FPW: Fórum de Pro Wrestling
Verdade ou Mito: Treinadores de Sofá #1 Novo


O FPW, Fórum de Pro Wrestling, é uma comunidade com mais de oito anos constituída por centenas de users cujo o assunto que os liga é o wrestling! Temos os últimos shows, PPV's, passatempos, debates, votações, e ainda uma vasta zona multimédia. Para teres acesso a tudo isto, só necessitas de te registar! Junta-te a nós.
Verdade ou Mito: Treinadores de Sofá #1 Arrow_54_512
FPW: Fórum de Pro Wrestling
Verdade ou Mito: Treinadores de Sofá #1 Novo


O FPW, Fórum de Pro Wrestling, é uma comunidade com mais de oito anos constituída por centenas de users cujo o assunto que os liga é o wrestling! Temos os últimos shows, PPV's, passatempos, debates, votações, e ainda uma vasta zona multimédia. Para teres acesso a tudo isto, só necessitas de te registar! Junta-te a nós.
Verdade ou Mito: Treinadores de Sofá #1 Arrow_54_512

Verdade ou Mito: Treinadores de Sofá #1

3 participantes

Ir para baixo

Verdade ou Mito: Treinadores de Sofá #1 Empty Verdade ou Mito: Treinadores de Sofá #1

Mensagem por DiogoAz Qui Set 10 2015, 14:54

Verdade ou Mito: Treinadores de Sofá #1 EV8GRG3

Bem-vindos à primeira edição do Verdade ou Mito: Treinadores de Sofá

Para estrear esta rubrica temos como convidados Adam Puck, antigo administrador deste belo espaço e benfiquista de Barcelos, rDmT93, Hall of Famer cá do sítio e dragão fora da Invicta, e... o Rafa

Nesta primeira edição olhamos para a fase de apuramento para o Euro 2016 dos pupilos de Fernando Santos, bem como para as entrevistas que marcaram a semana, nomeadamente as de Jorge Jesus e Luís Filipe Vieira. Siga para bingo então!

1. Apesar da presença quase garantida no Euro 2016, a "renovação" da selecção nacional está longe de convencer.

Verdade ou Mito: Treinadores de Sofá #1 2ilfur6

Adam Puck: VERDADE - Está-se a dar prioridade - e bem, creio - aos resultados. Há um compromisso claro de fazer o que for possível para se chegar onde se necessita de chegar: o Euro. Tudo que venha a mais é extra, é um bónus e é bem-vindo. E está a ser feito. Aos pontapés e sem grande estética, a eficácia tem sido elevadíssima. Contudo, faltam ideias. O homem já começa a renovar - proeminência no Danilo, no João Mário, agora no Bernardo -, mas... é só? Insistência no Rui Patrício para deixar o Anthony no banco? [PS: sei que nem todos pensam assim neste caso específico, mas é o que eu próprio sinto.] Insistência no Eliseu com o Raphael à vista? Insistência no Bruno Alves ou no Pepe quando se tem o José Fonte, o Paulo Oliveira ou o Carriço no banco?

Não fez tudo mal, atenção: Ricardo Carvalho óptimo; deu seguimento à aposta no Vieirinha a lateral na Alemanha; sacodiu o Miguel Veloso (que estava lastimável na altura) e o Meireles; reabilitou o Quaresma; recuperou o Tiago e aproveitou o trabalho fantástico no Atlético. O mal de não haver um lateral-direito de topo não é dele. Não há pontas-de-lança? O mal não é dele. Mas há coisas que se calhar só serão modificadas com o passar do tempo e, talvez, após o Europeu. Aí será mais difícil porque a limpeza será bastante mais acentuada e quem for chamado não terá tanta experiência (pelo menos ao nível das convocatórias). Até lá ainda nos vamos safando, mas a prova de fogo vai começar em Agosto do próximo ano.

Rafa: VERDADE - Sempre tentei compreender as escolhas do Fernando Santos até agora devido ao Euro Sub-21 mas a partir desta última jornada, já não havia qualquer lugar para não levar os melhores. Se é certo que se notam alguns progressos como a integração do Bernardo, a verdade é que já se esperava mais, neste momento. Não falo só da chamada de jogadores mais jovens mas, simplesmente, dos melhores. Os cromos são sempre repetidos e parece que a vontade de mudar não é muita. Não podemos andar com o Eliseu, o Bruno Alves e o Danny, por exemplo, até ao final da carreira. E deste último já fui defensor mas a verdade é que o homem nunca rende na selecção. Não se compreende como é que o José Fonte está abaixo do Bruno Alves na hierarquia de centrais. Não é um problema só de idades.

Quanto aos miúdos, o João Mário já devia ter um papel de maior destaque e já devíamos ter testado avançados diferentes. O Paulo Oliveira também já devia ser presença assídua nas convocatórias da selecção. Há muito trabalho a ser feito nesse sentido e temo que o Fernando Santos não seja o homem ideal para isso.

rDmT93: VERDADE - Bem, renovação em termos de rejuvenescimento, praticamente não houve, pelo contrário. Nos tempos do Paulo Bento, já com este a dar as últimas, ainda se chegou a ver nas convocatórias Vezo, Ivan, Horta, Rafa, independentemente de serem ou não as escolhas mais legítimas. Com o Fernando Santos, foram-se abrir os sarcófagos todos e, honestamente, apenas o Quaresma e o Ricardo Carvalho trouxeram algum tipo de mais valia à seleção. Tivemos agora a integração do Bernardo nos A, mas mal seria se pelo menos esse não o fosse, sendo que, no entanto, gajos como o Danny continuam a estar incompreensivelmente à frente nas opções. Basicamente, parece que continua o "pudor" em pegar em pessoal das camadas inferiores e lançá-los na A, estando estes quase que apenas susceptíveis a serem chamados somente quando é para tapar buracos, como foi agora o caso do Paulo Oliveira.

2. Cristiano Ronaldo começa a ser mais um problema do que uma solução para Fernando Santos.

Verdade ou Mito: Treinadores de Sofá #1 2nj8z9j

Adam Puck: MITO - Nunca. O Cristiano Ronaldo é o segundo melhor jogador do planeta, portanto, jamais poderá ser um problema para quem quer que seja, de Mourinho a Fernando Santos, passando por Ancelotti ou Benítez. Um jogador como ele tem de ser o centro das atenções, a estrela da equipa, a conclusão das jogadas tem de passar por ele. Não (querer) ver isto é querer arranjar problemas.

Esperar que ele faça o que um jogador normal da posição dele faz é utopia. É um jogador egoísta por natureza, com um ego enorme e confiança ilimitada nas suas capacidades. Mas isso acontece agora pelo passado, por aquilo que já fez e continua a fazer. O que o Fernando Santos - e o Benítez, noutra escala, igualmente - tem de fazer é arranjar um sistema que dê prioridade às características do Ronaldo. Está visto que ser o típico ponta-de-lança não lhe agrada - nem faz muito sentido, devido à forma como joga -, nem alguém que jogue sozinho na frente, isolado. Com os anos é natural que perca velocidade e capacidade de arranque e explosão, por isso não se pode pôr o homem a fazer o corredor como um velocista. No entanto, continua a ser exímio a jogar na esquerda, a pegar na bola pouco depois do meio-campo e a galopar até fuzilar a baliza.

Até aqui nada de novo. O mal é não haver pontas-de-lança seleccionáveis. E aí tem de se depositar 150% das nossas esperanças nele. Mas nem o Messi joga sozinho na Argentina, nem o Neymar no Brasil, nem o Rooney em Inglaterra, nem o Pogba em França, nem o James na Colômbia, nem o Robben na Holanda, e por aí fora. Só o Ronaldo parece jogar sozinho no seu país. Falta, sobretudo, quem acompanhe o Ronaldo. Podia ter sido o Nani, podia (e pode, E VAI) ser o Bernardo, podia ser o João Mário, mas... e quem as meta lá dentro para dar liberdade ao CR7? O mal é haver quem pense (ou até exija) que o Ronaldo jogue sozinho, mas uma coisa é levar a equipa às costas; outra, a meu ver diferente, é querer que o homem resolva sozinho.

Rafa: MITO - O Ronaldo nunca será um problema para os treinadores. Compreendo a questão levantada, o Fernando Santos está à procura de tirar o melhor do Ronaldo e, com isso, pode não estar a beneficiar a equipa. Contudo, se não houvesse o Ronaldo, havia um jogador inferior e as invenções continuariam. Já que é para ter uma equipa limitada em termos de ideias, pelo menos que haja alguém capaz de resolver o jogo por si só. 

rDmT93: MITO - O Ronnie será sempre uma solução dada a diferença de patamares entre ele e os restantes. 

3. Não tinha sentido a recepção do Arouca ao FC Porto ser no Estádio Municipal de Aveiro.

Verdade ou Mito: Treinadores de Sofá #1 259emiq

Adam Puck: VERDADE E MITO - Em duas deslocações ao terreno do Arouca, o Porto jogou sempre no Estádio Municipal de Arouca. Por que motivo mudar? O Benfica jogou duas vezes em Aveiro, mas também jogou em Arouca na época passada. Não havendo necessidade, nem procura, nem interesse (como, penso eu, está a acontecer neste momento), é só por birra que se espera o mesmo tratamento. O Arouca fez o que estava nas leis. E, se é facto já previamente determinado, que o Benfica dá mais dinheiro que qualquer outro clube em Portugal, os clubes também querem aproveitar isso para tirar dividendos financeiros, provavelmente arriscando a vertente desportiva, que esta época até já correu bem. São, obviamente, discrepâncias praticamente ilegais e imorais, mas está nas leis que é permitido. A melhor resposta que os adeptos do Porto dariam seria obrigar o Arouca a colocar mais bilhetes à disposição. Chegados aos 25 mil, o clube seria obrigado a reconhecer que cometera um erro, ressarciria os adeptos e para a próxima não falhava. 

Isto depois também acarreta consequências desportivas. O relvado em Arouca costuma ser merdoso - verdade. Logo, o Porto sairá prejudicado. Concordo. Os jogadores sentem-se melhor a jogar em casa própria que emprestada - também verdade. Jogar em Aveiro uma vez por época não é a mesma coisa que jogar 14 vezes em Arouca e os jogadores sentem isso. Aceito.

É uma questão mais complexa do que pensava quando comecei a escrever isto, mas onde não impera a lógica. Infelizmente o Arouca derrotou o Benfica. Quem nos diz que o Porto não passaria pelo mesmo? Sem querer ser arrogante nem nada desse género.

Rafa: VERDADE - Estou constantemente a criticar as leis que prejudicam a verdade desportiva como, por exemplo, a questão dos empréstimos. Esta medida que permite a mudança de estádio é apenas mais uma que só beneficia os grandes. Do ponto de vista do Arouca, também não deve fazer grande sentido. Não sei de números em concreto mas acho que o Porto tem uma militância de adeptos nos jogos fora menor do que os clubes rivais de Lisboa. Possivelmente, haveria despesas desnecessárias caso o jogo acontecesse em Aveiro.

rDmT93: MITO - Não tinha sentido o Arouca receber qualquer equipa fora do seu estádio. Existindo essa possibilidade e os responsáveis do Arouca terem tomado a decisão de jogar com o Benfica em Aveiro, não vejo o porquê de não fazerem o mesmo com o Porto, sendo que a justificação apresentada pelo presidente do Arouca é absolutamente colada a cuspo - os mais 10 mil que puderam assistir ao jogo certamente que não eram emigrantes adeptos do Arouca, mas sim em enorme parte benfiquistas, emigrantes ou não. Até ver, o homem é o presidente do Arouca, não o presidente da Câmara de Aveiro.

4. Gelson Martins tem mais potencial que qualquer outro jovem que Jorge Jesus tenha treinado no Benfica.

Verdade ou Mito: Treinadores de Sofá #1 4q26te

Adam Puck: MITO - Ponto prévio: tinha uma ideia má do Gelson. Até ao João de Deus entrar em cena no Sporting, o Gelson era apenas "só mais um" saltitão, magrinho, que corria e corria mas sem grande eficácia e com pouca intensidade. Com a entrada do estarola para substituir o Francisco Barão, o rapaz começou a jogar. E a jogar. E a fazer jogar. E com qualidade. Em 2014/2015 foi, facilmente, o melhor jogador da equipa B, "partia tudo". Fez um Mundial Sub-20 soberbo, onde foi uma das estrelas da companhia, por isso percebi que havia ali craque, mas nunca para esta época. A sorte dele talvez tenha sido encontrar alguém que tivesse acreditado no seu potencial... Curioso, alguns meninos do Benfica - e sim, é óbvio que estou a falar, principalmente, no Deus Bernardo - precisavam do mesmo e não tiveram. Por isso, mais e mais, habituei-me à ideia de que se calhar o Jorge Jesus não é uma besta mas apenas extremamente exigente e peculiar, e vê talento até no Rúben Semedo ou no Zé Mosca do Prado.

Conclusão: o Gelson é um jogador soberbo, tem uma margem de progressão abusadamente grande, tem um treinador que fará dele ainda melhor. Mas não é melhor que o Bernardo. E só pego no Bernardo porque nenhum dos outros me enchia as medidas como ele me enche, a 250%. Posições diferentes, características diferentes, propósitos diferentes, mas um é claramente craque e outro pode vir a ser craque.

Rafa: MITO - O Jesus teve o Bernardo, não posso achar isso. Ainda assim, o Gelson tem sido uma agradável surpresa. Não tinha grandes esperanças para ele na época passada mas depois do que se viu no Mundial Sub-20 e neste início de época, tenho de admitir que me enganei em relação a ele, há ali muito potencial. Contudo, nesse top de jogadores que já passaram pelo Jesus, coloco o Bernardo à frente dele e, já agora, o Iuri embora tema que o futuro dele não passe pelo Sporting.

rDmT93: MITO - Falando apenas de jovens, ou seja, não estando a restringir aos jovens da formação do Seixal, existiu, por exemplo, o Markovic. Se tivermos somente a falar dos jovens da formação, também não vislumbro no Gelson um potencial além do do Bernado ou do André Gomes. Do que vi do Gelson, sobretudo neste verão no Mundial de sub-20, é um jogador muito forte no 1 para 1, mas que, até ver, não é um fora-de-série em termos de execução no capítulo do passe e na decisão. O que pode acontecer, é ele ser um jogador mais à imagem do treinador, agora naturalmente que as afirmações do JJ não estão propriamente destituídas de oportunismo.

5. Depois das palavras de apoio de Luís Filipe Vieira, Carcela e Taarabt vão singrar na Luz.

Verdade ou Mito: Treinadores de Sofá #1 2vlv3lu

Adam Puck: VERDADE E MITO - Não li as palavras do Nosso Grande Líder, porque me recuso a ler ou ouvir o que quer que seja que saia da boca ou da mente do Nosso Grande Presidente. [No decorrer da elaboração da resposta para este serviço, fui obrigado a fazê-lo.]

Mas nada disto foge ao senso comum. O presidente, como é óbvio, vai dar todas as condições a todos de fazer um bom trabalho. O mesmo para o staff técnico e os adeptos. Palavras elogiosas todos temos, até prova do contrário. Singrar depende somente dos jogadores. Ele tem razão quando diz que é uma oportunidade única para o Taarabt corresponder ao que sempre se disse sobre ele, mas sem vontade de perder peso, sem vontade de se esforçar por ser útil à equipa e sem vontade de se integrar e fazer o que o treinador pede não vai a lado algum. Foi-lhe dado o tempo de adaptação, foi-lhe dado espaço para trabalhar tranquilamente e com todas as condições. Vai depender dele mostrar que ainda quer ser jogador. Não estou a ver esperanças, porque ainda só fez 45 minutos em dois meses, mas o problema também é esse e a solução passa por jogar.

Em relação ao Carcela, gosto do rapaz. Dizer que foi o melhor reforço da pré-época não acrescenta nada, mas não me parece que o seu problema seja mental ou psicológico. Precisa de oportunidades. Vai errar, como o Ola John se fartou de errar. E o Salvio. E o Gaitán. Ou até o Victor Andrade, já esta temporada. Mas ao treinador não cabe um feijão no rabo e, enquanto não houver estabilidade e serenidade - já para não falar de exibições e resultados condizentes com tudo aquilo que o clube representa -, o mínimo erro será visto quase como uma ofensa. É preciso paciência. E não há tempo para ter paciência.

Rafa: MITO - Não é pelo que o Vieira diz ou deixa de dizer que os jogadores vão render mais. E o que o Vieira diz sobre os mais variados assuntos não se escreve. São dois jogadores que podem ter um rendimento diferente um do outro mas não acredito em nenhum deles para ser uma peça fundamental no Benfica. O Taarabt, pelo que falam dele e pelo pouco que vi dele, parece-me ser um jogador com uns pés fantásticos. Contudo, também é preciso ter regularidade e a cabeça no sítio e a verdade é que ele tem desiludido época atrás de época.

Em relação ao Carcela, não percebo muito bem o que se anda a passar. Ora fica fora dos convocados, ora volta às escolhas do Vitória. Na pré-época, não me pareceu mau jogador mas não deverá ser mais do que uma alternativa razoável na posição dele.

rDmT93: MITO - Não creio que as palavras do presidente do Sport Lisboa e Benfica tenham qualquer espécie de consequência no sucesso desses dois moços de águia ao peito. Agora, dada falta de opções de qualidade do Benfica para os corredores, creio que pelo menos o Carcela se possa a assumir como um jogador que acrescente algo substancial à equipa.

Obrigado ao @Adam Puck, @Rafa e @rDmT93 pela boa participação. Está na hora agora das vossas opiniões sobre a primeira edição do novo cantinho da zona de futebol do FPW!
DiogoAz
DiogoAz
Moderador
Moderador

Masculino Número de Mensagens : 18706
Idade : 30
Localização : Maia, Porto
Emprego/lazer : Jornalismo & Comunicação
Data de inscrição : 27/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Verdade ou Mito: Treinadores de Sofá #1 Empty Re: Verdade ou Mito: Treinadores de Sofá #1

Mensagem por Ribeiro Qui Set 10 2015, 19:01

Gostei da introdução que foi dada pelo moderador ao lagarto.

VERDADE: Sim, ganhamos mas ninguém está convencida do trabalho que tem sido feito. Aliás, começo a notar cada vez mais algum pessimismo e acredito que as coisas piorem após o Europeu.

Há jogadores que FS fez bem em despachar e outros que realmente mereceram voltar a serem chamados. Ainda assim, deveria ser dado uma maior importância a alguns jovens presentes da Selecção de Sub-21, para não acontecer aquilo que aconteceu com William Carvalho no Mundial ( não que ele estivesse mal - mas era notório que ele não estava enquadrado na equipa).

VERDADE/MITO: Eu adoro o Ronaldo e acredito que ele a par de Messi é o melhor jogador que vi competir. É portanto, alguém com o poder para decidir jogos sozinho e de nos levar até às fase finais das competições. Agora, a partir do momento em que se tem Ronaldo e não se consegue tirar o melhor dele...está aí um problema que têm de ser resolvido, o mais depressa possivel por Fernando Santos. É verdade que ele está muito mais condicionado quando comparado a qualquer treinador que o Real Madrid teve nos últimos anos, mas há rentabilizar ao máximo o talento que dispomos de momento.

NÃO INTERESSA: Dentro da lei, o clube faz o que quer e as pessoas têm de respeitar isso mesmo que achem que seja completamente pateta quer a decisão quer as desculpas esfarrapadas.

Percebo que haja adeptos que se sintam injustiçados, pois o futebol mexe imenso com as emoções das pessoas, mas a decisão é do Arouca.

MITO: Concordo bastante com o rDmT93. Acredito perfeitamente que estas afirmações de Jesus servem essencialmente para se afastar das acusões que foram feitas em relação ao seu trabalho com jogadores provenientes da formação enquanto foi treinador do Benfica.

Mito: O presidente pouco ou nada pode fazer em relação a isso. Se acha que pode, deveria estar quieto. Mas acho que isto serve apenas para atirar alguma "serradura" para os olhos dos adeptos que começam a perceber que ambos os jogadores foram aquisições desnecessárias.

Não vejo nenhum deles a obter grande sucesso. Carcela parece-me um brinca na areia e terá de ser feito todo um trabalho semelhante aquele que foi feito com Carrillo para começar realmente a render para que possa ser visto como um titular do Benfica. O outro é um gajo pouco profissional e duvido que mude.
Ribeiro
Ribeiro
WWE Tag Team Champion

Masculino Número de Mensagens : 21976
Idade : 99
Localização : Mordor
Emprego/lazer : Hater
Data de inscrição : 27/12/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Verdade ou Mito: Treinadores de Sofá #1 Empty Re: Verdade ou Mito: Treinadores de Sofá #1

Mensagem por .Aimar Qui Set 10 2015, 19:43

Concordo em grande parte com as opiniões dos caros colegas.
.Aimar
.Aimar
Japanese Legend

Masculino Número de Mensagens : 16221
Idade : 31
Localização : Vila Nova de Gaia, Porto
Emprego/lazer : Jogador profissional de Haxball
Data de inscrição : 10/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Verdade ou Mito: Treinadores de Sofá #1 Empty Re: Verdade ou Mito: Treinadores de Sofá #1

Mensagem por Convidado Qui Set 10 2015, 20:40

Estava à espera de pior da lampionagem/orcs/adeptos do milhafre orlando, mas sim senhora espaço fixe, já cá venho comentar isto melhor

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Verdade ou Mito: Treinadores de Sofá #1 Empty Re: Verdade ou Mito: Treinadores de Sofá #1

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos