Verdade ou Mito: Treinadores de Sofá #1
Verdade ou Mito: Treinadores de Sofá #1
Bem-vindos à primeira edição do Verdade ou Mito: Treinadores de Sofá!
Para estrear esta rubrica temos como convidados Adam Puck, antigo administrador deste belo espaço e benfiquista de Barcelos, rDmT93, Hall of Famer cá do sítio e dragão fora da Invicta, e... o Rafa.
Nesta primeira edição olhamos para a fase de apuramento para o Euro 2016 dos pupilos de Fernando Santos, bem como para as entrevistas que marcaram a semana, nomeadamente as de Jorge Jesus e Luís Filipe Vieira. Siga para bingo então!
Rafa: VERDADE - Sempre tentei compreender as escolhas do Fernando Santos até agora devido ao Euro Sub-21 mas a partir desta última jornada, já não havia qualquer lugar para não levar os melhores. Se é certo que se notam alguns progressos como a integração do Bernardo, a verdade é que já se esperava mais, neste momento. Não falo só da chamada de jogadores mais jovens mas, simplesmente, dos melhores. Os cromos são sempre repetidos e parece que a vontade de mudar não é muita. Não podemos andar com o Eliseu, o Bruno Alves e o Danny, por exemplo, até ao final da carreira. E deste último já fui defensor mas a verdade é que o homem nunca rende na selecção. Não se compreende como é que o José Fonte está abaixo do Bruno Alves na hierarquia de centrais. Não é um problema só de idades.
Quanto aos miúdos, o João Mário já devia ter um papel de maior destaque e já devíamos ter testado avançados diferentes. O Paulo Oliveira também já devia ser presença assídua nas convocatórias da selecção. Há muito trabalho a ser feito nesse sentido e temo que o Fernando Santos não seja o homem ideal para isso.
rDmT93: VERDADE - Bem, renovação em termos de rejuvenescimento, praticamente não houve, pelo contrário. Nos tempos do Paulo Bento, já com este a dar as últimas, ainda se chegou a ver nas convocatórias Vezo, Ivan, Horta, Rafa, independentemente de serem ou não as escolhas mais legítimas. Com o Fernando Santos, foram-se abrir os sarcófagos todos e, honestamente, apenas o Quaresma e o Ricardo Carvalho trouxeram algum tipo de mais valia à seleção. Tivemos agora a integração do Bernardo nos A, mas mal seria se pelo menos esse não o fosse, sendo que, no entanto, gajos como o Danny continuam a estar incompreensivelmente à frente nas opções. Basicamente, parece que continua o "pudor" em pegar em pessoal das camadas inferiores e lançá-los na A, estando estes quase que apenas susceptíveis a serem chamados somente quando é para tapar buracos, como foi agora o caso do Paulo Oliveira.
É uma questão mais complexa do que pensava quando comecei a escrever isto, mas onde não impera a lógica. Infelizmente o Arouca derrotou o Benfica. Quem nos diz que o Porto não passaria pelo mesmo? Sem querer ser arrogante nem nada desse género.
Rafa: VERDADE - Estou constantemente a criticar as leis que prejudicam a verdade desportiva como, por exemplo, a questão dos empréstimos. Esta medida que permite a mudança de estádio é apenas mais uma que só beneficia os grandes. Do ponto de vista do Arouca, também não deve fazer grande sentido. Não sei de números em concreto mas acho que o Porto tem uma militância de adeptos nos jogos fora menor do que os clubes rivais de Lisboa. Possivelmente, haveria despesas desnecessárias caso o jogo acontecesse em Aveiro.
rDmT93: MITO - Falando apenas de jovens, ou seja, não estando a restringir aos jovens da formação do Seixal, existiu, por exemplo, o Markovic. Se tivermos somente a falar dos jovens da formação, também não vislumbro no Gelson um potencial além do do Bernado ou do André Gomes. Do que vi do Gelson, sobretudo neste verão no Mundial de sub-20, é um jogador muito forte no 1 para 1, mas que, até ver, não é um fora-de-série em termos de execução no capítulo do passe e na decisão. O que pode acontecer, é ele ser um jogador mais à imagem do treinador, agora naturalmente que as afirmações do JJ não estão propriamente destituídas de oportunismo.
Adam Puck: VERDADE E MITO - Não li as palavras do Nosso Grande Líder, porque me recuso a ler ou ouvir o que quer que seja que saia da boca ou da mente do Nosso Grande Presidente. [No decorrer da elaboração da resposta para este serviço, fui obrigado a fazê-lo.]
Mas nada disto foge ao senso comum. O presidente, como é óbvio, vai dar todas as condições a todos de fazer um bom trabalho. O mesmo para o staff técnico e os adeptos. Palavras elogiosas todos temos, até prova do contrário. Singrar depende somente dos jogadores. Ele tem razão quando diz que é uma oportunidade única para o Taarabt corresponder ao que sempre se disse sobre ele, mas sem vontade de perder peso, sem vontade de se esforçar por ser útil à equipa e sem vontade de se integrar e fazer o que o treinador pede não vai a lado algum. Foi-lhe dado o tempo de adaptação, foi-lhe dado espaço para trabalhar tranquilamente e com todas as condições. Vai depender dele mostrar que ainda quer ser jogador. Não estou a ver esperanças, porque ainda só fez 45 minutos em dois meses, mas o problema também é esse e a solução passa por jogar.
Em relação ao Carcela, gosto do rapaz. Dizer que foi o melhor reforço da pré-época não acrescenta nada, mas não me parece que o seu problema seja mental ou psicológico. Precisa de oportunidades. Vai errar, como o Ola John se fartou de errar. E o Salvio. E o Gaitán. Ou até o Victor Andrade, já esta temporada. Mas ao treinador não cabe um feijão no rabo e, enquanto não houver estabilidade e serenidade - já para não falar de exibições e resultados condizentes com tudo aquilo que o clube representa -, o mínimo erro será visto quase como uma ofensa. É preciso paciência. E não há tempo para ter paciência.
Rafa: MITO - Não é pelo que o Vieira diz ou deixa de dizer que os jogadores vão render mais. E o que o Vieira diz sobre os mais variados assuntos não se escreve. São dois jogadores que podem ter um rendimento diferente um do outro mas não acredito em nenhum deles para ser uma peça fundamental no Benfica. O Taarabt, pelo que falam dele e pelo pouco que vi dele, parece-me ser um jogador com uns pés fantásticos. Contudo, também é preciso ter regularidade e a cabeça no sítio e a verdade é que ele tem desiludido época atrás de época.
Em relação ao Carcela, não percebo muito bem o que se anda a passar. Ora fica fora dos convocados, ora volta às escolhas do Vitória. Na pré-época, não me pareceu mau jogador mas não deverá ser mais do que uma alternativa razoável na posição dele.
rDmT93: MITO - Não creio que as palavras do presidente do Sport Lisboa e Benfica tenham qualquer espécie de consequência no sucesso desses dois moços de águia ao peito. Agora, dada falta de opções de qualidade do Benfica para os corredores, creio que pelo menos o Carcela se possa a assumir como um jogador que acrescente algo substancial à equipa.
DiogoAz- Moderador
- Número de Mensagens : 18706
Idade : 31
Localização : Maia, Porto
Emprego/lazer : Jornalismo & Comunicação
Data de inscrição : 27/12/2008
Re: Verdade ou Mito: Treinadores de Sofá #1
VERDADE: Sim, ganhamos mas ninguém está convencida do trabalho que tem sido feito. Aliás, começo a notar cada vez mais algum pessimismo e acredito que as coisas piorem após o Europeu.
Há jogadores que FS fez bem em despachar e outros que realmente mereceram voltar a serem chamados. Ainda assim, deveria ser dado uma maior importância a alguns jovens presentes da Selecção de Sub-21, para não acontecer aquilo que aconteceu com William Carvalho no Mundial ( não que ele estivesse mal - mas era notório que ele não estava enquadrado na equipa).
VERDADE/MITO: Eu adoro o Ronaldo e acredito que ele a par de Messi é o melhor jogador que vi competir. É portanto, alguém com o poder para decidir jogos sozinho e de nos levar até às fase finais das competições. Agora, a partir do momento em que se tem Ronaldo e não se consegue tirar o melhor dele...está aí um problema que têm de ser resolvido, o mais depressa possivel por Fernando Santos. É verdade que ele está muito mais condicionado quando comparado a qualquer treinador que o Real Madrid teve nos últimos anos, mas há rentabilizar ao máximo o talento que dispomos de momento.
NÃO INTERESSA: Dentro da lei, o clube faz o que quer e as pessoas têm de respeitar isso mesmo que achem que seja completamente pateta quer a decisão quer as desculpas esfarrapadas.
Percebo que haja adeptos que se sintam injustiçados, pois o futebol mexe imenso com as emoções das pessoas, mas a decisão é do Arouca.
MITO: Concordo bastante com o rDmT93. Acredito perfeitamente que estas afirmações de Jesus servem essencialmente para se afastar das acusões que foram feitas em relação ao seu trabalho com jogadores provenientes da formação enquanto foi treinador do Benfica.
Mito: O presidente pouco ou nada pode fazer em relação a isso. Se acha que pode, deveria estar quieto. Mas acho que isto serve apenas para atirar alguma "serradura" para os olhos dos adeptos que começam a perceber que ambos os jogadores foram aquisições desnecessárias.
Não vejo nenhum deles a obter grande sucesso. Carcela parece-me um brinca na areia e terá de ser feito todo um trabalho semelhante aquele que foi feito com Carrillo para começar realmente a render para que possa ser visto como um titular do Benfica. O outro é um gajo pouco profissional e duvido que mude.
Ribeiro- WWE Tag Team Champion
- Número de Mensagens : 21976
Idade : 99
Localização : Mordor
Emprego/lazer : Hater
Data de inscrição : 27/12/2013
Re: Verdade ou Mito: Treinadores de Sofá #1
.Aimar- Japanese Legend
- Número de Mensagens : 16222
Idade : 31
Localização : Vila Nova de Gaia, Porto
Emprego/lazer : Jogador profissional de Haxball
Data de inscrição : 10/01/2009
Re: Verdade ou Mito: Treinadores de Sofá #1
Convidado- Convidado
» Verdade ou Mito: Treinadores de Sofá #3
» [Verdade ou Mito: Treinadores de Sofá] Apresentação
» Verdade ou Mito #2
» Verdade ou Mito #18