o argentino Federico Delbonis, segundo cabeça-de-série e número 116 ATP, e o colombiano Alejandro Gonzalez, sexto favorito e 167º colocado do ranking. Pedro perdeu os dois encontros que disputou diante de Delbonis e nunca defrontou Gonzalez.
Sousa tem para já garantidos 33 pontos para o ranking mundial, que o farão subir, no mínimo, para dentro do lote dos 225 melhores tenistas do mundo. Uma subida fundamental para quem daqui a uma mês e meio deseja disputar a fase de qualificação de Roland Garros.
Re: Pedro Sousa
Pedro Sousa, actualmente na 223ª posição da hierarquia da ATP, alcançou esta madrugada mais uma excelente vitória numa época de 2013 onde se tem apresentado a bom nível. O tenista lisboeta derrotou o principal cabeça-de-série e avançou para a segunda ronda da Visit Panama Cup, prova de nível Challenger disputada na Cidade do Panamá e que oferece 35 mil dólares em prémios monetários.
Diante do italiano Flavio Cipolla, 132º melhor tenista à escala mundial, o pupilo de Gonçalo Nicau esteve quase sempre por cima no marcador, cedendo o serviço em apenas uma ocasião e quebrando o saque do adversário por três vezes. Sousa selou a vitória ao fim de uma hora e 46 minutos com os parciais de 6-2 7-6(3).
Na próxima ronda, Pedro Sousa terá pela frente o francês Laurent Rochette, 295ºATP, que levou a melhor sobre o qualifier venezuelano Ricardo Rodriguez na ronda inaugural. Rochette e Sousa já se defrontaram uma vez, no Challenger de Meknès, em 2010, com a vitória a cair para o lado do francês em sets directos.
Re: Pedro Sousa
Pedro Sousa continua em grande forma e qualificou-se para os quartos-de-final de um torneio Challenger pela segunda semana consecutiva. Depois de tal façanha em Barranquilla, na semana passada, o actual 223º classificado da hierarquia ATP, respeitante ao terceiro melhor lugar entre os tenistas portugueses, voltou a vencer na Visit Panama Cup, torneio que distribuiu 35 mil doláres em prémios monetários, e já só está a um mero encontro de atingir a sua primeira final a este nível durante a presente temporada.
O lisboeta até nem entrou bem no confronto com o francês Laurent Rochette, o 295º melhor tenista do ranking mundial, mas deu a volta a um primeiro set menos conseguido com muita capacidade de sofrimento e bons jogos a responder ao serviço do gaulês. Ao cabo de 1h44, a vitória acabou mesmo por sorrir ao português com os parciais 1-6 6-2 6-4, num encontro em que houve nove quebras de serviço, cinco delas para Sousa.
Já também com a vitória sobre o primeiro cabeça-de-série, o italiano Flavio Cipolla, no bolso, o tenista de 24 anos vai agora enfrentar o colombiano Alejandro Gonzalez, sétimo cabeça-de-série e responsável pela eliminação do compatriota Julio Cesar Campozano com os parciais 7-5 6-2. Será o primeiro confronto entre ambos, uma vez que o lisboeta nunca defrontou em nenhuma das categorias o 162º tenista da hierarquia ATP.
Re: Pedro Sousa
Pedro Sousa, actual número 223 do ranking ATP, ficou nesta sexta-feira à tarde pelo caminho nos quartos-de-final da Visit Panamá Cup 2013, evento do circuito Challenger, disputado em terra batida, que distribui 35 mil dólares em prémios monetários.
Sousa, que terminou o seu encontro da segunda eliminatória já perto da meia-noite local, regressou ao court pela hora de almoço desta sexta-feira e acabou por ser eliminado de forma muito clara pelo colombiano Alejandro Gonzalez, 162º colocado ATP e recentemente em boa forma, por 6-2 6-3, em apenas 57 minutos. A falta de eficácia do ténis do português indica que as poucas horas de recuperação deverão ter afectado a capacidade física e a intensidade do lisboeta, que nunca conseguiu discutir o encontro.
Apesar da derrota, Pedro Sousa somou mais pontos importantes que o farão subir até ao 215º posto do ranking mundial. Apenas a uma semana do Portugal Open 2013, onde será uma das grandes atracções do contingente nacional, Pedro fica apenas a 2 lugares do seu melhor ranking de sempre (213º).
Página 6 de 7 • 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7
» João Sousa
» Paulo Sousa apontado ao FC Porto
» Sousa e Machado ganham no Brasil
» João Sousa com triunfo demolidor